Às três visões (II)
Às três maneiras de como vemos e somos vistos. (II).
( A maneira como o mundo nos vê).
Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. (1Co 13:12).
Como foi dito antes aqui Paulo nos ensina como buscar o verdadeiro conhecimento físico e espiritual de nós mesmos, pois neste mundo se apresenta três tipos de conhecimento de nós mesmos. Aqui estudaremos como o mundo nos vê.
Aqui como mundo , (תֵּבֵל/tevel; κόσμος/kósmos), entendermos tudo que rodeia os costumes, tradições, pensamentos, filosofia e os sentimentos humanos. Pois este é o mundo ilusório que muitos confundem com o mundo físico. Porque cada pessoa, objeto, coisa, animal, planta ou planeta que vemos, o vemos através da lente emocional que temos diante de nossos olhos.
Ou seja, sempre seremos vistos através da lente emocional que cada um traz diante do seus olhos, por exemplo. Jesus não tinha pecado, mas diante da lente errônea de muitos Ele era um glutão e pecador, (Mc 2:15-17), e seus feitos foi atribuído a demônios, (Luc 11:14-28).
Pois assim também será conosco, porque vemos e condenamos nos outros àquilo que abunda em nosso interior, eis o motivo de não nos caber julgar o próximo, (Mat 7:1-5). Então invés de condenar devemos nos auto observar, pedindo transformação no mal que vemos, que também há em nosso interior, agindo assim o vencemos sem ser contaminado por ele, (Rom 12:14-21).
E mais, jamais devemos nos importar e se deixar enredar pelo o que os outros pensam sobre nós, porque somente Deus nos conhece profundamente. Pois neste mundo a mesma pessoa que diz eu te amo, um dia poderá dizer eu te odeio, e vice versa.
Então cabe a nós sempre primar por amar e servir, e junto com o Espírito Santo buscar incessantemente nos auto conhecer, e transformar a ação da obra da carne no fruto do Espírito em nosso interior. Lembremos que este feito é deveras difícil, mas temos o Espírito para nos ajudar na obra transformadora do ser.
(Molivars)