Mulheres virtuosas na bíblia
Miriam/Maria uma mulher virtuosa e guerreira.
Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.(Lc 1:38). Este versículo faz parte da narrativa da concepção de Jesus.
E entre tantas revelações aqui destacaremos a coragem e o bom ânimo da irmã Miriam, (מִרְיָם), comumente conhecida por Maria, (Μαρίάμ /Maríám).
Ela recebeu a notícia sobre sua gravidez que para um relacionamento normal seria um motivo de alegria. Mas aqui no contexto esta notícia era um motivo para desespero.
O noivado judeu ( אירוסין/erusin), era um trato onde as regras eram clara e uma delas era de não haver contato sexual antes do casamento. E mais, se a mulher fosse acusada de traição tendo prova, e no caso havia a gravidez a pena era de morte (sanhedrin 7:1/7:4).
Mas a nossa querida irmã aceitou a notícia com bom ânimo ao ponto de cantar a mais linda canção, o Magnificat (Lucas 1:46-56). Um hino que só se compara com a grandeza do hino de Ana (חַנָּה,a/channah). Mulheres virtuosas e guerreiras que a bíblia cita com respeito e carinho.
E o que aprendemos aqui? Aprendemos que Deus sempre respeitou e respeito a figura da mulher, e as tem em alto grau de importância. Contradizendo os pseudo estudiosos e falsos líderes que dizem e suas tolas doutrinas que a bíblia despreza a mulher.
E também aprendemos, que em qualquer circunstância Deus será conosco quando cumprimos a sua vontade, eis o real valor do dito: Fp 4:13: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Paulo aqui tem em mente salmos, (Salmo 23/18).
Miriam havia entendido tudo isso, e agora punha em prática ativa e vividamente o ensino da tanach. E, aqui cabe uma petição: Que a coragem de Maria seja um exemplo em nossa missão de levar o vivo evangelho a todas as vidas que nos cercam.
(Molivars)