A equitativa igualdade do amor
No amor Cristão não há maiores ou menores, só há seres em aperfeiçoamento.
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. (Mateus 21:31). Aqui Jesus finda lição com uma pergunta. Aqui estudaremos a passagem na forma Remez do Pardes.
Lembremos que os que questionavam a Jesus faziam parte do sinédrio (συνέδριον/synédrion;סנהדרין/sanhedrin), conferência, reunião de autoridades para decidir sobre as ações e cuidados com o povo.
O sinédrio era geralmente composto por um príncipe (נָסִיך/nasin); o sumo sacerdote (כּוֹהֵן גָדוֹל/kohen gadol); um membro de importância da sociedade (אָב בֵּית דִּין/avi beit din), estes presidiam a sessão.
Estes deveriam entender a parábola em sua forma correta e profunda, mas não o fizeram porque seus sentimentos egoístas os impediam de enxergar a verdade da vontade de Deus.
O triste que diante deste ensino cujo o exemplo se seguiram pela história, milhares de anos depois ainda existem no seio da igreja religioso de boca, ou seja, santarrões que gritam que oram em voz alta, que dizem serem servos de Cristo, mas sempre primam pelo si mesmo, pelo ganho material, e desprezam os necessitados.
E quando ajudam o fazem como moeda de troca por benção. Vivem buscando serem abençoados e esquecem que a ordem primeva é ser benção. Pessoas cuja a ação difere em muito das afirmações às vezes cínicas e às vezes quase irreligiosas que fazem. O verdadeiro objetivo da parábola é afirmar que um grama de ação guiada pelo amor e pelo Espírito Santo, vale muito mais que uma tonelada de gritos ou palavras chavões, cantatas ou promessas não cumpridas.
Aqui também vemos que na escola do amor de Cristo não há reis, políticos, intelectuais, iletrados, moralistas e imorais. Todos são apenas o que sempre foram, ou seja, seres humanos. Ninguém está um milímetro acima ou abaixo de ninguém. Porque Ele chama a todos para uma relação fraternal de uma equitativa igualdade.
Os ensinamentos de Jesus evidenciam de forma clara e contundentemente que Ele põe de lado qualquer tipo de discriminação. Para Jesus Cristo todos possuem a mesma capacidade, pois não há a hierarquia do mundo da imperfeição, porque todos estão em aperfeiçoamento.
Aperfeiçoamento que somente a ajuda do Espírito Santo pode nos capacitar a alcançar. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).