Esse mundo de meu deus

Expressão como essa é corriqueira entre os que gostam de aforismo. O que está errado nela? Não é o substantivo divindade grafado com “d” minúsculo. O que seria?

Não sei entre outros povos, mas, por aqui há muita filosofia popular.

Fui convidado para cooperar na elaboração de uma relação de pensamentos e frases comumente usadas entre nós, e que trazem uma verdade ou encerra uma moral filosófica, e me admirei com o número das que eu tinha guardado na memória. Elas chegam a mais de mil. Não tenho interesse em publicá-las, mas é possível que eu possa compartilhá-las em PDF para quem gosta desse tipo de literatura. Tem muita coisa interessante com certeza.

Mas, voltando ao tema principal, eu gostaria de dizer aos menos atentos e pouco informados sobre o que estou tratando, que “o mundo” não é o que um sem número de pessoas pensam ser. Embora que até nas traduções bíblicas “mundo” seja usado como o globo terrestre ou todas as pessoas dele, segundo inferimos dos vários textos bíblicos que se referem a ele, o mundo são os ímpios e pecadores. E não precisamos de muitas citações da própria escritura para mostrar como provas do que afirmamos.

O Mestre dos mestres disse: “Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.” Jo. 15:18 e 19.

Ou: “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.” João 17:9.

Embora Jesus tenha vindo para salvar o homem perdido, esse texto acima mostra que Ele não roga por todos, mas por aqueles que o pai Dele lhe deu.

Então o Pai de Jesus tem predileção por alguns. Quem são esses?

“Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome.” João 1:11 e 12.

“O campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno. O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mt. 13:38-40.

Então existe alguém que está de posse do mundo e que é o senhor dele. Quem seria?

“Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim.” João 14:30.

“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” Lc. 4:5-7.

Disso tudo concluímos que, o mundo é uma classe de pessoas; que nem todos são filhos de Deus; que existem os filhos do maligno.

Assim, esse mundo pode ser do deus de quem tem filiação com ele, e que não é o Deus Criador. Porque, para os que rejeitam esse mundo e têm ao Senhor Jesus como o seu Senhor, há a esperança de viver em uma pátria cujo arquiteto é o Deus Criador, o qual é Jesus. Porque tudo foi feito por Ele e para Ele. Cl. 1:16.

Guarulhos-Sp, 31/10/2024

Oli Prestes

Missionário