Psicologia da Religião

A utilização da Teologia nas atividades da Psicologia da Religião colabora para as pesquisas e estudos dos fenômenos religiosos, examinando os hábitos, crenças e experiências dos crentes dentro do contexto da fé. Para isso se vale do conhecimento bíblico na análise das ocorrências. Isso acontece tanto no trato dentro da igreja, nos dias de culto e no ensino da palavra, ou mesmo em casa e no trabalho, no relacionamento interpessoal que o crente tem com outras pessoas. Constantemente essas manifestações são observadas e documentadas para uso nas investigações psicológicas. Por isso a aplicação da Teologia na atividade da psicologia da religião é muito importante na tradução dos comportamentos dos cristãos.

Sem dúvida o conhecimento teológico é uma ferramenta apropriada para a psicologia da religião interpretar os eventos da crença e as experiências dos membros da igreja. Dessa forma, a soma equilibrada dessas duas ciências fomentará estudos direcionados a observarem e coletarem dados dessa prática religiosa, para, com essas informações, construírem conhecimentos abrangentes sobre o tema.

Sendo assim a Teologia é uma ciência aplicável ao estudo da psicologia religiosa dentro do campo da fé. As informações teológicas sobre o aprendizado das relações cristãs dentro e fora da igreja são adequadas as pesquisas da psicologia. Desse modo, o trabalho conjunto em prol do saber cristão deve ser alcançado em harmonia com o conhecimento dessas duas ciências.

Visivelmente essa pesquisa psicológica é facilmente acompanhada no seio da igreja, mas o seu maior desafio é conseguir coletar dados das práticas e crenças do cristão no seu convívio com outras pessoas fora do ambiente religioso. Mas a teologia vem em resposta a essa dificuldade, porque uma das atribuições do teólogo é trabalhar próximo dos crentes e de seus familiares, podendo observar mais de perto os fenômenos religiosos e assim subsidiar os estudos da psicologia da religião.

Nesse momento é interessante comentar como se dará a utilização da teologia nas atividades da pesquisa psicológica de viés religioso. O primeiro ponto a ressaltar é o conhecimento teológico, ou seja, o saber bíblico, essa informação é importante porque orienta toda conduta do cristão. O segundo ponto, não menos importante, é a proximidade que o teólogo tem com os membros da igreja, possibilitando a coleta de dados específico de forma científica, já que, a teologia é uma ciência amiga da psicologia da religião.

Sim, a teologia é uma ciência especializada na religião e que busca no estudo das práticas, crenças e experiências religiosas a compreensão dos fenômenos constituintes do ser humano crente. Por isso a aplicação da teologia é relevante para as atividades da Psicologia da Religião. Dessa forma, a paridade científica fundamenta a conveniência do trabalho conjunto dessas duas ciências.

Marcondes Schifter

Poeta & Jornalista

MarcondeSchifter
Enviado por MarcondeSchifter em 26/10/2024
Código do texto: T8182837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.