A escolha pela vida
O livre arbítrio guiado pelo raciocínio.
Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.(Apo 21:7). Este versículo e o próximo (Apo 21:8), fazem parte da narrativa da herança segunda a nossa escolha.
No versículo oito temos vários termos que por si só, cada um dá um estudo, mas aqui nos atentemos a segunda morte, morte que se dará no lago de fogo. A morte aqui tratada no é a morte física que finda esta existência.
No grego é (θάνατος/thánatos), o fim da vida física, mas no hebraico a frase usada diz algo mais, (המוט/Hamåvet), está ligada a morte por completo de um ser, ou seja, a segunda morte é a morte plena de um ser.
E, é aqui que cabe um esclarecimento, muitos pseudo estudioso ou fiéis cheios de preconceitos e superstições ficam bravos quando se é afirmado que o inferno no modo dantesco não é bíblico, pois é uma criação humana que faz uso de um terrorismo espiritual.
Mas quando entendemos que Deus nos dotou de fé, raciocínio e livre arbítrio. E sempre nos deu opção de escolhermos a vida ou a morte (Gen. 2: 9;16-17;Deut 30:29;Jer 21:8; Mat 7:13). Mas tristemente na maioria das vezes escolhemos a morte.
E por que escolhemos a morte ? Escolhemos porque optamos pelo egoísmo, por saciar a nossas ambições desmedidas e os desejos egoístas que sempre contribuem para destruição de vidas, inclusive a nossa. Pois a iniquidade nos afasta de Cristo que é a vida.
Aqui entra o lago de fogo pois a maldade humana tem que ser transformada e só existe duas maneiras disso ocorrer. A primeira pelo entendimento e por opção, negando a si mesmo e isso nos levará a vida eterna. E aqui não estaremos só, pois sempre teremos a ajuda e o consolo do Espírito Santo.
A outra maneira será após a ressurreição no lago de fogo, e aqui será difícil pois teremos como companhia a visão de nossa iniquidade e o ranço de nossos desejos e o peso de nossas ambições.
Na primeira a dor será moral e raramente uma dor física, mas poderemos contar com o amor e o consolo do Espírito Santo e a mediação de Jesus O Cristo. Já na segunda estaremos só, na frieza do nosso ego egoísta, e não poderemos contar com a ajuda, somente poderemos esperar o fim, que pode ser rápido ou demorado.
E, sabendo disso cabe a cada um raciocinar e escolher a vida da prática da fé no amor que é Deus ou satisfazer o ego egoísta e findar no lago de fogo, a escolha sempre será nossa.
(Molivars)