Oração que cura a alma e o corpo
Praticando a confiança e o misericórdia quero.
Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. (Tg 5:16). Este versículo faz parte da perícope que trata da sinceridade consigo mesmo e com o próximo.
Aqui vemos na maioria dos originais grego a palavra usada para pecado é, (παράπτωμα/paraptoma), e em hebraico é (עֲנֲוֹתֵיכֶם/anaoteychem), que tem a raiz em (עֱנוּת/ aenuth), nos dois idiomas está ligado a aflições, tristezas , mágoas ou sentimentos que nos leva a sentir ranço para com o próximo.
É diferente de, (חֵטְא/chot/αμαρτία/amartía), que é mais comumente a palavra para pecado que é errar o alvo, que significa sair do caminho do amor e do respeito a Deus e ao próximo.
Então aqui vemos, que devemos compartilhar as dores morais, físicas e psicológica com os irmãos, para que haja oração, e uma oração que cura o corpo e a alma. E a igreja tem o dever de acudir aqueles que confessam as suas dores, tristeza e aflições.
E na pessoa de seus líderes, obreiros e membros acudir os que precisam de socorro e consolo, quantas vezes forem solicitados. Pois os que confessam as suas dores exercitam a confiança, e os que ouve e socorrem praticam o ; Misericórdia quero!
(Molivars)