Teologia da Liderança
A aplicação da teologia na formação de lideranças da igreja é fundamental. Pois a necessidade de líderes preparados na palavra, na oração e na fé vem da premência da pregação e do ensino do evangelho para os crentes e para os não crentes. Desse modo, é razoável a previsão e implementação, nos dias de culto e em dias específicos, de estudos e palestras voltados para o tema da composição do líder. O melhor lugar para o acontecimento desses eventos é a igreja e suas dependências, devido a sua particularidade de ser o centro do objetivo desse processo. E isso se dará através de cursos, palestras e reuniões de ensino, apropriados ao assunto. Porque um líder deve ser apresentar pronto para o serviço e o conselho eclesiástico precisa providenciar momentos oportunos para essa formação de lideranças.
Não seria sábio jogar na cova dos leões uma pessoa despreparada para o serviço, isso causaria embaraços e muita dor de cabeça, sem mencionar o fracasso e talvez o afastamento do cristão da fé. Um líder na igreja é algo muito sério para considerar e sua consagração carece de cuidados relevantes ao ofício. Dessa maneira, a formação Teológica daria a esse obreiro atributos pertinentes ao trabalho de um dirigente religioso. E com isso traria segurança e conhecimentos para ajudar esse líder evangélico.
Assim a aplicação da teologia na formação de lideranças para a direção das atividades da igreja é de sumo interesse do processo de evangelização, pois a pregação da palavra requer a perícia no manejo da Bíblia e no entendimento da Sã Doutrina. Dessa forma, ponderar a respeito da dedicação de um membro para esse cargo necessita ser acompanhado de responsabilidade e maturidade cristã.
O início do processo de formação de um líder será justamente em seu discipulado. Como toda a obra de evangelização da igreja, assim também, é a formação de líderes, urgente! Já nos primeiros dias como convertido, o crente figura como alguém que deve ser seguido, daí o verdadeiro motivo de se pensar a liderança no princípio de sua carreira cristã. Logo cedo a missão do varão é estar a frente dirigindo uma das diversas atividades existentes na igreja, como por exemplo um grupo de oração na escola ou faculdade.
E a igreja é o melhor local para a formação desses líderes, o espaço ideal para desencadear o ensino e a preparação de todo obreiro. Dentro do templo as pessoas estão em contato constante com a teologia bíblica. Sempre com cultos, ensinos bíblicos, orientações pastorais, orações e eventos de evangelização. Esse lugar santo certamente está mais que organizado para realizar esse ministério de formação da liderança das atividades religiosas.
Como realização dessa importante formação eclesiástica podemos citar a Escola Bíblica Dominical, pois essa instituição é sem dúvida a maior responsável pelo discipulado dos membros recém-convertidos e pela continuidade permanente do ensino bíblico da igreja. Mas além dessa organização educacional cristã, necessita-se de programas específicos de teologia voltados para a consagração de obreiros, como por exemplo um curso que contemple essa formação de liderança.
Porque a aplicação da teologia na formação de líderes é uma questão disciplinar importante no meio evangélico e realmente prepara o crente para a obra de evangelização e de liderança. Nesse mundo são necessários obreiros para liderar os crentes em sua jornada bíblica para a salvação e os não crentes em sua caminhada para a conversão e salvação. Devido a esses fatos tão importantes à igreja, é justo pensar em uma formação de líderes com a ajuda da teologia.
De Marcondes Schifter
Poeta & Jornalista