FECHANDO AS BRECHAS QUEBRANDO O HÁBITO
"Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.” Ezequiel 22.30
Hoje eu quero falar sobre fechando as brechas. A Bíblia mostra um estado de caos, quando da volta de Israel da Babilônia. Os muros da cidade estavam destruídos. Um muro é o que preserva o que está dentro, dos perigos que estão do lado de fora. As brechas nas nossas vidas são locais por onde o pecado tem acesso e portanto os demônios também. A ordem bíblica é fechar esses acessos, essas brechas, para que o que exista em nós seja agradável a Deus.
O diabo, nosso inimigo, não precisa que o adoremos, para ele agir contra nós, mas ele quer que nós pequemos, pois ele descobriu que o pecado é praticamente a única coisa que faz com que Deus fique contra nós.
Ele, um observador do ser humano, descobriu que alguns gatilhos fazem com que as pessoas pequem. Para que o gatilho seja eficaz, sempre, ele cria em nós o hábito que nos tenta a pecar. É necessário então quebrar o hábito e se fortalecer contra o gatilho.
Eu tenho visto que muitos cristãos não gostam de falar de pecado e nem de ouvir sobre esse assunto, que é um assunto muito pessoal para todas as pessoas. Mas se o pecado é o quê faz com que Deus fique contra nós, precisamos falar disso. Evitar pensar sobre o seu pecado, não faz com que ele simplesmente suma.
Quais gatilhos – situações que você passa – que lhe dão vontade de pecar? O que causa o momento em você que há o desejo de pecar? O gatilho, leva ao pecado, que tem a tendência de virar hábito, se praticado mais de uma vez. É extremamente necessário quebrar o hábito do pecado, pois os gatilhos não vão parar de existir.
Alguns gatilhos parece serem fáceis de serem retirados, como a pessoa que toma café e sente vontade de fumar. Parece que é só não tomar café, que a vontade de fumar desaparece. Porém outros gatilhos nunca serão retirados, como o homem quê vê mulheres com trajes insinuantes na rua. Mulheres seminuas nunca deixarão de existir, então é necessário mudar algo em nós. O Espírito Santo enchendo o cristão lhe dá forças contra as investidas do diabo, mas observe que o diabo nunca vai deixar de ser diabo. Ele sempre vai tentar nos levar ao pecado, então somos nós que precisamos mudar adquirindo forças para resistir ao pecado.
Num primeiro momento é necessário quebrar o hábito do pecado. Quebre o hábito. Não faça o que leva ao pecado.
Agora se você já tentou quebrar os maus hábitos e não conseguiu, não quer dizer que você não queira mudar, mas sim que está usando os métodos errados. A principio uma maneira que quebrar maus hábitos é criar bons hábitos.
Por experiência própria, houve um tempo onde era muito difícil ir para casa depois do trabalho. As crianças estavam doente, a mulher nervosa, as contas avolumadas, nessa época havia uma falta de dinheiro enorme. Ir pra casa nessas condições, era muito penoso, mas podemos ser substituíveis numa empresa, mas não somos substituíveis para a nossa família. Para que esse tempo pudesse passar mais rápido e melhor, fui adquirindo alguns hábitos que faziam ser melhor ir pra casa do que ficar na rua, como comer melhor, escutar musica, brincar com as filhas, conversar com a esposa, ajudar nos deveres do lar, ter canais de streaming, assistir filmes e séries com a família. Fazer encontros com amigos em casa, de vez em quando. Comprar algum móvel novo. Todas essas coisas somadas, faziam dar mais vontade de ir pra casa do que ficar na rua. Os problemas existiam, mas eu sempre fui um pai presente e um marido presente. Isso ajudou a família a passar pelas situações difíceis e nos fortalecer como família.
Uma maneira muito boa de quebrar maus hábitos é criar bons hábitos. Os maus hábitos vão se repetir sem parar, se continuarmos a usar os mecanismos errados para erradicar os maus hábitos. As nossas limitações não são a complexidade do que está envolvido, mas a
inadequação dos seus sistemas.
A Allianzcare no dá algumas dicas:
1. Entenda como os hábitos são criados
O primeiro passo para se livrar de um mau hábito é entender como ele funciona. Sejam bons ou ruins, os hábitos seguem um padrão de três etapas conhecido como “ciclo do hábito”. Primeiro, aparece um gatilho ou “deixa” que aciona o comportamento. Depois, vem a rotina, que é o comportamento propriamente dito. Por fim, surge a recompensa, que é o sentimento de gratificação que você tem ao exercer esse comportamento.
Gatilho: a pessoa está estressada; rotina: a pessoa bebe alguma coisa; recompensa: ela se sente relaxada e feliz. Esse é o ciclo do bêbado. A ligação entre o gatilho e a rotina é reforçada quando você embarca nesse comportamento. E, com a repetição, a ligação se torna cada vez mais forte e fica registrada no seu cérebro. Estressou, quer beber.
2. Identifique os gatilhos
Se você quer se livrar de um mau hábito, precisa saber o que desencadeia esse comportamento. Toda vez que você se flagrar com esse hábito ruim, experimente se perguntar por que está fazendo isso. Tente identificar se há situações específicas que acionam esse mau comportamento. Anote certos dados que podem ser úteis, como horário, local e a emoção associada ao mau hábito.
3. Substitua o mau hábito por um bom
Pesquisas mostram que a melhor maneira de se livrar de um hábito ruim é substituí-lo por um bom. Por exemplo, trocar o café pelo chá verde pode ser mais fácil que largar o cafezinho de vez. Em vez de beber uma taça de vinho, pegue um copo de água com gás. Ou, se bater aquela vontade de fumar um cigarro, tente sair para dar uma corrida rápida. A ideia aqui é ter uma alternativa também prazerosa preparada para quando você sentir falta do hábito antigo.
4. Mantenha a motivação com recompensas
Uma boa maneira de se motivar a mudar de hábito é usar incentivos ou recompensas para o sucesso. Estabeleça um objetivo por semana e, quando conseguir chegar lá, comemore com uma recompensa. Saber que existe um prêmio à sua espera vai motivar você a seguir o plano à risca e se livrar do hábito.
5. Aliste um amigo para oferecer apoio
É muito mais fácil eliminar um mau hábito quando se conta com a ajuda de uma rede de apoio. A família e os amigos são um auxílio inestimável na hora de se livrar de comportamentos tóxicos. Se você estiver enfrentando dificuldades, eles podem oferecer a força e a motivação de que você precisa para se manter no caminho certo. Outra ótima ideia é fazer uma parceria com alguém que tenha o mesmo objetivo ou que esteja tentando se livrar do mesmo hábito.
6. Prepare-se para algumas escorregadas no caminho
Mesmo quando se tem as melhores intenções, os lapsos acontecem. Não desista se der uma escorregada no caminho. A melhor abordagem é ter um plano para voltar ao caminho certo. Quando mais oportunidades você se der para continuar tentando, maiores são as chances de acabar com um hábito ruim. A boa notícia é que, se você insistir, os novos comportamentos se transformarão em hábitos também.
Dê um passo por vez. Mesmo que dê trabalho sair para correr pela manhã, comer mais legumes ou passar menos tempo em frente às telas, é capaz que você se surpreenda e goste da mudança.
RESISTA AO DIABO
Entenda que o diabo vai querer criar hábitos em nós que são ligados por gatilhos: coisas ou momentos que nos fazem pecar. Depois de criado o hábito, ele vai criar momentos de gatilho, para reforçar o mau hábito e nos fazer pecar. Se a pessoa está pecando constantemente, virou hábito e ela precisa lutar contra isso. A sua salvação está em jogo.
Amém
Fique na paz
BIBLIOGRAFIA
https://www.allianzcare.com/pt/sobre-nos/blog/2022/01/como-se-livrar-de-um-mau-habito.html