Capelania

A prática da teologia no exercício da capelania faz parte do desenvolvimento natural das atividades do capelão. Pois todo dia esse obreiro tem como missão levar a ajuda da igreja e o conforto do evangelho até as pessoas pertencentes a determinadas instituições, como Hospitais, presídios, quartéis militares, escolas e empresas diversas. Através de visitas regulares e ou em capelas localizadas dentro das organizações para prover assistência religiosa aos indivíduos e seus familiares.

A aplicação da teologia bíblica nas atividades da capelania acontece de forma similar ao que acontece no templo. Pois o capelão é nomeado e preparado para estender o braço da congregação até os ambientes que seus membros estão. Garantindo a conexão da igreja às necessidades das pessoas, onde quer que elas estejam. Como ministro do evangelho esse obreiro tem como objetivo ouvir, aconselhar e ensinar os valores e princípios éticos cristãos aos crentes e não crentes.

Nesse caso a teologia entra como uma ferramenta indispensável ao serviço do capelão. Com estratégias e conhecimentos essa ciência auxilia esse profissional em sua carreira ministerial, proporcionando uma formação fundamentada nos princípios bíblicos. Desse modo, a capelania atua na promoção e planejamento de atividades religiosas que atenda a realidade e as características específicas de cada público.

Uma das principais particularidade da capelania é a sua ampliação do serviço eclesiástico, pois enquanto a igreja tem dias específico para o culto e para o atendimento aos fiéis, o capelão assiste praticamente todos os dias aos crentes e aos não crentes. Devido a sua posição estratégica dentro das instituições é possível acompanhar os indivíduos durante suas atividades profissionais e pessoais. Isso reforça a necessidade de conhecer e utilizar a teologia bíblica no trato com esses sujeitos.

Dessa forma, a capelania está inserida na vida dos cidadãos através da sua ligação com as entidades públicas e privadas. Garantindo a continuidade do ensino e da pregação bíblica pós reuniões religiosas nos templos. Esse prolongamento cristão traz a evidência da importância de uma base profissional fundamentada nas Sagradas Escrituras. Um princípio que alerta para a urgência da conscientização das lideranças para a uniformização da formação teológica dos ministros do evangelho.

Para empregar a teologia nesse ministério tão importante para a obra evangélica, é imprescindível pensar na formulação de cursos exclusivos para alinhar o serviço da capelania as atividades da igreja. Pois os cursos seculares sem compromisso com as denominações eclesiásticas cristãs não cumprirão o papel evangelístico da Bíblia. Essa preocupação deve motivar nos pastores uma iniciativa santa de promover a instrução teológica bíblica para a formação do capelão.

Porque com certeza o povo padece por não conhecer os ensinos das Sagradas Escrituras. Assim, é verdadeiro raciocinar que todo cargo de liderança da igreja deve ser acompanhado do conhecimento bíblico. Dessa maneira, a teologia fundamentada na ciência bíblica vem para facilitar e assessorar o serviço do capelão na aplicação do evangelho nas atividades de capelania.

De Marcondes Schifter

Poeta & Jornalista

MarcondeSchifter
Enviado por MarcondeSchifter em 17/10/2024
Código do texto: T8175685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.