DEUS LEVANTA O CAÍDO Zacarias 3
Quarta Visão (3.1-10) A NOVA ROUPA DO LÍDER
1 Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.
2 O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? "
3 Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo.
4 O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você".
5 Disse também: "Coloquem um turbante limpo em sua cabeça". Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do Senhor observava.
6 O anjo do Senhor exortou a Josué, dizendo:
7 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui.
8 " ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo.
9 Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.
10 " ‘Naquele dia’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’ ".
...
Zacarias teve oito visões de Deus. As três primeiras visões levaram o profeta de um vale fora da cidade até um lugar elevado de onde ele podia ver os contornos da Jerusalém antiga. Na quarta e na quinta ele está nos pátios do templo, onde o Sumo Sacerdote oficiava e tinha acesso à presença de Deus. Estas duas visões tratam de Judá diante de Deus e dos seus privilégios espirituais.
Certos traços das três primeiras visões não aparecem mais na quarta. Não há nada misterioso que motive perguntas no profeta, e o anjo-intérprete não precisa dar explicações. Em vez disto desde o começo sabe-se que se trata de Josué o sumo sacerdote, e à medida que a visão se desenrola ela é explicada.
...
A PREGAÇÃO
A ideia de todas as palavras que escrevo é gerar bons pregadores, com a percepção real do texto e do seu sentido. Esse é um daqueles textos que eu chamo de perigoso de se pregar, pois é um dos textos preferidos de muitos e portanto tem muita gente interpretando-o. O problema maior é interpretar corretamente para o seu publico. Como você pregaria esse texto, num culto de crianças de seis a dez anos? Como você pregaria o mesmo texto num culto de jovens de dez a vinte e cinco anos? Como você pregaria o mesmo texto num culto de mulheres? Como você pregaria esse texto num culto de doutrina para obreiros, tendo alguns pastores, presbíteros e alguns renomados teólogos e pregadores o ouvindo? Observa-se que a todos a abordagem seria diferente. As igrejas tem metas diferentes de ensino e pregação. Algumas são mais evangelísticas, outras são mais doutrinarias e outras ainda são pentecostais, tendo ainda as que são contrárias aos ensinos pentecostais, o que é um erro grave, pois Atos é claramente pentecostal, mas não aos moldes de hoje, sem palavra, só com movimentação sem sentido.
Sabendo o publico que você vai ensinar, descobre-se a maneira de ensinar. Num culto de crianças pequenas você vai ser bastante visual e sua mensagem não pode ser longa, pois as crianças dispersam; são quinze minutos no máximo e olhe lá. Num culto de doutrina para teólogos e pastores, você pode fazer um seminário com o texto, durante semanas, pois assunto tem. A minha meta, assim como todos os meus escritos é descortinar o Novo Testamento. O que esse texto no Antigo Testamento nos mostra do Novo Testamento? Esse é o meu publico nesse estudo.
O perigo num texto muito conhecido e pregado traz desafios de ser fiel ao ensino que o texto tem, mostrar alguma coisa que não estão vendo e principalmente, não ser cópia de ninguém. Deus deu interpretações diferenciadas para as pessoas, para que aprendêssemos uns com os outros.
...
Para pregar ou ensinar, você deve ler o texto algumas vezes, até conseguir visualizar o assunto facilmente e poder descrever em poucas palavras o que está acontecendo. Uma maneira muito boa é estudar versículo a versículo, anotando os pontos principais de cada versículo, depois elaborar o seu esboço com essa base, sem desrespeitar o seu publico e nem a sua revelação. Cada pessoa é diferente da outra, com outras vivências e portanto cada pessoa tem uma visão diferenciada dos textos bíblicos, na direção de Deus, sem fugir dos pontos principais. Eu consigo observar claramente, que o livro que estou estudando para esses estudos: Comentário Série Cultura Bíblica: Zacarias, foge de ligar o texto da quarta visão de Zacarias com o Novo Testamento, sendo que sem o Novo Testamento o texto fica truncado, e inexplicável em tantas partes. Porém na visão e explicação do Novo Testamento, temos a revelação completa do que Deus quer que saibamos.
...
O JULGAMENTO
Verso 3.1 - Julgamento do Sumo Sacerdote - Estamos diante de um julgamento, onde Satanás é o advogado de acusação. Lemos no verso 3 que Josué estava com as vestes sujas, o que pode denotar pecados pessoais ou pecados representativos do povo de Israel que voltava do exílio nas terras do norte.
Um dos maiores problemas da igreja é focar demais em Satanás e conhecer pouco a Deus e o seu poder. O livro clássico e estupendo: Paraíso Perdido de Milton, fala dos começos em Gênesis, mas tem um problema enorme, pois foca mais em Satanás do que em Deus e acaba deixando o personagem Deus, no livro, como sendo menor do que Satanás, que é mais colorido, mais interessante, com motivações mais importantes, aparentemente. Esse é um grande problema da igreja, ao ensinar alguns fatos bíblicos e deixar de ensinar outros.
Por exemplo, quatro evangelhos falam sobre a Cruz de Cristo, porém os 23 livros restantes do Novo Testamento explicam o que é ser ressuscitado, ser nova criatura. A cruz é importantíssima, mas cruz sem ressuscitar, sem nova natureza, é metade do assunto. A igreja católica frisa num Cristo crucificado numa cruz, sangrando, morrendo, em dores profundas e parece nos deixar lá. O ensino de muitas igrejas ao falar da cruz é deixar o pecador pregado na cruz e acabou, desobedecendo o ensino do Novo Testamento que nos mostra que imediatamente à cruz, que mata o velho eu, precisa surgir o novo eu, o novo homem, a nova raça em Cristo. Teologicamente a cruz sem ressurreição não se explica.
Havendo ou não razão para acusação, Satanas quer nos fazer crer, sempre, que não somos aceitos perante Deus. Todos devemos orar e jejuar, mas quem deve orar mais e jejuar mais, aquele que está com maiores problemas, é a lógica. Quem está em pecado deve orar até que o arrependimento vindo de Deus aconteça. Josué o líder religioso da volta da Babilônia estava perante o Senhor, mas com pecados não confessados, ou não tratados, dele ou do povo. Púlpito não é lugar de pecados. Mas se fossemos nós, o que faríamos com um líder em pecado? Nós o expulsaríamos da igreja, mas o que Deus fez? Deus tratou o pecado.
Verso 2 - O anjo do Senhor, o próprio Deus, ou a manifestação de Cristo no Antigo Testamento, não deixou nem Satanás, o acusador falar, mas o repreendeu (o advertiu, o censurou, não deixou ele falar, não permitiu a sua oposição). No Novo Testamento nós, a igreja, repreendemos ao diabo. (Tiago 4.7, 1 Pedro 5.8-9)
TIÇÃO TIRADO DO FOGO
"Este homem não parece um tição tirado do fogo?" : isto é, ele era como um pedaço de madeira que foi retirado do fogo, antes de ser todo consumido. Tição tirado do fogo são as pessoas que passaram por provas muito grandes e foram tiradas dela, antes que fossem destruídos por completo. Sendo assim, todo crente que sofre por causa do evangelho é um tição tirado do fogo.
Verso 3 - Josué, vestido com roupas sujas, o que fala de pecado, estava de pé, perante o anjo do Senhor. Essa é uma situação muito estranha e incomum. Josué estava com as roupas sujas, mas de pé. Ele estava carregando o pecado, mas perante Deus ele foi mostrado estando de pé, ou seja, na posição de trabalho, de ministério, pronto para fazer a obra. Josué estava usando as roupas de sumo sacerdote, talvez estivesse orando e jejuando, portanto representando o povo de Israel.Se a roupa suja era dele, ou do povo não se explica, mas antes que apesar disso, ele estava de pé perante Deus. Ai a gente reforça a idéia de que mais ora, mais jejua, quem mais precisa. Sabemos que num instante Deus pode retirar o nosso pecado, trazendo uma grande unção.
O CAÍDO DE PÉ PERANTE DEUS
A Biblia NVI diz: "Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar." Romanos 14.4. "Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer." Bíblia Linguagem de Hoje.
11 Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel. 12 Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!" Romanos 11.11-12
Nunca pense que por que um crente está caído, em pecado, que não está perante Deus. Israel, com a sua queda, ou sua rejeição em Jesus, crucificando-o, fez com que o evangelho chegasse no mundo todo. A queda de Israel proporcionou salvação mundial. A queda particular de alguém, vai levar o evangelho a pessoas que de outra forma nunca ouviriam a palavra. Um crente caído chega a lugares que um crente de pé não quer ir, não quer se associar.
Tem o testemunho de um irmão que foi numa festa e pela primeira vez tomou uma bebida alcoólica e virou um, bêbado. Durante sete anos ele foi um bêbado, que praticamente morava num bar, até que um dia Deus o libertou e ele nunca mais veio a beber. Durante sete anos, através dele o evangelho chegou a pessoas que de outra forma nunca ouviriam o evangelho. A queda dele foi a salvação de outros. " Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!" Imagine esse crente tirado do fogo, liberto do pecado por Deus.
Tem gente que está com as vestes sujas, mas não para de orar, não para de ler a Bíblia, não para de amar a Deus, não para de congregar. Enquanto tem crente que da todo o seu dizimo, não esta em pecado, mas não ora, não lê a Bíblia, não jejua, não vai pra igreja, não faz nada. Nesse contexto fica mais fácil o pecador se converter do que o acomodado, que não busca a Deus. Quem está verdadeiramente de pé?
RENOVAÇÃO
Verso 4 - " O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você"."
Todo o texto pode dar a impressão de que Deus age com misericórdia e deixa o pecado impune, nada mais enganoso, observe que o texto inteiro se passa num tribunal no céu. O pecado leva a julgamento, sempre, porém há muitas vezes que Deus age com misericórdia e perdoa o pecador, há outras vezes porém que não se escapa do julgamento, porém todo pecado tem conseqüências, alguma coisa acontece, em algum ponto, em algum momento. O marido que trai a esposa, por exemplo, começa agir diferente e acaba sendo sentido essa diferença. O jovem que começa a usar drogas, sua saúde começa a ficar debilitada e vão perceber.
A quarta visão de Zacarias, essa aqui, nos fala de renovação espiritual. Zacarias estava de pé diante de Deus, ele ainda é crente, mas não está com a vida perfeita no altar, mas a sua insistência em buscar a Deus, mesmo sendo imperfeito, faz com que Deus seja bondoso com ele e o santifique. Devemos insistir, devemos lutar, não podemos desistir de combater o pecado , quem sabe Deus tenha misericórdia de nós.
É num instante, Deus manda tirar o pecado em nós, e põe novas vestes santas.O pecador de ontem, pode ser o santo de hoje, há esperanças. E observe que Josué não tem participação alguma nisso. Não se fala que ele fez alguma coisa para merecer a renovação, essa partiu de Deus para abençoar o homem pecador. A salvação, sempre vem de Deus. O segredo é ficar perante Deus e nunca sair dali, com pecado, ou sem pecado, a gente vai orando, vai jejuando e o mal que habita em nós vai morrendo, até que um dia ele vá embora de vez.
Quando aceitei a Jesus a trinta anos atrás, eu tinha todas as áreas da minha vida afetadas, hoje, são algumas poucas, pois Deus foi tratando a todas e problemas que tinha outrora, já não existem agora. Orei um ano para que viesse uma moça de Deus, veio. Fiquei morando com ela um ano, foram muitas orações, até que casamos. Ela não engravidava, foram oito anos de oração, até que viesse a filha mais velha. Foram mais dois anos de oração para que viesse a filha mais nova. Hoje não oro mais para casar, não oro mais para ter filhos, não precisa mais.
Esse renovo, esse revestimento, é a presença do Espírito Santo em nós. Precisamos do Espírito, que controla a nossa velha natureza, que nos orienta, que trabalha em nós a nova natureza, que nos ensina as coisas de Deus. Sem o Espírito eu sou velha natureza, agindo como nova natureza; no Espírito eu sou novo nascimento, um novo homem, agindo como nova natureza. Só da para ser cristão real no Espírito. Sem o Espírito Santo a vida cristã é apenas religião, de coisas que faço ou deixo de fazer.
Foi tirado de Josué, de nós, as roupas vis, feias, sujas, fedendo, e foram colocadas roupas cheirosas, limpas, brancas, santas, puras, roupas nobres, roupas da nobreza.
UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO
Verso 5 - O turbante é como uma coroa na cabeça. A idéia aqui é de autoridade espiritual além de blindagem contra os ataques do inimigo. "Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda." Salmos 23.5
"Graça e paz. Um segredo pastoral de Davi em meio a sua metáfora no Salmo 23. ...unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Salmos 23:5b
No antigo Israel, os pastores usavam o óleo para três propósitos: repelir insetos, evitar conflitos, e curar machucados. Insetos apenas aborrecem as pessoas, mas podem matar as ovelhas, diz um pastor de ovelhas acerca desta situação que geralmente acomete os rebanhos no verão. O óleo na cabeça das ovelhas é um repelente natural, e as protege de seus mais terríveis inimigos.
Um pastor de ovelhas explica:
Em certas épocas do ano, grandes nuvens de moscas, mosquitos e outros insetos atacam os rebanhos. Além disso, as ovelhas ficam doentes por causa de piolhos e carrapatos. Estes insetos atacam especialmente as cabeças das ovelhas, entrando pelas orelhas e nariz.
Os resultados vão de irritação, doenças e até mesmo morte. Há moscas e outros insetos que se alimentam do cérebro das ovelhas, e quando eles entram no cérebro da ovelha através de seus ouvidos, eles começam a comer o seu cérebro causando dor de cabeça intensa levando a ovelha a correr ao redor procurando rochas duras, assim que encontra essas rochas, bate com a cabeça nas pedras para parar a dor.
A ovelha bate violentamente com sua cabeça contra as rochas, até ao ponto em que crânio que protege o cérebro se quebra.
Para proteger as ovelhas, o pastor pegava uma mistura de azeite e ungia a cabeça da ovelha, esfregando o óleo em sua lã e especialmente em torno de seu nariz, olhos e ouvidos.
O fato do pastor ungir a cabeça da ovelha para afastar os mosquitos e outros insetos para que eles não entrassem nos ouvidos e causassem uma infecção no cérebro tem um ensino espiritual para nós.
O óleo é um símbolo do Espirito Santo. Guarde a sua mente e a sua alma de coisas que lhe atormentam. Se ainda não é capaz disso, peça à Deus para lhe ungir a cabeça com óleo. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.Filipenses 4:6,7. Não ande atormentado, ande em Paz na sua vida Cristã, e no seu ministério. Ande em Cristo somente, Ele é o bom Pastor. (Ultimato Online)
AUTORIDADE
O turbante na cabeça de Josué nos fala que Deus dá autoridade espiritual ao cristão. Autoridade para pregar, para expulsar demônios, para profetizar a cura e muitas outras coisas. Precisamos disso. O crente em pecado tem a sua autoridade minada, ele ora, mas o efeito é menor do que se ele estivesse com a vida no altar. Ainda assim tem autoridade, mas o seu pecado tira-lhe a confiança em profetizar alguma coisa, pois enquanto está profetizando, o diabo o está atacando, dizendo-lhe que ele está em pecado e Deus não o ouve, o que é uma tremenda mentira.
Pense comigo o seguinte: se pegarmos uma nota de cem reais e a amassarmos, quanto ela vai valer? Cem reais, mesmo amassada. Se a pisarmos, ou dobrá-la, quanto vai valer? Cem reais, o seu valor não muda. Se o diabo nos pisar, se mandar pessoas para nos atacar, se cairmos no pecado, quanto a gente vai valer? A mesma coisa, somos preciosos perante Deus e somos os únicos seres humanos vivos no universo. Nós somos extremamente raros, temos um valor enorme. E cada pessoa é totalmente diferente da outra, não existem dois seres humanos iguais em lugar algum. De você, só tem você mesmo. Qual é o seu valor? Se Deus vai purificar o universo por nossa causa, trazendo a existência novos céus e novas terras, para nós, então o nosso valor é o valor do universo. Você tem um preço incalculável. E o diabo dizendo que você não vale nada. Qué isso diabo? Como assim? O meu valor, o meu preço é o preço do que vale o universo inteiro. Temos um valor incalculável.
Verso 7 - "Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui."
Grande parte da minha vida é pautada por esse versículo. É como se Deus falasse particularmente a mim essa promessa. É um chamado, é uma comissão, é um ministério. A história de Jacó mostra que ele não era o primogênito de seu irmão gêmeo, mas ele desejava a primogenitura, que era ser o patriarca da família, o pastor da família, o líder. No coração de Jacó, ele almejava ser o pastor daquele povo. Quem tem chamado, deseja, estuda, aprende, luta, para ser o líder e ser benção para aquela comunidade. Pastor tem desejo de almas para serem salvas, ensinadas, doutrinadas, convertidas.
O que Josué precisava era estar dirigindo espiritualmente Israel, e foi exatamente isso que lhe foi prometido. "Se você andar nos meus caminhos" implica em sujeição total ao caráter e ás intenções de Deus, que são conhecidos e rejeitar qualquer coisa que colocasse em perigo esta sujeição. "E observares os meus preceitos" fala sobre as regras do ritual, da doutrina, dos ensinos bíblicos. Em resumo ele deve seguir tanto as exigências morais como as rituais. No Novo Testamento o pastor tem obrigação de ensinar a todos como a igreja funciona, a teologia, quais são suas leis e seus preceitos. Hoje em dia estamos tendo uns cultos rasos, vazios, que não ensina nada disso, mas devem. O verbo julgara sugere funções judiciais, e de administração. O outro privilégio: "E eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui", fala mais do que apenas entrar no Santo dos Santos, mas ter acesso à presença direta de Deus, entre os seres espirituais que servem a Deus. Foi dado a Josué não apenas autoridade terrena, mas autoridade espiritual.
"Em tudo isso a pessoa e obra de Cristo, estão sendo antecipadas. O fiel sumo-sacerdote da era pré-cristã entrava na presença de Deus da mesma forma que o cristão, pela graça e através da fé está." (Comentário Série Cultura Bíblica: Zacarias)
RENOVO
Verso 8 - " Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você ." Aqui se comprova que Josué estava representando outros. Ele era líder dos sacerdotes, portanto líder espiritual de Israel. " Homens que prefiguram coisas que virão", quer dizer, eles profetizam e eles são a profecia. Esses companheiros de Josué representam a igreja. Assim é conosco, nós profetizamos coisas relacionadas que vão acontecer conosco, a igreja.
"Vou trazer o meu servo, o Renovo." Renovo é quem veio para nos renovar, nos fazer de novo. Cristo é o Renovo profetizado. Jesus veio para nos renovar. Ele é o Renovo, que transforma nossas vidas e nos torna em novas criaturas. Ele nos ajuda a viver uma nova vida, com motivação e esperança, livres do pecado. Na nossa nova vida em Jesus, precisamos aprender a viver em renovação. Não podemos mais continuar a antiga vida, na velha natureza, velhos costumes e longe de Deus. Com a ajuda de Jesus, podemos renovar nossas mentes e viver de maneira que agrada a Deus. Um dia, na ressurreição, vamos ser completamente renovados!
Versos 9-10 - Zacarias viu uma pedra com sete pares de olhos, catorze olhos. Cristo é a pedra. A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.
"Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué." Essa pedra era a pedra angular, a primeira do edifício. O templo e a cidade seriam reconstruídos, isso é o que queria dizer. Ela era o fundamento de encorajamento.
"Sobre esta pedra há sete olhos — ou seja, os vigilantes “olhos” do cuidado de Yahweh sempre fixados sobre ela (Zacarias 4:10). O olho é símbolo da Providência; “sete”, da perfeição (Apocalipse 5:6; cf. 2Crônicas 16:9; Salmo 32:8). Os sete principais conselheiros do rei da Pérsia eram chamados os olhos do rei, assim como havia outros chamados os ouvidos do rei. Antitpicamente, os “sete olhos sobre a pedra” são os olhos de todos os anjos (1Timóteo 3:16), de todos os santos (João 3:14-15; 12:32) e dos patriarcas e profetas (João 8:56; 1Pedro 1:10-11), todos fixos em Cristo; e, acima de tudo, os olhos do Pai descansam n’Ele com prazer. Calvino (corretamente, ao que parece) considera que os sete olhos estão esculpidos na pedra — ou seja, não os olhos do Pai, anjos ou santos fixos sobre Ele, mas a plenitude setuplicada (perfeita) da graça e dos dons do Espírito “colocados SOBRE Ele” por Deus: pois “o Espírito do Senhor repousará sobre Ele, o Espírito de sabedoria e entendimento” (correspondendo aos “olhos” aqui “sobre a pedra”), “o Espírito de conselho e fortaleza, o Espírito de conhecimento e temor do Senhor; e o fará pronto no temor do Senhor: e Ele não julgará segundo a vista dos Seus olhos” — ou seja, não usará a sabedoria meramente humana (Isaías 11:2-3; 42:1; João 1:16; 3:34; Colossenses 1:19; 2:9), mas a providência cuidadosa que Ele demonstrou aos judeus ao construir o templo e que continua a mostrar para Sua Igreja, o templo espiritual. Assim, a “pedra” mencionada não é como as outras pedras, inanimadas, mas sim viva e dotada de olhos que simbolizam inteligência perfeita (1Pedro 2:4, “uma pedra viva”). Cristo não apenas atrai os olhares do Seu povo (João 12:32), mas também emite luz para guiá-los até Ele. Que contraste impressionante em relação à sabedoria meramente humana, autoexaltada e carnal, simbolizada pelos “olhos de um homem” no “pequeno chifre”, ou Anticristo (Daniel 7:8)." https://www.apologeta.com.br/zacarias-3-9/
Apocalipse 5.6 "E eu olhei, e eis que no meio do trono, e dos quatro animais, e no meio dos anciãos, um Cordeiro que estava como se tivesse sido morto, e tinha sete chifres, e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados para toda a terra."
Isaías 11.2 "E repousará sobre ele o Espírito do Senhor: o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e força, o Espírito de conhecimento e temor ao Senhor." Esses sete espíritos na verdade é unicamente o Espírito Santo em nós a igreja. Nós temos primeiro o Espírito Santo, sabedoria, entendimento, conselho, força, conhecimento e temor do Senhor. Repousa sobre a igreja essas características, mas precisamos invocá-las em oração. Precisamos pedir para que se manifestem e as entendamos. Essas são características espirituais e não humanas. Quando Zacarias viu uma pedra com sete pares de olhos, ele viu a Cristo.
"Gravarei nela uma inscrição." Não é dito que inscrição é essa. Mas supomos algumas teorias. Algo escrito numa pedra é escrito para durar muito tempo. A inscrição, seja ela qual for, está relacionada com a remoção dos pecados de Israel. Essa inscrição é uma palavra de salvação podemos supor que é a mensagem do evangelho.
PROMESSA FINANCEIRA
"Removerei o pecado num unico dia", ou seja, a iniqüidade e suas conseqüências, especificamente o castigo ao qual os judeus foram submetidos (Ageu 1:6, 9-11; 2:18-19)
Ageu 1.6 "Semeais muito, mas colheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos satisfazeis; vós vos vestis, mas não vos aqueceis; e o assalariado recebe seu salário em bolsa furada."
9 Esperastes por muito, e alcançastes pouco; e quando o trouxestes para casa, eu soprei nisso. Por que isto?, diz o SENHOR dos exércitos. Porque minha casa está deserta, e cada um de vós corre para sua própria casa.
10 Por isso que os céus detêm o orvalho de vós, e a terra detém seus frutos.
11 E chamei a seca sobre a terra, sobre os montes, sobre o trigo, sobre o suco de uva, sobre o azeite, e sobre tudo o que a terra produz, e sobre os homens sobre e os animais, e sobre todo trabalho manual.
Isso era o que estava acontecendo, a falta de prosperidade.
Ageu 2.18-19 " 18 Considerai, pois, isto, desde este dia em diante, desde o dia vigésimo quatro dia do nono mês, desde o dia em o fundamento do templo do SENHOR foi posto; considerai.
19 Ainda há semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e oliveira ainda não têm dado frutos; mas a partir de hoje eu vos abençoarei.
Deus associa a renovação espiritual, com renovação financeira. Tem data para a benção, no dia 24 do mês 9 de Israel, o dia do fundamento do templo, ou o dia em que a pedra angular foi posta, eu abençoarei desse dia em diante. Deus tem dia e hora para te abençoar.
Notamos ainda que ser abençoado está ligado ao templo, a igreja. Nós a igreja devemos congregar em algum lugar. Sim, nós somos a igreja, o templo do Senhor, mas devemos estar indo em algum lugar e repartir os dons que Deus nos deu. O dom não é apenas para quem é usado nele, é para todos que precisam dele.
A IDEIA DA TRIBULAÇÃO
A partir de Apocalipse quatro, temos o relato da Tribulação e do período conhecido como Grande Tribulação. Lemos abismados que está havendo uma enorme festa no céu, enquanto na terra está acontecendo a Tribulação. Como compreendemos isso? Quando se diz que Deus vai remover o pecado da terra num único dia, significa que o dia de Cristo, o Dia da Ira de Deus, ou seja a Tribulação é o julgamento do pecado e dos pecadores. Esse período todo que alguns dizem se tratar de sete anos divididos em três anos e meio de Tribulação e mais três anos e meio de Grande Tribulação, é reconhecido na Bíblia como um dia, o Dia do Senhor. Então nesse dia Deus vai tratar de vez com o pecado e julgá-lo definitivamente.
Depois do julgamento daqueles dias tenebrosos da Tribulação: "‘Naquele dia’, declara o Senhor dos Exércitos, 'cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’." Isso quer dizer que haverá paz, primeiro em Israel que voltou da Babilônia e por fim nos últimos tempos.
Aleluia.
Fique na paz.