O que realmente é o inferno.
O que realmente é o inferno.
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arde até o mais profundo do Seol, e devora a terra com o seu fruto, e abrasa os fundamentos dos montes.(Dt 32:22).
Aqui vemos pela primeira vez a menção de inferno (שְׁאוֹל,a/sheol), ela ocorrerá por sessenta e cinco vezes na tanach. No século II A.c, veremos a palavra (άδης/hades).
Aqui cabe um esclarecimento sobre o que é o inferno no pensamento oriental. O inferno é um lugar distante da luz de Deus e sem a água da vida. Inferno jamais foi o que é retratado pelos religiosos que tem em mente o inferno dantesco.
Onde as almas são torturadas por demônios, esse pensamento vem da contaminação da mitologia grega, e do pensamento gnóstico que poluiu a doutrina cristã no século III DC.
Jesus retrata isso na parábola do rico e do Lázaro, onde o rico devido a frieza de coração durante a vida terrena padece de sede, pois não tem acesso a água da vida.
E aqui nos remetemos a Bereshit, veremos que a água não foi criada, pois ela e a luz já estavam no seio do Criador. É claro que veremos alguém que defende o inferno dantesco citar algo sobre o fogo do inferno, ( Mat 5:22; Marc 9:45)
Só que o inferno de destruição onde o fogo purificador consumirá toda a maldade é (γέεννα/géenna), um lugar de destruição. Ou seja, a maldade e a violência (חָמָס,a/chamas ), terá que ter fim.
E, é aqui que cabe um esclarecimento, o ser humano pode buscar voluntariamente e incessantemente, purgar do seu interior o pernicioso eu egoísta e herdar a vida eterna, ou pode dar vasão ao egoísmo e então herdar o seu lugar no lago de fogo onde a maldade será eliminada, e aquilo que é de Deus voltará para Ele.
No primeiro caso o nome será escrito no livro da vida para a eternidade , no segundo caso cairemos na morte escura do esquecimento eterno. E sabendo disso que cada um faça a sua escolha, no aqui e agora.
(Molivars)