Profecia versos adivinhação
Profetas sim adivinhos não.
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.( 1Co 14:3). Aqui Paulo começa a esclarecer a importância da profecia.
Mas é bom entendermos que profecia nada tem a ver com as adivinhação que vemos hoje na mentalidade ocidental. No hebraico a palavra é (נָבִיא/navi), que significa: porta voz da vontade de Deus.
Ou seja, o profeta está incumbido de comunicar a vontade de Deus, a sua nação, ao seu povo e raramente a uma pessoa que está a serviço de Deus.
Profecia não é de maneira alguma adivinhação (קָסַם/qasam), que está ligado ao fascínio que desvia o ser humano de seu real objetivo. Jesus sabia que a cruz estava a sua frente, mas Ele não se desviou.
O problema é que em nossa fraqueza espiritual, se soubermos que há uma aflição a nossa frente, ou que uma pessoa causará está aflição com certeza tentaremos nos afastar da pessoa, ou desviar do caminho.
Ou seja, nós sempre primamos pelo caminho mais fácil, o caminho largo e agindo assim deixamos de lado o que poderíamos aprender com o caminho estreito.
E, é por isso que devemos tomar cuidado com as profetadas cheias de boas intenções, mas que nos desvia do caminho da verdade. A bíblia está cheia de exemplos de pessoas que optaram pela adivinhação que lhe indicava o caminho fácil, mas os levou a perdição.
Mas há também exemplos de pessoas que ouviram os que lhes indicaram o caminho estreito de Deus, e triunfaram para a vida eterna. E sabendo disso oremos ao Espírito Santo para nos capacitar a vencermos as tribulações
E para entendermos as pessoas que de alguma maneira pode nos causar uma aflição, pois ela estará nos dando a oportunidade para praticar o amor, o perdão e a viva misericórdia. Meditem sobre isso!
(Molivars)