Um elogio sincero

O elogio sincero edifica as almas.

O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos seus passos. (29:5). Este versículo infelizmente foi mal interpretado por doutores do engano egoísta.

E como sempre um errado traz consigo uma horda de seguidores, que se portam como papagaios repetindo o seu pensamento egoísta. E isso adveio de um livro cujo a orientação para que um líder não fosse traído.

Mas Jesus O Nosso Senhor sempre nos ensinou que devemos dar honra a quem merece. E a palavra traduzida em algumas versões por elogio é (חָלַק/chalaq), que significa bajular, lisonjear , ou seja, a atitude daquele que tece falsos elogios para a sua própria economia.

E isso levou muitos líderes a ensinar que é errado elogiar. E então vemos pais que não elogia filhos; cônjuge que não elogia o outro, e assim por diante, mas tem a língua afiada para criticar.

É claro que jamais devemos fazer algo esperando elogios porque isso a bíblia condena (Mat 6; Fp 2:3-2; 2Co 10:28; Pv 27:2), mas é o dever de todo líder honrar a quem merece, tecendo elogio sincero (Pv 27:2;1Co 11:2;1Ts 1:2-7;RM 12:10/13:7).

E Jesus elogiou quem mereceu; Natanael (João 1:47); João Batista (Mat 11:11). O que aprendemos aqui? Aprendemos que saber um pouco e usar este pouco para ensinar unilateralidade, é pior do que não saber nada.

E que um elogio sincero edifica a alma alheia, e a aquele que recebe o elogio vigie e ore ao Espírito Santo para transformar a soberba na humildade do amor.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 24/09/2024
Código do texto: T8158602
Classificação de conteúdo: seguro