Ostara, O Equinócio da Primavera
Enchi a casa de flores.
De sementes, enchi o jardim.
Quero novas cores e odores...
quero sentir a vida dentro e fora de mim.
Em Ostara, o Sol retorna...
é tempo de renovação e renascimento.
É tempo do despertar da Terra,
da vida, da esperança e do sentimento.
Denis, O Dreamaker.
Ostara, 04,24/09/2016-09:19
Nota do Autor 01: decidi compartilhar o texto que escrevi e a minha vivência no Ostara de 2016:
Minha vivência de Ostara:
Nesse Ostara, eu fui para um lugar perto da minha casa que é composto de montanhas, muita área verde e cachoeiras. Para chegar lá, é necessária uma boa caminhada e à medida que me afastava das casas, das pessoas e dos ruídos do mundo, só restaram eu, a natureza e a caminhada. Pude andar descalço... sentir o chão... ouvir os pássaros cantando. Numa parada para beber água, pude ouvir o ruído das folhas e dos galhos... pude ouvir o vento! Fechei os olhos e senti a minha respiração... as batidas do meu coração... o suor do meu corpo. Retomando a caminhada, cheguei na parte da subida e depois de avançar pelo caminho que tantas vezes percorri, comecei a ouvir o barulho da água. É um espetáculo estar numa cachoeira. É um lugar Sagrado em todos os sentidos. Eu continuei a trilha seguindo o curso da água e depois de alguns minutos e algumas paradas, cheguei ao local que almejava. Deixei as minhas coisas numa pedra, executei um pequeno Rito de agradecimento e me banhei nas águas límpidas e cristalinas. Depois de algum tempo, me sentei em uma pedra com os pés na água e meditei. Ouvi o que a mata, a floresta, a vida, o meu silencio, os Elementos e o Deuses tinham a me dizer. Ouvi, agradeci, me despedi e voltei renovado para casa.
Denis, O Dreamaker.
Ostara, 04,24/09/2016-09:19
Nota do Autor 02: O Equinócio de Primavera era chamado pelos celtas de “Rito de Ostara”, sendo assim um ritual de fertilidade. O nome Ostara está relacionado com Eostre, a Deusa da fertilidade, Amor e do renascimento da mitologia anglo-saxã, da mitologia nórdica e mitologia germânica. Também é relativo às festividades que se celebram durante o equinócio desta estação. A data tem forte ligação com diversas outras celebrações Pagãs.
Ostara é o primeiro dia da Primavera, ocorre normalmente entre 22 e 23 de setembro no hemisfério Sul e entre 19 e 20 de março no hemisfério Norte. O início da primavera marca também a volta do Sol e uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração depois do inverno.
Para os alguns Neopagãos, é o despertar da Terra com sentimentos de equilíbrio e renovação. Uma das principais tradições desse festival é a decoração de ovos que depois poderiam ser escondidos para que as crianças os encontrassem (qualquer semelhança com a celebração da Páscoa Cristã/Católica não é mera coincidência, ok?).
O ovo representa a fertilidade da Deusa e do Deus e é também um símbolo de sorte, fertilidade e prosperidade. O coelho era o símbolo do festival por causa de sua reemergência durante esta temporada e por sua capacidade reprodutiva. Pegue os aspectos e práticas desses antigos Ritos e costumes e leve-os para a sua vida.
Trabalhe a fertilidade de ideias, ideais, inicie projetos, promova mudanças... esse é um período propício para retomadas e planejamentos. É tempo de flores colorindo e perfumando tudo. Floresça também! Traga novas cores para a sua vida! Ame e se Ame!
Ah, e para aqueles que acham bobeira ou loucura esse lance de acreditar em Magia, Deuses e Deusas, Ritos e Rituais... sabiam que existe muita gente que acredita que um cara ressuscitou, transformou água em vinho, multiplicou pães e fez diversos milagres? Pois é... bem loko, heim?
Colegas do Recanto, estou criando um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar e interagir uns com os outros sobre os seus processos criativos, produzir interações e textos em conjunto. A ideia principal é derrubar fronteiras e barreiras entre nós e promover essa arte e necessidade chamada escrever. Deixem seus números de contato pelo meu formulário de contato ou em comentários específicos para esse fim (os comentários são moderados e os mesmos serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?
Confiram outros textos inéditos de minha autoria:
Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com
Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com
Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029
Caso gostem dos textos, curtam, comentem e divulguem!!!