Falando face a face com Deus

Embora ninguém possa ver a Deus, vemos o Deus pai na pessoa do filho, já que este é imagem do Deus pai. Que provas bíblicas temos de que é possível ver a Deus?

Bem, há coisas muito profundas faladas nas Sagradas Escrituras, as quais dependem, como no tudo o mais, do próprio Deus, para entender.

É por isso que muitos questionam ou dizem haver contradições nas coisas manifestas na bíblia. Porque, segundo o Espírito Santo fala por Paulo, “o homem natural não entende as coisas espirituais, porque elas se discernem espiritualmente”.

Assim, e porque não existe afirmação clara sobre a trindade na bíblia, muitos afirmam que isso é heresia.

No livro de Êxodo diz que setenta varões escolhidos do povo de Israel viram a Deus no monte Sinai, e também comeram e beberam na presença Dele. Veja:

“E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, E VIRAM O DEUS DE ISRAEL, e debaixo de seus pés havia como uma obra de pedra de safira e como o parecer do céu na sua claridade. Porém ele não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; mas viram a Deus, e comeram, e beberam. Êxodo 24:9-11.

Ora, mas um outro texto bíblico não diz que ninguém pode ver a Deus? Veja:

“E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” Êx. 33:20.

Para entender esse mistério, se faz necessário examinar outros textos bíblicos.

Certa vez, Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus, disse:lhe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. O que levou Jesus a dizer-lhe: “Filipe, estou a tanto tempo convosco, e você não me conhece? Disse-lhe Jesus: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” Jo. 14:9.

Disso concluímos duas coisas, a primeira é que o Deus que foi visto pelos varões no Monte Sinai foi o Deus filho, segundo, que o filho também é Deus, já que um com o Pai.

Assim, muitos homens viram a Deus, embora que essa pessoa que foi vista não tivesse a aparência terribilíssima que tinha o Deus que apareceu a mãe de Sansão. Jz. 13:18.

Foi o caso de Abraão, cujo Deus comeu e bebeu na presença dele. Ou o caso de Josué, que se deparou com Deus, o qual mandou a Josué que tirasse as sandálias dos próprios pés, devido o lugar no qual ele estava pisando ser santo, e ao qual Josué adorou. Ou os homens que conviveram com Jesus, ou até que foram servidos por Ele, e outros que até o censuraram. Também os que contenderam com Jesus e os que o mataram. Sem contar os pais de Jesus e os seus irmãos que conviveram por largo tempo com Ele.

Portanto, no futuro milenar, os havido dignos de vida eterna, verão o pai na pessoa do filho, pois este enxugará dos seus olhos toda lágrima. Veja:

“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. Ap. 21:4.

E esse Deus é o filho, veja:

“Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima.” Ap. 7:17.

Então creia, porque os incrédulos não terão parte no reino de Deus, e sofrerão a penalidade da segunda morte, no lago de fogo. Ap. 21:8.

Guarulhos-Sp, 21/09/2024.

Oli Prestes

Missionário