Ecumenismo
A aplicação da Teologia nas atividades ecumênicas colabora com a pregação do evangelho para toda criatura, pois leva o conhecimento da Bíblia ao maior número de pessoas crentes e não crentes. Dessa forma, é importante nesse processo planejar eventos religiosos abertos para toda a comunidade. Porque é necessário estabelecer boas relações de amizade entre os indivíduos e a igreja.
Buscar uma unidade entre todas as igrejas não é se render a qualquer doutrina alheia a Bíblia, mas é na verdade um trabalho de evangelização e ensino da Sã Doutrina. Com muito estudo e pesquisa é possível planejar dentro da Teologia uma estratégia de conscientização da informação bíblica. Dessa forma, é imprescindível o ato ecumênico para alcançar esses sujeitos que não participam da mesma sabedoria da congregação.
É de se esperar que esse ato seja implementado todos os dias no exercício da vida cristã, pois é desaconselhável que o crente se isole dos não crentes e das pessoas de outras denominações religiosas, porque isso foge ao bom costume e contraria o ide e pregai que tanto se defende nas reuniões evangélicas. Na verdade, o ecumenismo pode ser uma excelente oportunidade para a pregação e ensino do evangelho.
Nesse momento é importante frisar onde serão estabelecidos os eventos Ecumênicos, pois deve-se procurar abrandar toda polêmica em torno desse assunto. Dessa forma, primeiro é preciso falar do valor unitário desse evento que é o cristão em sua vida secular com seus pares, onde necessita conviver com vizinhos e colegas de trabalho, com certeza essa convivência é uma perfeita oportunidade prática para falar da palavra de Deus. Outra forma mais ampla são as iniciativas de evangelização da igreja, onde são planejados congressos, palestras, seminários, evangelismos e festas santas para um público maior.
Estes eventos devem ser criados através de planejamentos específicos e voltados para o público externo. Será necessário que a igreja prepare seus congregados com estudo e discipulado para formar cristãos conscientes da sua incumbência e prontos para levar o ensino bíblico. Quanto aos grandes eventos Ecumênicos, as equipes envolvidas precisam receber orientações especiais sobre o tema para atingir com sucesso a missão de pregar o evangelho a toda criatura.
Porque desde o ide e pregai do Senhor Jesus Cristo a igreja tem se esforçado para levar o evangelho a todo indivíduo e sem distinção. Dessa maneira, o ecumenismo não deveria ser uma novidade para o cristão. Mas é preciso refutar algumas correntes que dizem ser esse evento uma união de todas as igrejas. Com certeza essa não é a ideia, pois a verdadeira função do ecumenismo é levar a igreja e a Sã Doutrina do Senhor Jesus Cristo até as pessoas.
Marcondes Schifter
Poeta & Jornalista