ZACARIAS A autoridade nos dons de Deus
ZACARIAS A segunda visão
1 Levantei os olhos e vi quatro chifres.
2 Perguntei ao anjo que falava comigo: “Que significam esses chifres?” Ele respondeu: “São os chifres que dispersaram Judá, Israel e Jerusalém”.
3 Depois Javé me fez ver quatro ferreiros.
4 Perguntei: “O que eles vão fazer?” Ele respondeu: “(Estes são os chifres que dispersaram Judá, de tal modo que ninguém podia levantar a cabeça). Os ferreiros vieram para aterrorizá-los, para cortar fora os chifres dessas nações que investem contra a terra de Judá, espalhando sua gente pelo mundo”. (Zacarias 2.1-4, em agumas Bíblias é 1.18-21)
A VISÃO
Por meio de visões Deus revelou os seus planos para Jerusalém e Judá. O relato das oito visões segue um padrão uniforme. Depois de algumas palavras iniciais o profeta descreve o que vê; depois ele pergunta ao anjo o que estas coisas significam, e o anjo as explica.
1 Levantei meus olhos e vi - Alguma coisa chamou a atenção do profeta e a visão aconteceu.
Vi quatro chifres - Chifre, ou o orgulho do touro jovem, representa a força invencível. Zacarias viu quatro chifres, provavelmente na cabeça de algum animal vivo, pois eles podiam ser aterrorizados (verso 4).
Esses chifres ainda estão ativos e de certa maneira influenciam Israel.
2 Que significam esses? - Talvez o profeta tenha compreendido a visão sem ajuda, mas não dispensa perguntar a anjo que falava com ele. Judá, Israel e Jerusalém, são três, mas ele viu quatro chifres, que representam então a oposição vinda dos quatros cantos do mundo: norte, sul, leste, oeste. Zacarias tem em mente todo o povo disperso pelo exílio
3 Depois Deus me mostrou quatro ferreiros - Ferreiro é um tipo de trabahador que trab alha com ferro e martelo, dando molde aos objetos.
4 O que eles vão fazer? - Desta vez o profeta não pergunta quem eles são, mas o que irão fazer. Os inimigos que tinham trazido o exílio já tinham sido vencidos e incorporados ao Império Persa. Os operários de Deus, com a aparência de soldados persas, tinham estado cortando chifres. “Aqueles chifres” são opostos a “estes ferreiros”. Que dispersaram a Judá. As versões gregas acrescentam “Israel”, alguns manuscritos “Jerusalém e Israel”. Na tentativa de harmonizar o texto com o v. 19, mas isto é arbitrário, pois a visão está progredindo do passado para o presente. O último império mundial, Babilônia, representado por quatro chifres, já foi derrotado pelos quatro operários, ou seja, o império mundial persa. É proclamado de maneira figurada que por mais formidável que seja o inimigo, há outro que pode superá-lo, particularmente se os filhos de Deus estão sendo ameaçados. (Comentário de Zacarias)
Os ferreiros vieram para aterrorizá-los, para cortar fora os chifres dessas nações que investem contra a terra de Judá, espalhando sua gente pelo mundo”. - Eles vieram para os amendrontar, ou pro em fuga. As nações não foram, só assustadas, mas derrotadas.
A INTERPRETAÇÃO PARA HOJE
Zacarias é um livro que me ensinou muito de Deus e da vitória prometida. Os quatro chifres que Zacarias viu, são os inimigos do povo de Deus, alguns declarados e um outro jamais dito quem é, representando toda a oposição a nós igreja, naquele tempo, hoje e no futuro. Mas esses poderes que ainda estão ativos, sofrem agora uma oposição vinda da parte de Deus, na exata medida da sua oposição. Observe que a resposta vem de Deus, aos nossos inimigos, sem que fizessemos nada, Deus está vendo e vai agir no momento apropriado. Não pense que o seu inimigo está sem sofrer algum dano, pois Deus está agindo contra ele, com a força apropriada.
Os ferreiros vieram aterrorizar, cortar seu poder, e espalhar sua gente pelo mundo. - Deus causa medo, ou gera o medo, nos inimigos do povo de Deus, eles não vivem em paz, exatamente por que perseguem o povo de Deus. Deus interrompe o seu poder, espalhando-os pelo mundo.
A Bíblia é cheia de chaves, e da dicas de como obter a resposta que precisamos. Podemos orar: Senhor causa medo aos perseguidores do seu povo, em todos os tempos, em qualquer lugar do mundo, destrói a sua força, a sua autoridade, o seu poder e espalha-os.
Eu quero te chamar a a tenção a respeito de "espalhar". Eu aprendi lendo Gênesis 3 que vamos trabalhar com o suor do nosso rosto, isso é fato, algum problema, alguma coisa qualquer todo emprego vai ter, mas podemos orar para que o "suor" seja menos. Tive uma diretora que me perseguia à toa. Ela simplesmente cismou comigo. Ela saia da sala dela, quase todo dia, para ir me atormentar na minha sala. Eu fiz como Neemias 1.4, Orei e orei até saber o que orar e ai orei para Deus atarefar essa mulher, a tal ponto que ela não pudesse mais ter tempo de se preocupar comigo, de tato serviço que ela estivesse fazendo.
Quado virmos inimigos se reunindo para combater ao povo de Deus, podemos e devemos orar para Deus os espalhar, os afastar um do outro, para Deus trazer uma Babel para eles, onde não se compreendam, não se unam conra o povo de Deus. Espalhar significa acabar com a ideia de perseguição, antes mesmo que chegue a nós. Viu um grupo reunido contra o povo de Deus, ore para Deus afasta-los um do outro, trazendo afazeres a eles. Or para que trabalhem, para que tenham trabalho, tenham algum afazer, pois se estão se levantando contra o povo de Deus é por que têm tempo. Pede a Deus que não tenham mais tempo de se reunirem, ou faça com que as agendas não batam nos seus horários. Aos inimigos da igreja ore para que sejam "espalhados", desunidos, afastados um do outro, que sua fala não bata com a fala do outro, que não consigam se unir, se entender, que haja desunião entre o povo inimigo de Deus.
A ORAÇÃO DO CRENTE
O crente não precisa ir bater de frente com o inimigo, ele pode e deve orar em seu quarto, em seu lugar de oração e entregar aqueles que se levantam contra ele. Você não precisa brigar contra seu vizinho pavoroso, insuportavel, que faz coisas insuportaveis, você pode orar para ele mudar de casa e ir para bem longe de você. Algumas vezes Deus acha melhor mover não o vizinho insuportavel, mas você de lugar. Talvez aquele lugar esteja amaldiçoado e o insuportavel esteja amaldiçoando mais um pouco o lugar, até que Deus julgue a todos.
Se você ora para Deus te afastar do vizinho insuportavel, da situação, do chefe insuportavel, pode ser que Deus ache mais fácil mover você.
SOBRE OS DONS
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
(Mateus 16-18-19)
Em Deus, os crentes controlam o mundo, através da oração. Observe o texto de Mateus, que é a igreja que está indo pra cima do inferno, tentando derrubar suas portas, invadir o inferno e fazer um estrago. Tudo o que ligar na terra será ligado no céu e tudo o que desligar será desligado no céu. Isso é um controle que o mundo não tem. Uma grande questão que vejo é que eu tenho autoridade na minha casa, no meu trabalho, com a minha familia e até certo ponto no trabalho da minha familia, mas a grande obra que é o evangelismo mundial e as enormes manifestações de Deus só vão ocorrer quando estamos engajados de corpo e alma na obra, no ministério, na ativa na igreja.
Existem autoridades que todo crente já tem, já lhe foi dada, mas que só vão acontecer, quando ele estiver num outro nível de trabalho ministerial. Temos a autoridade que temos como cristãos individuais, mas a autoridade na nossa cidade, no nosso país, ou no mundo, teremos quando estivermos movendo, fazendo, trabalhando em algo que mexa, seja relevante para nossa cidade, nosso estado, nosso país ou alguma coisa que afete o mundo inteiro.
Todo crente tem essa autoridade, dada no IDE de Jesus, na liberação dos dons, mas a maioria não está trabalhando de modo a ativar esse poder. Mas quem estiver, pode contar com ele. Os dons já foram dados. Mas pra que você quer o dom de cura, se você não ora por ninguém? Pra que quer as revelações da palavra, que o Espírito Santo pode nos ensinar, se você não prega? Quando você orar pela cura, saiba que ela vai estar lá; quando for pregar, saiba que o Espírito vai te ensinar. Quando precisar do dom, se estiver fazendo a obra, o dom vai estar lá e você vai poder contar com ele.
Amém
Fique na paz.