Missiologia

O amor ao próximo contribui muito na formação do Cristão e a principal função da teologia da missiologia é ensinar e despertar nos crentes essa caridade. Desde o tempo em que o Senhor Jesus Cristo disse: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15), as igrejas têm cumprido esse propósito, preparando ministros do evangelho, enviando esses irmãos a toda parte do mundo e sustentando essa obra com recursos econômicos e espirituais. Porque apregoar essa boa nova é ter compaixão pelo semelhante.

A contribuição da missiologia na formação do cristão talvez seja uma das mais emblemáticas da teologia cristã, pois além de preparar o crente a sobreviver nesse mundo, ainda ensina esse mesmo fiel a amar verdadeiramente o seu próximo. Isso é o âmago da cristandade, porque esse sentimento é o maior segundo a Apostolo Paulo (1 Coríntios 13:13). Dessa forma, essa teologia é essencial à igreja, não apenas no preparo dos missionários, mas na conscientização dos membros a respeito do que é mais importante na existência humana.

Pois bem, a missiologia não deve ser apenas direcionada aos crentes separados para a obra missionária. Ela deve ser pensada de forma universal, contemplando e impactando todos os cristãos. Dessa maneira, essa teologia estaria contribuindo para formação do cristão e para a conversão das pessoas que estão fora do Reino de Deus. Porque todo crente aprenderia a Bíblia Sagrada, a evangelizar e a amar todos os indivíduos do mundo.

Com certeza a hora de aprender é agora, é urgente essa necessidade de saber evangelizar, tão iminente que a teologia da missiologia deveria ser ensinada já no discipulado do novo convertido. Já nas primeiras aulas da Escola Bíblica Dominical esse conteúdo deveria ser aplicado na educação cristã para que brote já no início da sua vida evangélica essa semente da caridade.

As igrejas de todo Brasil precisam iniciar um processo de planejamento para implantação dos estudos sobre a missiologia nas grades de ensino da Escola Dominical. Pois é imprescindível que essa pauta seja amplamente instruída nas aulas do povo de Deus. Entender essa importância é o primeiro passo para essa transformação necessária a igreja. Já que esse assunto vai impactar profundamente o desenvolvimento e a formatura cristã.

É preciso salientar como essa mudança na forma de considerar a teologia da missiologia deve ser feita. Com oração e estudo da Palavra de Deus é preciso buscar uma postura adepta a refletir que todo crente é em sua essência um missionário comissionado pelo Senhor Jesus Cristo a cumprir o “ide e pregai”. Com isso em mente, a liderança eclesiástica precisa iniciar o processo de instrução dos seus membros acerca da missiologia.

Porque pregar o evangelho a toda criatura é a missão mais urgente e importante de toda a Bíblia. Nesse ato exercita-se o amor ao próximo e contribui para a formação de todo cristão. Pois todo estudo bíblico converge para a missão de apregoar as boas novas da salvação para todas as pessoas em todo mundo. Querer evangelizar outro ser humano é amar esse indivíduo e ao mesmo tempo manifestar a própria conversão.

De Marcondes Schifter

Poeta & Jornalista

MarcondeSchifter
Enviado por MarcondeSchifter em 08/09/2024
Código do texto: T8146738
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.