Sagrada Escritura
A contribuição das Sagradas Escrituras na formação do cristão acontece todo dia, em casa, no trabalho, na igreja, onde o crente estiver, desde que esse sujeito esteja de posse da Bíblia para a devida leitura ou receba a palavra por intermédio de terceiros, dessa forma, esse cidadão religioso receberá o ensino da queda, pecado e morte, e o ensino da redenção, salvação e vida, então essa informação Bíblica realizará uma transformação na existência dessa pessoa, auxiliando-a na formação do seu caráter cristão.
Esta contribuição na verdade é relativa à recepção da mensagem do evangelho, por isso o uso do termo “Contribuição”. Pois depende da aceitação do ouvinte para que haja uma significativa mudança em sua maneira de pensar e agir. O amor descrito no livro sagrado é incondicional, mas a ajuda prometida é condicional ao arrependimento e confissão da sua condição de erro. Só então, depois desse ato de contrição, será possível receber a graça do resgate e a instrução.
Assim é preciso chegar-se a Sagrada Escritura humildemente, reconhecendo a sua autoridade Divina e o seu poder de revelação das coisas ocultas e das aparentes. É necessário, também, aproximar-se do texto sagrado de forma sincera e crendo na sua autoria celestial. A soma desses fatores resultará no processo de maturação que levará esse indivíduo na direção da tão esperada comunhão com o Deus da Bíblia Sagrada.
Esse processo de arrependimento e conversão que leva a formação do cristão é contínuo e permanente, acontece todos os dias e todas as horas, a qualquer momento em que esse cidadão esteja disposto a buscar a presença de Deus através do conhecimento da Escritura Sagrada. É um evento pragmático disponível a todos e providenciado pelo próprio autor e consumador bíblico. Sendo apenas indispensável a aceitação, a crença e a confissão para a justificação e salvação do varão.
É interessante saber que esse procedimento opera em qualquer lugar, em casa, junto com a família ou mesmo sozinho, na rua em meio a multidão ou só, no trabalho, reunido com os colegas ou desacompanhado. Desde que esteja em contato íntimo com a palavra de Deus. A transformação vai ocorrer e isso virá com o entendimento das coisas e porque elas acontecem nesse mundo corroído e essa revelação trará ao pensamento liberdade para decidir sobre o evangelho.
A contribuição das Sagradas Escrituras na formação do cristão vem através da leitura bíblica, lendo ou ouvindo, esse ato simples tem na sua essencialidade o cumprimento do texto bíblico, pois para ser salvo é preciso crer e confessar. E a Bíblia Sagrada resolve esse problema ensinando que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Então o caminho é o estudo bíblico ou a leitura bíblica para ter na sua integralidade a formatura cristã.
Então a Sagrada Escritura revela o pecado do homem. Verdade, a Bíblia expõe toda a pecaminosidade existente na sociedade contemporânea, por isso Ela contribui tanto para formação do crente, o conhecimento contido nesse livro é libertador e promissor, preparando o varão para a época vindoura e alertando para os perigos ocultos, orienta o seu leitor por onde deve andar e o que tem que fazer, como uma bússola leva em segurança o cristão por mares desconhecidos até a sua salvação.
De Marcondes Schifter
Poeta & Jornalista