Catequese
A contribuição da catequese na formação do cristão vem da sua ação de ensinar os textos bíblicos e do efeito de instruir acerca da doutrina bíblica. Dessa forma, é importante ressaltar que os dias de culto, a escola dominical e o discipulado nas igrejas cumprem o papel norteador da educação religiosa na vida cristã. E através desse ensinamento o varão cresce na fé e no entendimento das Sagradas Escrituras.
Essa contribuição a formação do cristão que a catequese proporciona vem do processo de ensino/aprendizagem realizado nas igrejas através dos mecanismos de absorção, implantação e conclusão da fase de discipulado do crente. Dessa forma, é possível trabalhar as dúvidas e os problemas de conduta, moldando uma personalidade distorcida para a conversão do sujeito a fé e as práticas cristãs.
Então a catequese é imprescindível para o discípulo, porque é essa etapa que vai fortalecer e ajudar todo o desenvolvimento do novo convertido, dando a ele alicerce sólido para o seu caminhar dentro da fé evangélica. Pois bem, esse período de discipulado será perpetuo no cotidiano do cristão, influenciando todas as suas decisões e o seu comportamento. Dessa maneira, é necessário enfatizar que uma catequese bem planejada e estruturada garantirá subsídios mais fundamentados para a formação do cristão.
O tempo para a aplicação dos princípios da catequese é justamente no início da carreira cristã, pois esse processo deve ser encarado como urgente e vital para a sobrevivência desse sujeito recém-convertido à fé bíblica. Assim, logo que passar pelos métodos da aceitação, arrependimento e confissão, deve o discípulo iniciar seu curso de aprendiz para imediatamente estar em contato com a sã doutrina. Essa premência se justifica pela necessidade de orientar o inexperiente crente no caminho que deve andar.
A igreja é sem dúvida o melhor local para essa jornada incrível que é o ato de discipular e o ato de ser discipulado. Esse lugar sagrado carrega em sua história a manjedoura para o nascimento dos cristãos. Com certeza é ali a terra prometida para o ensino e o aprendizado da sã doutrina bíblica, outro espaço não seria mais adequado que o templo de reuniões dos fiéis. Pois esse santuário foi preparado desde a sua fundação até os dias de hoje para a catequese do cristão.
O primeiro passo para a catequização dos novos convertidos é a formação de ministros do evangelho como catequistas. É de se convir que para doutrinar é importante ser doutrinado, pois ensinar algo sem que se saiba realmente o que está ensinando foge do sentido original da catequese, que é a formação cristã. Então verdadeiramente a catequese faz parte do ciclo da vida religiosa, um dia discente e no outro dia docente.
Essa contribuição da catequese para a formação do cristão é importante, porque através da perspectiva da Bíblia, ela ensina os fundamentos da fé, preparando, assim, o crente para os desafios desse mundo corrompido pela ação do pecado. Esse discípulo terá embasamento para rebater a presença do mal e resistir essa influência maligna, e dessa forma, vencer um dia de cada vez até completar a carreira, guardando sua crença.
De Marcondes Schifter
Poeta & Jornalista