A auto observação

Orar para transformar o sentir egoísta, para um sentir do amor.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.(Mc 14:38). Neste versículo Jesus nos exorta, que devemos nos manter alerta.

Ele nos manda vigiar, mas é um vigiar do nosso interior. Vigiar no grego (γρηγορεύω/grigorévo), no hebraico (שִׁקְדוּ/shiqēdu). Nos dois idiomas significa estar atento, acordado e estudar.

Ou seja, o nosso corpo é uma fortaleza mas a nossa natureza é fraca (σάρξ/sárx;חֵפֶץ/chefets), mas a carne aqui citada não é a carne enquanto músculos, e sim é o nosso sentir os nossos desejos e emoções.

E o ponto mais fraco de uma fortaleza são os habitantes de seu interior, pois são eles que abrem os portões para que o inimigo entre e seu ataque seja bem sucedido.

E aqui entra a oração (προσεύχομαι/proséfchomai;וְהִתְפַּלֲּלוּ/Vēhitēpalalu), que é um diálogo com Espírito Santo, para transformar os sentimentos e nos fortalecer onde estamos prestes a fraquejar.

O erro de muitos de nós está em vigiar a vida alheia, está em ficar buscando sinais exteriores, está em se ocupar com mal ao nosso derredor, e enquanto isso o nosso interior segue sendo minado pelo nosso mal sentir, (yetzer hara).

Cabe a cada um entender isso, se auto observar e orar por transformação aos moldes de Jesus O Cristo.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 31/08/2024
Código do texto: T8140864
Classificação de conteúdo: seguro