O princípio fundamental da vida espiritual
O princípio da vida espiritual.
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.(Rom 8:5). Aqui Paulo explica o que é seguir o mundo comum, e o que é seguir a lei do amor.
Ele usa a frase do grego ( κατά σαρκά/ Katá sarká), que está ligado sob o domínio da carne. No hebraico (בְּנֵי הַבָּשָׂר/bëney habåsår), filhos da carne .
Ou seja, estar sob o domínio de, que está ligado ao modo de pensar, sentir, e agir no mundo e para com o próximo. Onde se prima pelo si mesmo, aqui cabe o exemplo, daquele que sempre puxa a brasa pro seu próprio assado, deixando o próximo para depois, ou pro se der tempo.
Ele também fala, ( κατά πνεῦμα/ Katá pneuma; בְּנֵי הָרוּחַ,a/bëney haruach), que é aquele que está dentro ou sob o domínio do Espírito. E ele havia dito que o Espírito é vida.(Rom 8:2).
E aqui cabe salientar que ser espiritual não é sair por aí culpando todos acontecimentos ruins aos espíritos maus ou satanás. Pois a maioria da maldade que permeia o mundo é de autoria exclusiva humana.
Porque humanidade está sob o domínio da carne, ou seja, do sentir egoísta que para obter poder ou ganho, barganha, corrompe e até mata ou destrói outras vidas. E as vezes o faz indiretamente, porque confunde idealismo apaixonado, com amor.
Ser espiritual é, entender o que Jesus O Cristo nos ensinou; é entender o que o Pai realmente quer de nós. E Jesus deixou isso claro em seu novo mandamento.
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.( João 13:34). Eis o princípio fundamental de uma vida espiritual.
(Molivars)