PREGAÇÃO CRISTÔCENTRICA
O correto não seria dizer pregação cristôcentrica, mas pregação trinitária, onde destacamos algum fator da Trindade; ou de Deus, ou do Espírito Santo ou de Cristo. Algumas vezes se destaca a Trindade inteira em algum momento cristão, como na Cruz, onde o Espírito Santo agiu como sumo-sacerdote preparando e levando o sacrifico (Cristo) a Deus; Cristo foi o sacrifício e Deus quem recebe o sacrifício.
Vamos pensar em apenas um versículo e ver o que ele nos mostra. O Salmos 23.1 nos diz:
“O Senhor é o meu pastor e nada nos faltará.“
O que a pregação trinitária nos diz? Quem da Trindade aparece aqui e com qual característica? “O Senhor” é Deus, e pastor é a característica que se nos apresenta. O ensino bíblico é progressivo, portanto até aqui Deus se apresentou no inicio como Criador, pastor é uma nova característica que descobrimos agora. Não nos esquecendo do restante da Bíblia, Jesus resignificou Deus dizendo que ele é Pai. Então Deus Criador é um Deus distante, longínquo; Deus pastor é o nosso líder; e Deus Pai é bastante pessoal.
A Hermeneutica é a interpretação do texto bíblico. A principio seria a tradução do texto original e conseqüente interpretação. Hermeneutica fala de escrita, da fala, então antes de qualquer coisa, respeitar a hermenêutica é se expressar corretamente, se expressar bem, falar correto as palavras, e os pontos do sermão com coerência. Já disseram que não seriam aceitos como pastores alguém que não tivesse o segundo grau, o que concordo, mas que ainda é pouco, esse deveria fazer o seminário teológico (para aprender a progressão da teologia na história) o seminário bíblico (para compreender os livros bíblicos) e o seminário doutrinal (para compreender as doutrinas, sem esquecer das doutrinas da Reforma).
Falar bem, se expressar adequadamente elimina dos nossos púlpitos aquele que não tem mensagem, ou que usa o momento da pregação para cantar, dar avisos, contar piadas, auto-ajuda e outros entretenimentos. Elimina aquele que quer ficar falando em línguas, sem interpretação, para disfarçar que ele não tem domínio sobre o que está pregando, ele não conhece o assunto, ele não estudou adequadamente, é um pregador sem mensagem. Na hora da pregação, tem que se apresentar a pregação, com pontos claros, idéias claras, numa pregação legível, audível, “entendível”.
A Homilética nos fala do momento de entregar a pregação. A Hermeneutica faz o sermão, a Homilética prega o sermão. Ela nos mostra o que podemos fazer ou falar no momento da pregação e o que não podemos fazer.
Como a Hermenêutica vê o texto citado? Que esboço bíblico poderia advir daí?
O Senhor – falar sobre quem é Deus
Deus é pastor – o que aprendemos com a liderança de Deus?
Deus é provedor – nada nos faltará, Deus proverá.
Como obedecendo as regras da Homilética podemos apresentar esse sermão? Isso depende do pregador, mas é necessário dizer que tem um monte de gente se escondendo atrás das gritarias. Ele não tem mensagem e acha que ficar gritando é ser espiritual. Ser espiritual não é ter dons, mas ter a sua natureza mudada (Galatas 5). Pregar gritando não significa que alguém é espiritual, mas que está tentando manipular as emoções das pessoas.
Que doutrina aparece no texto? O pastorado. Daí é só explanar o ministério quíntuplo, e falar que ainda vale para hoje, apesar dos modismos, o diácono, o presbítero e o pastor local e só, esquece esse negócio de bispos e apóstolos. Voltando um pouco à Hermenêutica, não é cabível ministério apostólico de Moisés, ou atos apostólicos de Josué, como tem alguns falando ai. Isso é desrespeitar o ensino bíblico.
Onde Cristo aparece no texto? Se Cristo é Deus, então Cristo é o nosso pastor. Aliás ele mesmo falou isso nos evangelhos. O que o nosso pastor nos fala no Novo Testamento? Que ensinamentos temos de cristo, de como ser, como se portar? Que ensinos temos das cartas do Novo Testamento?
Que ensino espiritual temos do texto, qual é a aplicação? Por exemplo: Se algo nos falta, devemos orar a Deus e confiar, que Deus proverá, pois Ele é o nosso pastor e sabe, antes de nós, tudo o que precisamos.
Amém
Fique na paz