A mentira nos desvia do rumo do amor
A mentira em seus aspectos.
(Parte final; a mentira que nos tira do rumo do amor).
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.(João 8:44).
Continuando o estudo sobre a mentira, aqui trataremos como satanás usa a mentira para desviar a fé do verdadeiro caminho do amor que Jesus O Cristo nos ensinou.
Mentira no grego (ψεῦδος/psevdos), que significa, falsidade, mentira , inverdade e está ligado a falsa religião. No hebraico a palavra é (שֶׁקֶר,/sheqer), que significa, mentira, falsidade e desvio do rumo que deveria seguir.
Aqui começamos a entender como satanás usa a falsidade e mentira para desviar o ser humano do rumo que deveria ter seguido. Ele fez isso no jardim no Éden. Ele fez isso no primeiro homicídio, na maldade que trouxe o dilúvio.
Ele fez isso com o povo escolhido, e tristemente fez isso com a igreja a guiando para uma falsa religiosidade. E ainda hoje muitos de nós seguem enganados pela pseudo religião, que nos desvia do vivo religare.
É comum vermos alguns ensinando a desconfiança, com o pretexto de nos proteger das pessoas más. Outros ensinam o preconceito e desunião, dizendo se afaste de tal pessoa porque ele vai lhe trazer uma tribulação.
Mas Jesus o nosso Senhor e Mestre sempre nos ensinou a perdoar, a amar e servir, até mesmo o nosso inimigo. Porque somente o amor, o perdão e serviço em amor e verdade nos levará ao vivo religare.
Ou seja, quem ensina a desconfiança, o preconceito e o egoísmo onde se prima pelo si mesmo, está a serviço de satanás. Por isso o Cristão enquanto discípulo de Cristo jamais nutre em seu interior, o egoísmo, a ambição desmedida ou sentimentos que coaduna com estes.
Então cabe a cada um se auto avaliar, se está realmente negando a si mesmo e amando a Deus e ao próximo, pois foi para isso que fomos criados, como imagem e semelhança de Deus. E qualquer coisa ou sentimento que seja diferente disso nos torna imagem e semelhança de satanás.
(Molivars)