Tsaraath a doença espiritual (II)
Tsaraath a doença do espiritual.
(Parte 2, a cura).
2Rs 5:19: "Eliseu lhe disse: Vai em paz. Quando Naamã se tinha afastado certa distância,(2Rs 5:19/ ler do versículo 1-19).
No estudo anterior estudamos que á causa da tsaraath é a lashom hara, aqui estudaremos a cura, para isso citaremos três curas da tsaraath.
No caso de Naamã ele estava agindo diferentemente do que o seu nome o guiava para ser. Naamã (נַעֲמָן,), significa agradável, amável, mas ele não agia de acordo com o que o Pai havia lhe posto a ser. E ao deixar de lado o orgulho e a soberba ele é curado
Mirian (מִרְיָם,) também (Nm 12:1-16), esse nome significa soberana elevada, amada, é o mesmo nome que é transliterado para Maria. E em sua rebelião ela também age diferente do guiar do seu nome, ou seja invés de amável ela se torna rebelde e invejosa. E quando ela entende sua missão é curada.
Nestes dois casos vemos que a mudança do sentir (metanóia/tshuvah), é que traz a cura. Como no caso da purificação do leproso (Mc 1:40-44; Lc 5:12-28;Mt 8:2-4), vejam que a palavra do grego aqui é (καθαρίζω/katharízo), que significa limpar, lavar, purificar espiritualmente.
Assim sendo todas as curas/purificações advieram do arrependimento que os levaram ao retorno a sua essência. A cura adveio de uma transformação interior.
Ou seja, quando mudamos o nosso sentir, o nosso pensar limpamos a alma e consequentemente circulará em nós a vida por inteiro, vida no corpo soma/adamah, na alma psique/nefesh e no espírito pneuma/ ruach; eis a vida plena neshamah chayym/zoe.
Tristemente a maldade e o egoísmo ainda hoje permeia o mundo, até no meio dos ditos fiéis, destruindo as vidas como uma tsaraath. Devemos nos auto observar e seguir para vida que Jesus O Cristo nos ensinou em amor e verdade, que cada um decida o que seguir.
(Molivars)