Teologia Empírica!!

Desde a briga dos século seguintes a Reforma, nos momentos de luzes para o nosso chão, surge duas problemáticas situações, que são o conhecimento e vivência de si e do mundo a partir da reflexão racional ou pela reflexão experinecial( Berkeley é o que mais me chama atenção). No discurso moderno, temos duas formas de ver o mundo, de interpretá-lo, tanto racionalmente quanto empiricamente( Kant contribuiu enormemente a essa questão).

O quê seria um teologia empírica? São as formas de expressões que dá na experiência do indivíduo com o sagrado, independente deste fenômeno chamado sagrado. É algo tão corriqueiro como beber água, é assim que surge as mais diversas expressões tanto no cristianismo, quanto fora dele. Temos como bom exemplo as diversas ramificações que o espiritismo se apresenta. Parte da experiência do indivíduo quanto ao sagrado, perigoso, mas válido.

A teologia eclesial surge a partir da teologia empírica, podemos perceber, por exemplo, no surgimento da Assembleia de Deus, que se dá com dois batistas, que em suas experiências, criou-se uma nova denominação, desvinculado com a denominação Batista. Enquanto este é um consenso entre a comunidade de professar tal nova experiência, o outro parte da crença individual, que pode se tornar pública, mas pode ser igulamente rejeitada.

O ponto principal a pensar que em nossa diversidade religiosa, o respeito ao diferente deve permanecer, pois a liberdade de expressar a sua fé não deve ser violada. A própria teologia é diversificada, plural e comunitária.

Kristof
Enviado por Kristof em 22/07/2024
Reeditado em 22/07/2024
Código do texto: T8112067
Classificação de conteúdo: seguro