A viva palavra de Deus
A palavra viva de Deus é para ser praticada por amor.
Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.(Mat 4:7). Este versículo é uma resposta à tentação que satanás faz a Jesus.
Aqui há algo interessante; muitos crentes usam a bíblia como amuleto, outros como oráculo e ainda outros para sustentar suas doutrinas tortuosas. Mas a bíblia é a palavra viva de Deus, o vivo e criador lógos/davah, (דָּבָר/λόγος).
Tanto que, o que nós do ocidente chamamos na Bíblia de mandamentos, no original é as palavras de Deus, (דְּבָרִים/devachim). Que significa direção, caminho, orientação. (Exô 20:1).
Ou seja, a Bíblia é a palavra de Deus que nos ensina os erros e acertos do seu povo, para que nós na prática acertemos o alvo do servir em amor.
E, o versículo acima nos ensina isso, pois satanás usa um versículo do salmo (Slm 91:11-12), para tentar Jesus e Jesus responde a ele com a Torah (Deut 6:16), ou seja, Jesus põe em prática a palavra viva de Deus.
E isso é para ensinar muitos que jamais devem usar a bíblia como amuleto, pois muitos de nós levado em suas superstições abrem a bíblia no salmo 91, com intuito de expulsar ou afastar os ditos demônio, mas aqui vemos satanás usar o mesmo salmo para tentar a Jesus.
E o que aprendemos aqui? Aprendemos que o coração guiado pelo Espírito Santo, não se deixa levar por superstições ou doutrinas erradas, e sim segue praticando a palavra de Deus, num vivo servir por gratidão e amor.
(Molivars)