DISSECANDO O CREDO

 

 

Tudo estava Programado por Deus.

 

Toda a nossa fé é baseada na ressurreição e no sangue derramado na Cruz do Calvário, é a base fundamental da fé cristã. Sem ela, a fé cristã seria simplesmente mais uma entre muitas outras crenças. Não foi por acaso que a ressurreição de Cristo se deu justamente na Pascoa. Se no Antigo Testamento o povo foi liberto das garras de faraó, que oprimia o povo de Israel o povo escolhido por Deus, o povo da velha aliança e Moises tipificando Jesus Cristo como o libertado, (Todo o ano o povo Judeu comemora esta data muito importante), o Novo Testamento agora na nova aliança, vem Jesus Cristo ao mundo para libertar o povo da escravidão do pecado, trazer esperança uma nova vida e a vida Eterna. (falaremos mais tarde sobre a vida Eterna).

 

Existe um credo que todos os cristãos confessam, alguns o fazem com seriedade e temor, outros somente da boca para fora, que é o “Credo apostólico”. O que é o credo apostólico? Foi um instrumento pedagógico desenvolvido pela igreja antiga entre os séculos II e VII a.D. (ano do Senhor) para resumir o conteúdo central da fé cristã, a fim de ensiná-la aos iniciantes nesta fé e defendê-la das heresias que assolaram a igreja naquele período. Muitos não se atentaram para a seriedade de credo apostólico, principalmente quando o confessamos.

 

Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do Céus e da Terra. Creio em seu unigênito Filho nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao Ades. Ressurgiu dos mortos ao terceiro dia, viveu ainda um tempo entre nós. Subiu ao Céu ou foi assunto ao céu, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja de Cristo, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

 

Vamos dissecar cada frase deste credo para um melhor entendimento.

 

Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do Céus e da Terra; Quando falamos com a nossa boca que cremos em Deus e que Ele é nosso Pai, confessamos a nossa submissão a Ele, pois todo filho se submete ao Pai. E que Ele é poderoso, é porque cremos na soberania Dele. Criador do Céus e da Terra, estamos confessando que Ele é o autor da criação, e não há outro, não existe plágio. Será que estamos nos submetendo a Ele? Estamos fazendo a Sua vontade? Ou somente confessamos da boca para fora?

 

Creio em seu unigênito Filho nosso Senhor; estamos confessando que Jesus Cristo foi o único filho desde a criação, até nós sermos adotado através dEle e que Ele e somente Ele é o nosso Senhor e não há outro senhorio em nossas vidas.

 

o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; isto quer dizer que cremos na divindade de Cristo. Que houve uma inseminação espiritual, e que por essa inseminação ele não herdou nenhum gene do pecado humano, foi o único homem que viveu entre nós sem algum pecado. Por isso Ele foi o único homem que pode salvar a humanidade de seus pecados.

 

Nasceu da Virgem Maria; Profetizado pelo profeta Isaias 7:14 “14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Cremos que Maria foi inseminada espiritualmente pelo poder e obra do Espírito Santo e que Jesus se tornou homem e viveu entre nós, todas intempéries que um humano possa viver. Sentiu sede, frio, calor, fome, tristeza, alegria, fé, foi acolhido, foi desprezado... enfim, Ele foi um Homem e foi Deus ao mesmo tempo e que viveu entre nós, para que se cumprisse a profecia do profeta Isaías.

 

Maria, tem sua glória, por ser a única mulher escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus Cristo. Tem o seu lugar de respeito e destaque na história, nada além disso.

 

padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi julgado pelo povo, no tempo de Pilatos, e sofreu, por não ter uma autoridade que o livrasse naquele momento de sofrimento e dor. Leia: Lucas 23 e Isaias 53.

 

foi crucificado, morto e sepultado; o relato da crucificação, foi algo de profunda dor emocional, foi a dor mais humilhante na época. Quem era crucificado era somente a escória, os ladrões e assassinos, a dor física foi a dor cruel da maldade, além de ter os pregos cravados em suas mãos para sustentar seu peso na cruz, teve uma lança perfurando suas vísceras, e seu sangue derramado na cruz. Consegue imaginar isso? Como podemos desprezar, ou fazer pouco caso desse sangue precioso derramado a favor de nós, nos redimindo de nossos pecados? Como podemos ser tão levianos de intercedermos a Maria, sua mãe ou para qualquer santo que seja, sendo que eles morreram e já se foram. Isso é uma abominação e a bíblia condena essa atitude.  Cristo ressuscitou, e vivo está para rogar por nós diante do Pai. Alguém que coloca qualquer outro substituto de Cristo, está desprezando a sua ressurreição, a sua divindade, e Seu sangue derramado na cruz. Se alguém me provar nas escrituras que devemos adorar Maria, mãe de Jesus, ou interceder a ela, ou a qualquer outro santo, eu serei um devoto dela, mas não encontro nenhum respaldo bíblico que me autorize a tal ato.  

 

Quando pediu água, deram fel, Lc 23:36, algo de extrema amargura. Cravaram uma coroa de espinho em sua cabeça, e por cima colocaram por escrito a acusação feita contra ele: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. Mt 27:37.  Foi zombado pelas pessoas que estavam perto da cruz, Mt 27:39-42.  Nesse momento de intensa e extrema dor ele pede ao pai para livrar desse momento. “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. Lucas 23:46”. Cadê todos os discípulos? O único relato de discípulos ao pé da cruz foi o do discípulo João, que antes estivera à mesa da ceia, em momentos celebrativos, agora está ao pé da cruz, parado ao lado da mãe de Jesus, possivelmente amparando esta mulher que chora a dor de seu filho e José da cidade de Arimatéia, que levou o corpo de Jesus ao sepulcro. Mt 27:57-60.

 

Desceu ao ades: Alguns dizem que desceu a mansão dos mortos, o inferno. A Bíblia não é clara sobre se Jesus pregou no inferno, no tempo entre Sua morte e ressurreição. Essa ideia é baseada em poucos versículos, que são controversos. Quer Jesus tenha pregado ou não no inferno, depois da morte não há mais chance de arrependimento e salvação, Hebreus 9:27-28:

 

Ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; A ressurreição de Jesus foi profetizada no Antigo Testamento. O profeta Isaías disse: "Não ficarás na sepultura, e a tua carne não se consumirá" (Isaías 38:10). O profeta Daniel também disse: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno" (Daniel 12:2). As autoridades romanas tentaram impedir a ressurreição de Jesus. No dia seguinte à crucificação, elas pediram a Pilatos que o sepulcro fosse guardado por guardas. Mas, mesmo assim, Jesus ressuscitou.

 

No outro dia, que era o seguinte ao da Preparação, os chefes dos sacerdotes e os fariseus dirigiram-se a Pilatos e disseram: "Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’. Ordena, pois, que o sepulcro dele seja guardado até o terceiro dia, para que não venham seus discípulos e, roubando o corpo, digam ao povo que ele ressuscitou dentre os mortos. Este último engano será pior do que o primeiro". "Levem um destacamento", respondeu Pilatos. "Podem ir, e mantenham o sepulcro em segurança como acharem melhor". Eles foram e armaram um esquema de segurança no sepulcro; e além de deixarem um destacamento montando guarda, lacraram a pedra.” Mateus 27:62-66.

 

Preparam o corpo para o sepultamento: Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo, que não tinha consentido na decisão e no procedimento dos outros. Ele era da cidade de Arimatéia, na Judéia, e esperava o Reino de Deus. Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus. Então, desceu-o, envolveu-o num lençol de linho e o colocou num sepulcro cavado na rocha, no qual ninguém ainda fora colocado. Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado. As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, seguiram José e viram o sepulcro e como o corpo de Jesus fora colocado nele. Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento. Lucas 23:50-56. / Ler o capítulo inteiro de Lucas 24. / Mateus 28 é mais completo.

 

Tentam descredibilizar, mas a nossa fé é maior.

Existe uma força descomunal na mídia e naqueles que se contrapõe a fé cristã, uma tentativa de colocar dúvidas sobre a ressurreição, somente dúvida, isso já seria suficiente para a pessoa perder a sua fé. Muitos historiadores, arqueólogos, e grandes artistas tentam incutir na mente das pessoas que Cristo pode até ter existido, mas que Ele não ressuscitou. Alguns judeus com quem tenho conversado, não admitem a ressurreição. Ao ler Lc 24 e Mt 28, entenderá muito bem. Quando as autoridades romana pedem para o corpo da guarda, vigiar o túmulo de Jesus, na intensão de frustrarem as profecias, em seguida Jesus ressuscita e atestaram que o corpo não estava mais no sepulcro e essas mesmas autoridades subornam a guarda, para dizerem ao povo que o corpo foi roubado, na tentativa de construir uma narrativa, para que o povo acreditasse que Ele não havia ressuscitado. Essa tentativa foi frustrada uma vez que Cristo apareceu para muitos. Quando os chefes dos sacerdotes se reuniram com os líderes religiosos, elaboraram um plano. Deram aos soldados grande soma de dinheiro, dizendo-lhes: "Vocês devem declarar o seguinte: ‘Os discípulos dele vieram durante a noite e furtaram o corpo, enquanto estávamos dormindo’. Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema". Assim, os soldados receberam o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos. E esta versão se divulgou entre os judeus até o dia de hoje. Mateus 28:12-15. 

 

A ressurreição de Jesus foi testemunhada por muitas pessoas. As mulheres que foram ao sepulcro no domingo de manhã encontraram-no vazio. Elas viram anjos que lhes disseram que Jesus havia ressuscitado. Mais tarde, Jesus apareceu a Seus discípulos várias vezes.

 

A ressurreição de Jesus é um milagre. A ciência não pode explicar como um homem morto pode ressuscitar. Mas, para os cristãos, a ressurreição é uma realidade. É a base de nossa fé. A ciência pode explicar tudo menos a ressurreição, se a ciência explicasse a ressurreição, a nossa fé seria em vão, nada teria sentido. A ressurreição é um milagre e milagre não se explica é um mistério do nosso Pai Eterno. 

 

A ressurreição de Jesus é um evento que mudou o mundo. Ela nos dá esperança de vida eterna.

 

Viveu um tempo entre nós; Depois de Sua ressurreição, cristo ainda ficou um tempo entre nós quarenta dias, apareceu para Maria Madalena, para os seus discípulos. Foi testemunhado por várias pessoas da época.    

 

subiu ao Céu está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso;  

(Mt 28, 16-20). Marcos 16:19 “Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.”. Foi tudo muito bem concluído como relatado nas profecias.

 

donde há de vir para julgar os vivos e os mortos; Cristo é o Juiz, conforme se lê no Livro dos Atos: “Ele que foi constituído por Deus Juiz dos vivos e dos mortos” (Mt 10, 42). Pode ser interpretado, ou chamando de mortos os pecadores e de vivos os que vivem retamente, ou designando vivos, por interpretação literal, os que agora vivem, e mortos, todos os que morreram. Ele é Juiz não só enquanto Deus, mas também como homem. Lê-se em S. João: “Deu-lhe o poder de julgar, porque é Filho do Homem” (Jo 5, 27). “Verão o Filho do Homem vindo na nuvem” (Lc 21, 27).

 

Creio No Espirito Santo; Atos 13:52, Lucas 4:1, Atos 2:4, João 20:22, Marcos 1:8. Ele subiu aos céus, mas deixou o Espírito Santo, o consolador, aquele que está ao nosso lado para caminharmos juntos, aquele que nos dá a sabedoria para enfrentar o dia-a-dia. Se todas as nossas decisões fossem baseadas na vontade de Deus, não sofreríamos. O maior problema dos cristãos é tomar decisões sem consultar o Espírito Santo, para saber se é da vontade de Deus, pois a vontade dEle é perfeita. A vontade humana é emocional, por impulso e pelo aparente.

 

Na Santa Igreja de Cristo; Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. 1 Coríntios 12:27, Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?  1 Coríntios 10:16 “assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros”.  Rm 12:5.

 

Na comunhão dos santos; os santos são todos os separados para Cristo, se somos verdadeiros cristãos, nós somos santos. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Atos 2:42.

 

Na remissão dos pecados; em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Colossenses 1:14 - Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Mateus 26:28. Quando Adão pecou, desobedecendo uma ordem de Deus, pecou por tão pouca coisa, que hoje sofremos as consequências desse pecado que herdamos de Adão.

 

A primeira indicação de sangue, “E fez o Senhor Deus a Adão e sua mulher túnica de peles, e os vestiu.” (Gn. 3:21). É obvio que Deus não poderia vestir Adão e Eva com peles de animais, sem antes ter derramado sangue. O inocente animal foi sacrificado em favor do culpado (Adão e Eva). Isto tipifica Cristo que haveria de ser morto. Deus através de sua infinita misericórdia, lança uma chama de esperança para a humanidade. “A semente da mulher ferirá a cabeça da serpente”. O pecado foi coberto antes de Adão ter sido expulso do Éden. A semente da mulher é Jesus Cristo, a serpente é Satanás. Isto nos leva a pensar que estamos mais seguros com o segundo Adão fora do Éden do que com o primeiro Adão dentro do Éden.

 

Somos protegidos pelo sangue. “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, não haverá entre vós praga de mortalidade.” (Êx. 12:13). Esta passagem é quando Deus pediu para que o povo hebreu, passasse nos umbrais de suas residências o sangue de cordeiro espargido, para que ali o anjo da morte identificasse, para não matar o primogênito daquele lar. Os egípcios, não entendiam, mas naquela noite memorável quando a morte penetrou em todas as casas desde o palácio do rei até a casa mais simples, e o choro agônico ecoou por toda a cidade, foi o sangue que impediu que o anjo da morte entrasse nos lares marcados. Não foram as boas obras, as lágrimas ou a fé que salvaram o povo hebreu no Egito. Foi o sangue.  Este, um dos capítulos mais importante do Velho Testamento, no qual Deus pôs toda a nação de Israel sob a proteção do sangue.

 

Por que Deus exige sangue? (Lv. 17:11) “porque a vida da carne está no sangue; pelo que vô-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; por quanto é o sangue que fará expiação pela alma.”

 

(Deus é misericordioso, mas Ele não vai receber no céu um pecador não perdoado. Deus exige sangue porque Ele disse a Adão: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Mas Satanás disse a Adão e Eva que era mentira. A partir de então dá-se o início da luta entre Deus e Satanás que perdura até hoje. Se acharmos alguém praticando um pecado e dissermos a ele que “o salário do pecado é a morte”, ele responderá “Não é verdade, é mentira”. O pecado trouxe a morte.

 

Como Deus poderia cumprir a Sua palavra e poupar o pecador e ser ao mesmo tempo justo e o justificador do ímpio? O homem pecou e perdeu o direito à sua vida. Mas suponhamos que alguém morresse pelo homem para remi-lo, para lhe resgatar a vida? Alguém que, não tendo pecados próprios que o condenassem à morte, se apresentasse e desse a sua vida em resgate por muitos? “De tal maneira amou Deus o mundo que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

Glória a Deus nas alturas! Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, para tomar a nossa natureza e morrer em nosso lugar, provando a morte por todos os homens. “O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” De Gênesis a Apocalipse o sangue está presente, sem o sangue a Bíblia de nada valeria.

 

Neste versículo de Levítico 17:11 repete-se três vezes que a vida da carne está no sangue. Tire-se o sangue do meu corpo e a minha vida apaga-se. Quando Deus exige sangue, Ele, em outras palavras, reclama vida. Temos pecado e necessitamos da glória de Deus.

 

Posso morrer pelos meus pecados ou achar um substituto que morra em meu lugar? Não posso conseguir que alguém morra por mim porque esse alguém também tem pecado. Cristo não tem pecado, Ele pode, por tanto ser meu substituto. Cristo morreu pelos nossos pecados, e por isso temos a vida eterna em Cristo.) D.L. Moody

 

Meu caro leitor, quero chamar aqui a sua atenção, quanto a imensa importância do sacrifício de Jesus Cristo na cruz por nós, morrendo por nossos pecados. Logo, seria inadmissível alguém substituir, interceder por qualquer outra pessoa, como por exemplo interceder através de Maria. Maria não ressuscitou e nem derramou seu sangue na cruz por nós, ela morreu como todos morrem. Um morto não tem poder para interceder por nós, o único que morreu e ressuscitou e vivo está, é Cristo, somente Ele tem o poder para interceder junto ao Pai por nós. João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”  Qualquer outro substituto, seria abominação para Deus. Seria idolatrar, seria adorar alguém sem poder, sem vida, um morto. Os idólatras não herdarão o Reino do Deus.  I Coríntios 6:9.  Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

 

Caso o leitor, consiga provar nas escrituras sagradas, que Maria tem poder para perdoar os nossos pecados e que ela morreu na cruz por nós, eu serei um devoto de Maria. Agora, não venham me dizer que a imagem de Maria que muitos adoram, seja de escultura ou impresso em papel, é apenas como uma lembrança, como se fosse alguém conhecido, isso é pior ainda, é tampar o sol com a peneira. É a desculpa mais esfarrapada que já ouvi. É dar mais valor alguém que não morreu por nós. Satanás veio para matar roubar e destruir, ele não quer de forma alguma a sua salvação, logo foram introduzidos nas igrejas, muitos ritos, cerimoniais, tradições, liturgias humanas que dispersão as pessoas do verdadeiro e do real sentido da morte de Jesus Cristo, levando-as a uma idolatria.

 

A Bíblia diz, que maldito o homem que confia no homem. O que quer dizer isso? Eu posso confiar nos meus pais, no meu cônjuge e alguns amigos. O que a Bíblia diz a respeito do confiar, é nas palavras daquilo que ouvimos de alguns líderes religiosos, como padres, pastores, presbíteros, diáconos, entre outros, que falam coisas que nos dispersam da salvação, fora da verdade bíblica. Logo se dou ouvidos a pessoas e se meu entendimento está baseado no que ouço, e não na Palavra de Deus eu sou um maldito.

 

Se você não cuidar da sua fé e sua salvação, você simplesmente está perdido. Você deve estudar a Bíblia, ler pedindo ao Espírito Santo sabedoria no entendimento. Tem uma promessa na Bíblia no livro de Tiago que diz:  Ele, nos ensinou como perguntar a Deus para recebermos uma resposta. 5 E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada.      

 

na ressurreição do corpo; assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; 1 Coríntios 15. Leia com muita atenção este capítulo de Coríntios. Cremos que seremos ressuscitados.

 

na vida eterna. Amém; "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". Mateus 25:46. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2:25 E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. 1 João 5:11. para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna. João 3:15. Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Daniel 12:2.

 

Não sejamos tolos de desprezar essa oportunidade, de aceitarmos a Cristo como o nosso único e suficiente salvador de nossas vidas do tormento eterno. Que possamos alcançar essa graça que está disponível para mim e para você a toda hora e a todo momento.  Somente a Ele toda honra e toda a glória.

 

                Walter Figueiredo- agosto/2023

WALTER FIGUEIREDO
Enviado por WALTER FIGUEIREDO em 07/07/2024
Reeditado em 09/07/2024
Código do texto: T8101836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.