QUANDO O NOVO TESTAMENTO LÊ JÓ

"Era uma vez um homem chamado Jó, que vivia no país de Hus. Era um homem íntegro e reto, que temia a Deus e evitava o mal." (Jó 1.1)

Talvez o livro mais antigo da Bíblia seja Jó. Sua história é atualíssima. Jó era um homem próspero, rico, com muitos empregados, casado com dez filhos. Satanas atacou a Jó e sua familia. Mas que lições podemos aprender do livro?

O Diabo atacou Jó quatro vezes, de maneiras diferentes.

CARACTERISTICAS DO PRIMEIRO ATAQUE DE SATANÁS A JÓ

PRIMEIRA PARTE

1. FINANÇAS - O gado (500 juntas de boi) e jumentas (500) foram roubados pelos sabeus (Árabes vindo do sul) - Representa o sustento da casa de Jó, as finanças. (Jó 1)

2. ADORAÇÃO - As ovelhas (7000) foram queimadas por fogo que cai do céu: raios, ou meteoros (Vindos de cima e do oeste, da direção do mar) - Além de somar-se à agricultura e ao gado como sustento funanceiro, as ovelhas serviam para sustento espiritual, pois com elas Jó oferecia holocausto, adorava a Deus.

3. MOBILIDADE - Os camelos (3000) foram roubados pelos caldeus (bandidos que vinham da região da Mesopotâmia, ao norte)- Os camelos servião para o transporte de mercadorias e da produção agrícula, representa a mobilidade e as possíblidades de Jó encontrar uma saída para sua vida em meio à crise.

4. FAMILIA - Os 10 filhos foram mortos por um tufão vindo do deserto (o deserto da Arábia ficava ao leste) - A intenção era destruir a linhagem crente do patriarca.

SEGUNDA PARTE

1. Foi em um único dia, o ataque era fulminante, pegou Jó despreparado.

2. Foi no sentido horário (sul, oeste, norte, leste).

3. Atacou as principais colunas de sustentação da vida de Jó. (Gado e jumentas, vida financeira, o sustento; ovelhas, a base do sacrificio a Deus; camelos, transporte, mobilidade, a atitude de achar uma rota para a vida; filhos, a vida familiar e afetiva.)

6. Satanás agiu através do mal natural (elementos da natureza) e do mal moral (os bandidos).

7. Pela natureza do ataque, percebe-se que se tratava de um acontecimento sobrenatural.

CARACTERÍSTICAS DO SEGUNDO ATAQUE

PRIMEIRO

Satanas atacou Jó com uma doença, ou várias ao mesmo tempo, que a Bíblia resume dizendo que ele estava com feridas desde a planta do pé até os cabelos de sua cabeça. (Jó 2.7) Jó perdeu seus filhos, seu meio de adoração e sua riqueza, num unico dia. A doença por outro lado, há quem diga que demorou mais ou menos um ano. Com uma doença de pele, ele não poderia ficar convivendo com as outras pessoas, ele estava fora da cidade, largado num local ermo. Charles Swindoll, diz que ele estava no lixão da cidade, que seria um lugar similar onde ficavam os leprosos no Novo Testamento.

CARACTERÍSTICAS DO TERCEIRO ATAQUE DE SATANAS A JÓ

Satanás usa sua mulher para o atacar, isto é, um familiar, ou uma pessoa que tinha autoridade sobre a vida de Jó. O ataque de Satanas era para fazer Jó, negar a Deus. Jó era integro e reto, quer dizer que era um homem considerado inteiro, não tortuoso, com desvios, perante Deus. Ele era claro, patente, perante Deus. (Jó 1.1; 1.8; 2.3; 2.9) A Bíblia define Jó como um homem integro. Deus dá duas vezes o testemunho que ele era integro e o Diabo ataca então a sua integridade.

Não podemos ser muito criticos quanto a mulher de Jó, pois ela também viu todosos seus filhos e empregados morrerem, ela também foi roubada, perdeu tudo o que tinham, e agora estava vendo seu marido, um homem de autoridade em todo lugar, sendo ela provavelmentea primeira dama, sobrevivendo no lixão, junto com outros doentes, jogados à morte. Ela também passou de milionária a miserável. Ela também ficou pobre. Seus filhos e filhas morreram e agora seu marido estava à beira da morte. Ela não aguentava o que estavam passando. Jó a chamou de louca, ou seja irracional. Quanto tempo ela ficou vendo Jó tão doente, esperando a morte a cada minuto? Ela também sofria barbaramente. Ela não aguentava seu marido passar por aquilo. Seus filhos morreram e depois de um tempo, o Diabo os atacou novamente. Esse segundo ataque não foi imediato, demorou algum tempo.

CARACTERÍSTICAS DO QUARTO ATAQUE A JÓ

Três amigos de Jó foram até ele, com a ideia de o ajudar. (Jó 2.11-3) Entretanto eles foram tremendamente legalistas. A base era concluir que se Jó estava passando por aquela situação, então ele deveria ter mesmo algum pecado escondido, que Deus agora estava cobrando a conta. Segundo eles, à toa, não vem uma desgraça desse tamanho sobre ninguém.

Quanta gente, temos em nossas igrejas, que usam a lei de Deus, a Bíblia, para acusar, mas nunca compreenderam o espírito da Bíblia, que é salvação e um final bom para o seguidor fiel.

O CRENTE DO NOVO TESTAMENTO

O crente que ora tem revelação, pois o Espírito de Deus é Espírito de recelação. (Efésios 1) O grande problema que tenho observado é que muitos cristãos não sabem orar. Começa do principio bíblico que toda oração bíblica tinha uma respostade Deus. Hoje em dia as pessoas oram insuficientemente, menos do que deveriam e arrumam a desculpa que Deus não respondeu por algum motivo obscuro. O problema na verdade é que a pessoa não orou o suficiente para obter uma resposta. Eu explico assim: vamos supor que você pede um relógio de camelo a Deus, que custa pouco e você mesmo pode ir la e comprar. Vamos supor que essa oração leve dez minutos. Se você orar dez minutos, existe maiores chances de você conseguir comprar mais fácil. Por outro lado vamos supor que você esteja a cinco anos sozinho(a), sem uma namorada(o), e esteja pedindo a Deus uma esposa - ou um marido -, vamos supor que para essa oração ser respondida, leve 500 horas, ou um ano e trinta e sete dias e vinte e dois minutos. Ai a pessoa ora, jejua, faz campanha, mas a oração alcançou só três horasde oração, está faltando um pouquinho ainda. Entendeu? As pessoas estão orando menos do que precisam, pelo tamanho do seu pedido e não compreendem por que Deus não responde, sendo que na bíblia sempre Deus respondeu, mas temos que ficar tempo suficientemente na sua pesença para haver a resposta. "Não se apresse em sair da presença de Deus." (Eclesiastes 8.3)

Se somos pessoas de oração, acostumados a orar suficientemente até haver a resposta, outro fato acontece também conosco, que é que temos revelação. Um grande movimento de repente se advizinhou na vida de Jó e de sua familia. Se ele fosse um cristão do Novo Testamento, que aprendeu a orar até obter a resposta, e não parar a sua oração por nada, enquanto a resposta não vier, então ele terá revelação. Jó deveria ter compreendido que estava havendo um grande movimento no Céu a respeito de sua vida e de sua familia.

"Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação." (Efésios 1.16-17)

O céu sempre está em movimento, vinte e quatro horas por dia, todos os dias. O céu está trabalhando ativamente, mas em relação a nós, ao individuo, nem sempre. Não é todo dia que o céu está numa grande movimentação por uma familia, ou uma pessoa, ele está em movimento constante, por todos, mas pelo individuo nem sempre. Então, quando está em movimento por nós, pelo individuo, pela nossa familia, pela nossa igreja, temos que ter esse discernimento. Reconbhecendo que há um movimento espiritual, onde estamos envolvidos, devemos mudar nossa oração e intensificá-la. Devemos perguntar a Deus o quê está acontecendo e como agir. O grande problema de Jó, que é do Antigo Testamento, é que eles tinham o Espírito por medida e não sem medida, como nós. Hoje podemos ir enchendo do Espírito e não parar mais, naquela época era específico para fazer uma obra e quando acabasse o Espírito era retirado.

OS ATAQUES DE SATANAS

Hoje, só de nosso nome ser citado no céu, o Espírito Santo já nos vai revelando. - Estão falando de você lá, Você está sendo citado. O meu, tenho a impressão, é citado todo santo dia, várias vezes por dia.

O seu nome está sendo citado no céu, você compreende que há um movimento espiritual, envolvendo você e sua familia e suas coisas, você já vai orando pedindo proteção, e repreendendo em Nome de Jesus o que quer que seja. Você já vai repreendendo sem ver nada, só comprendendo, sentindo no seu espírito, que algo está acontecendo e você e sua familia estão envolvidos.

PRIMEIRO ATAQUE

Ai vieram os ataques de Satanás. Vieram quatro mensageiros a Jó, com noticias péssimas, no primeiro ele já deveria estar repreendendo o mal, talvez fosseminorizado alguma coisa. Apesar que foi um ataque maligno premeditado, numa ordem, para ser rápido e certeiro. Satanas atacou suas finanças, sua adoração, sua mobilidade e sua familia. Lembra: Foi no sentido horário (sul, oeste, norte, leste, 6, 9, 12, 3hs).

Se Jó fosse um homem do Novo Testamento, ao compreender que estava havendo um movimento espiritual no céu, envolvendo sua pessoa, em particular, já deveria estar orando e na duvida repreendendo o mal; talvez tivesse evitado o primeiro ataque de Satanas. Mas não entendeu assim e veio o segundo ataque.

Mas antes de passar para o segundo ataque, na área da saúde, me lembro que recentemente um pastor me disse que orou por mim trinta dias. "Pronto, falei, Deus revelou pára ele até a terceira e quarta geração da minha vida. Tô lascado, lá vem bronca." Ele me disse que estava orando para eu aparecer lá. Que mais? Só isso? Eu nunca nem senti vontade de participar de sua igreja, não sabe orar.

SEGUNDO ATAQUE

Jó foi atacado na área da saúde com uma, ou várias, doenças mortais, doloridas, dificeis, complicadas. Doia-lhe da cabeça aos pés. Ele tinha chagas no corpo inteiro, seu corpo fedia, ficou careca, desfigurado, com insõnia, dor sem parar, febre sem parar, durante quase um ano, deu vermes em suas feridas, pus, nojo. Era dificil olhar para Jó, imagine ser Jó. Era dor de cabeça, diarréia, dor no peito, dor em tudo, o tempo inteiro, sem parar, sem tréguas.

Sobre a saúde a Bíblia fala no Novo Testamento: " Está alguém doente? chame os presbíteros da igreja; e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o restabelecerá; e se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." (Tiago 5.14-16)

Estando alguém doente chame os obreiros da igreja, homens e mulheres cheios do Espírito

Santo, eles vão orar pelo doente, vão ungi-lo com óleo, que é símbolo do Espírito Santo, em Nome de Jesus. A oração vai salvar o doente e vai também curá-lo, além de que seus pecados serão perdoados. Vê, é um processo completo. Não havendo um obrreiro, você ore por você, coloque um pouquinho de nada de óleo na mão e imponha sobre a sua cabeça, ou de seus filhos, ou esposa (o) e repreenda o mal, invocando a salvação daquela pessoa, a cura e o perdão dela. E será assim.

A cura pode vir, entretanto de várias formas. Deus pode cuar na hora da oração, se ele quiser. Pode ser que o doente tenha que ir ao médico e tomar remédios. Não importa, se o tratamento é natural, ou sobrenatural, se foi orado para que o doente seja curado, então de alguma maneira vai ser. Eu não vi Jó repreendendo o mal, pela sua familia. A base de sua oração era pedir perdão, se houvesse algum pecado. Jó não tinha o conhecimento que temos e sua oração era primária, pequena, faltosa de elementos que hoje são indispensáveis, como orar em nome de Jesus, repreender o mal e invocar o Espírito Santo, para que traga revelações. O Espírito de Deus é Espírito de revelação e sabedoria.

Eu não vejo no livro de Jó, ele orando repreendendo a sua doença, eu o vejo amaldiçoando o dia em que nasceu, mas faltou-lhe compreensão que é a igreja que vai para cima do Diabo e não o contrário. Quando se diz que as portas do Inferno não prevalecerão, isso denota que o crente está metendo o pé na porta, empurrando, forçando, afastando o Inferno, derrubando as barreiras, orando, repreendendo, mandando embora, empurrando, esmurrando, derrubando as portas. Oramos e repreendemos até que o Diabo saia. Resistimos ao mal, até que ele seja quebrado, bata em retirada.

TERCEIRO ATAQUE DE SATANAS - A MULHER DE JÓ

Vejo as pessoas criticarem tanto a mulher de Jó, mas sob o olhar do Novo Testamento, a mulher de Jó estava sofrendo e precisava de tratamento. Seus filhos morreram, seu marido estava à beira da morte, sua riqueza, seus bens, todos foram destruídos, de primeira dama, era agora a esposa de um homem que todos olhavam o acusando, pois na mentalidade da época, se aquilo estava acontecendo com ele, alguma culpa deveria ter.

Mas sob o olhar do Novo Testamento, onde somos chamados de cristãos, ou pequenos Cristos, como poderíamos agir para agradar a Cristo, ou se fosse ele a tratar da mulher, o que diria, o que faria? Essa tem que ser a nossa visão e ai muda radicalmente também a resposta que Jó deveria ter falado para a esposa.

Se fosse um cristão do Novo Testamento, ao a mulher se horrorizar com o que Jó passava e ela não aguentava testemunhar, ele deveria tê-la acalmado. "Fique em paz, apesar das muitas tribulações, Deus ainda está no controle, pode ser que a gente não saiba o que Ele esta fazendo, mas Ele sabe. A vida do cristão fiel, sempre será recompensada no final. Então, aguente a prova de hoje, que Deus ainda nos abençoara. Fica em paz. Vamos orar mais, vamos congregar mais e Deus vai se manifestar e falar conosco. Ele é o nosso juiz e o nosso Ajudador."

QUARTO ATAQUE DE SATANAS - O LEGALISMO

Estamos cercados de pessoas que não compreendem o Espírito da Bíblia, seus evangelhos são acusadores, apontamentos de dedos, acusações infundadas. Jó não tinha pecado algum, o próprio Deus deu testemunho dele, sua prova era a prova destinada para a sua vida, era o seu testemunho. E que testemunho!

O legalista quer cumprir a lei de qualquer jeito e praticamente sempre, tem duas medidas, um,a delas é para si e seus familiares e outra para as pessoas de fora. Segundo uma definição: "Legalismo é o estilo de vida de pessoas que acreditam que o cumprimento das regras torna o indivíduo merecedor do favor e da salvação divina."

Hoje em dia vemos um grande foco nos dizimos e ofertas, que é uma espécie de pagamento a Deus, ou comprar a Deus e seus favores. Já ouvimos coisas assim: Seu casamento vai mal, faça um voto nos dizimos e ofertas. Está desempregado, dê o dizimo. Seus relacionamentos vão mal, você é dizimista? Ficou desempregado, está dando o dizimo? Entendeu? Usam o dizimo como uma espécie de moeda para comprar a salvação e as bençãos de Deus. Amam mais as bençãos do que o dono da benção. Com isso não quero dizer que não é para dar os dizimos e ofertas, é pra dar, mas assim como as línguas tem o seu papel e o dom de cura o seu, a oferta na igreja também tem.

Legalismo significa pôr as regras acima de Deus e das necessidades humanas. É o estilo de vida de pessoas que acreditam que o cumprimento das regras torna o indivíduo merecedor do favor e da salvação divina. Esse pensamento não é Bíblico e foi condenado por Cristo:

“O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado." ("Lucas 18:11- 14)

A base dos amigos de Jó era o acusar de algum pécado escondido. Eles não poderiam supor que ele estivesse sofrendo tão severamente, apenas por ser fiel. A teologia de muita gente está atravessada e legalista, sem misericórdia, sem amor. Olhamos para o livro de Jó e seus acontecimentos, sob a ótica do Antigo Testamento, onde o Espírito era dado por medida e não pela óptica do Novo Testamento, pelos ensinos de Cristo e dos apóstolos. A Primeira Igreja de Atos dos Apóstolos foi perseguida mas não se via acusação de pecados legalistas entre eles.

"De fato, todas as pessoas que almejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidas." (2 Timópteo 3.12) Piedosamente, religiosamente, fiel, sanmta, na presença de Deus, em oração e jejum, congregando e trabalhando para Cristo. Todas que quiserem viver assim serão perseguidas pelo dioabo e por aqueles que vivem uma vida errada. Só de você ser um marido que chega na hora, após o serviço, fica em casa no final de semana, sem beber, não tem rolos com mulherada por ai, é fiel, ama a esposa e os filhos, já é uma acusação para o vizinho que não é nada disso. Só de você ser uma pessoa que sai no horário para trabalhar, acusa aquele que não trabalha, ou que chega atrasado todo dia. Entende? O fazer certo é acusatório para quem estpá fazendo errado. Só de você fazer certo e a mãe buscar os filhos na escola, no horário, com a roupa limpinha, tratar bem os filhos, acusa aquela que não é nada disso. Só de você ir ao culto, acusa aquele que não vai, pois ele deveria ir também. Só de ser cristão acusa o mundo que eles todos deveriam ser também. Quando um crente ora, acusa todas as pessoas que não oram. Quando você é abençoado isso acusa o outro que na mesma situação não buscou a Deus em oração e jejum, até que a benção manifestasse. Ser cristão é altamente acusatório para quem não é, e isso traz perseguição. Além disso o diabo não está gostando daquele que fica buscando a Deus e vai tentar persegui-lo. Estamos numa Guerra e devemos saber usar as armas que a ela compete.

Uma maneira de tratar gente legalista é mostrando pra eles que isso é errado. Jó não tinha pecados. Sua mulher e filhos nmão tinham pecados. Aconteceu o que aconteceu, por que era a prova, o testemunho destinado à sua vida. Porém existem maneiras mais fáceis de passar pelo deserto e existem maneiras de ficar preso no deserto para sempre e morrer na prova. A grande provação de Jó mostrar que ele era grande o suficiente para poder passar por ela.

VIVENDO NO NOVO TESTAMENTO

O Antigo Testamento tem suas maneiras de lidar com as coisas. Pra eles, que não tinham toda a teologia bíblica, era uma questão de cumprir a lei, ou ser legalista. Eles tinham o Sistema Sacrificial, onde o pecador colocava a mão na cabeça do animal inocente e simbolicamente o seu pecado passava para o animal. O pecado era tratado do lado de fora da pessoa e não resolvia nada. Para o Antigo Testamento, as batalhas eram contra o outro povo, as oputras pessoas, a outra cidade. Não raro temos muitas falas de cerco à cidade, dar voltas na cidade, gritar, matar o inimigo e seus filhos, contos e histórias sobre reis e reinados e filhos rebeldes dos reis. Tudo isso mexe com a nossa imaginação, mas ai chegou o Novo Testamento e mudou tudo. O inimigo não são as pessoas, nossa luta não é contra a carne nem o sangue. Batalhamos com oração e jejum e não armados. Todas as pessoas precisam de tratamento de Deus. Amai ao próximo, fazei o bem a todos. Carregai a cruz um dos outros. O Espírito Santo foi dado sem medida, ele agora está dentro de nós, mudando nosso caráter e não apenas nos fazendo cumprir ritos e regras e leis.

A história de Jó, contada pela ótica do Novo Testamento muda muito. E nossa vida, é contada pelo Velho Testamento, ou é pautada pelo Novo?

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 02/07/2024
Código do texto: T8098252
Classificação de conteúdo: seguro