Teologia Valor Temporâneo: João Calvino Ou Jacó Armínio Parte #01

As diferenças teológicas entre João Calvino e Jacó Armínio são fundamentais para compreender as distintas tradições dentro do Protestantismo Reformado?

As diferenças teológicas entre João Calvino e Jacó Armínio são fundamentais para compreender as distintas tradições dentro do Protestantismo Reformado, especialmente no contexto do Calvinismo e do Arminianismo. As principais diferenças se concentram na doutrina da predestinação, a natureza da graça, e a vontade humana. Aqui estão as diferenças mais notáveis:

1. Predestinação

Calvino:

Eleição Incondicional: Calvino defendia a ideia de que Deus, antes da fundação do mundo, escolheu algumas pessoas para a salvação (eleição) e outras para a condenação (reprovação), com base exclusivamente em Sua vontade soberana, não dependendo de qualquer mérito ou ação humana.

Dupla Predestinação: Calvino acreditava que Deus predestinou tanto os eleitos para a vida eterna quanto os réprobos para a condenação eterna.

Armínio:

Eleição Condicional: Armínio argumentava que a eleição é baseada na presciência de Deus sobre a fé e a perseverança dos indivíduos. Deus escolhe para a salvação aqueles que Ele sabe que crerão em Cristo.

Rejeição da Dupla Predestinação: Armínio rejeitava a ideia de que Deus predestinou pessoas para a condenação. A condenação seria resultado da rejeição pessoal do evangelho por parte do indivíduo.

2. Graça

Calvino:

Graça Irresistível: Segundo Calvino, a graça de Deus é irresistível; quando Deus escolhe conceder Sua graça salvadora a alguém, essa pessoa inevitavelmente responderá com fé e será salva.

Armínio:

Graça Resistível: Armínio defendia que a graça de Deus pode ser resistida pelo indivíduo. As pessoas têm o livre-arbítrio para aceitar ou rejeitar a graça de Deus.

3. Vontade Humana e Livre-Arbítrio

Calvino:

Depravação Total: Calvino ensinava que a natureza humana está totalmente corrompida pelo pecado original, a ponto de o ser humano ser incapaz de escolher Deus ou fazer o bem sem a intervenção da graça divina.

Determinismo: Calvino defendia uma visão em que a soberania de Deus determina todos os eventos, incluindo as escolhas humanas.

Armínio:

Depravação Parcial: Embora Armínio concordasse que a natureza humana está corrompida pelo pecado, ele acreditava que a graça preveniente de Deus possibilita ao ser humano responder ao evangelho.

Livre-Arbítrio: Armínio afirmava que os seres humanos têm a capacidade de escolher ou rejeitar a salvação oferecida por Deus.

4. Perseverança dos Santos

Calvino:

Perseverança dos Santos: Calvino acreditava que aqueles que são verdadeiramente eleitos e regenerados por Deus perseverarão na fé até o fim e não perderão a salvação.

Armínio:

Possibilidade de Cair da Graça: Armínio sustentava que é possível para um crente perder sua salvação através de uma apostasia deliberada e contínua.

Estas diferenças teológicas entre Calvino e Armínio formaram a base para as tradições reformadas conhecidas como Calvinismo e Arminianismo, que continuam a influenciar significativamente o pensamento teológico e a prática dentro do Cristianismo protestante até hoje.

O que Diz a Bíblia?

Passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento que sustentam e ilustram as diferenças teológicas entre João Calvino e Jacó Armínio. Referências bíblicas relevantes para cada ponto discutido.

1. Predestinação

Calvino: Eleição Incondicional

Efésios 1:4-5: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.”

Romanos 9:11-13: “Pois antes dos gêmeos nascerem ou praticarem qualquer bem ou mal, para que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama, foi dito a ela: O mais velho servirá ao mais novo. Como está escrito: ‘Amei a Jacó, mas rejeitei a Esaú.'”

Armínio: Eleição Condicional

Romanos 8:29: “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

1 Pedro 1:1-2: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos, exilados da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, escolhidos segundo a presciência de Deus Pai, mediante a santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.”

2. Graça

Calvino: Graça Irresistível

João 6:37: “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.”

João 6:44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Armínio: Graça Resistível

Atos 7:51: “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.”

Mateus 23:37: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta seus pintinhos debaixo das asas, e vós não quisestes!”

3. Vontade Humana e Livre-Arbítrio

Calvino: Depravação Total

Romanos 3:10-12: “Como está escrito: ‘Não há justo, nem um sequer, não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um só.'”

Efésios 2:1-3: “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.”

Armínio: Depravação Parcial e Livre-Arbítrio

João 1:9: “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todos os homens. Ela estava chegando ao mundo.”

Tito 2:11: “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.”

Deuteronômio 30:19: “Hoje invoco o céu e a terra como testemunhas contra vocês de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.”

4. Perseverança dos Santos

Calvino: Perseverança dos Santos

João 10:28-29: “Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.”

Filipenses 1:6: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

Armínio: Possibilidade de Cair da Graça

Hebreus 6:4-6: “Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, provaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível renová-los novamente para arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus e o expondo à desonra pública.”

2 Pedro 2:20-22: “Se, tendo escapado das corrupções do mundo pelo conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, são novamente enredados nelas e por elas vencidos, estão em pior estado do que no princípio. Melhor lhes seria não terem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o conhecerem, voltarem para trás, afastando-se do santo mandamento que lhes foi dado. Com eles aconteceu o que diz certo provérbio verdadeiro: ‘O cão voltou ao seu vômito’, e ainda: ‘A porca lavada voltou a revolver-se na lama.'”

Essas passagens bíblicas consolidam as diferenças teológicas entre João Calvino e Jacó Armínio, mostrando como ambos os lados interpretam as Escrituras para fundamentar suas posições sobre predestinação, graça, vontade humana e perseverança dos santos.

Roberto Dovanni
Enviado por Roberto Dovanni em 28/06/2024
Código do texto: T8095459
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