Uma limpeza difícil

Qual a sujeira de mais difícil remoção? Será possível se tornar puro como a branca lã? Vamos ver isso pelas Sagradas Escrituras.

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer “o mal”. Aprendei a fazer “o bem”; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor; AINDA QUE OS VOSSOS PECADOS SEJAM COMO A ESCARLATA, ELES SE TORNARÃO BRANCOS COMO A NEVE; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, SE TORNARÃO COMO A BRANCA LÃ. Isaías 1:16-18.

Quem diz o que atrás reproduzimos é o próprio Deus pelo profeta. Mas como isso é possível?

Colocamos entre aspas “o bem” e “o mal” em destaque, para defini-los para aqueles que não sabem o significado bíblico deles. O bem é um adjetivo da lei de Deus, enquanto que o mal é um adjetivo do pecado. Rm. 7:7-23.

Assim, quando Deus diz que devemos aprender a fazer “o bem”, é para que aprendamos a guardar a Sua Lei, pois Ele o faz depois da concitação para tirar a maldade dos nossos atos de diante dos seus olhos.

Então o que é contrário à lei Dele é maldade.

No passado os pecados involuntários eram perdoados com os sacrifícios diários e anuais, e os sacrifícios pessoais. Mas os pecados voluntários eram punidos com a morte do infrator. Isso quando o povo escolhido por Deus para lhe ser povo santo, o Israel nominal, da Palestina, vivia em um território próprio com governo teocrático.

Através do Salmista, Deus ensina como um mancebo pode purificar o seu caminho, veja:

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Salmos 119:9.

Ressalvamos que “A Palavra de Deus” é a Sua Lei, o decálogo, não a bíblia como dizem alguns pretensos mestres. Veja: Porque diz uma escritura: “A Tua Palavra é a Verdade desde o princípio”. Sl. 119:160 p.parte. E a tua lei é a verdade”. Sl. 119:142, segunda parte.

Por conseguinte, diz o Espírito Santo que a igreja é purificada com o lavar da água, pela palavra. Então, em todos os tempos, tanto na antiga dispensação da graça como na nova dispensação da graça, a purificação se dá pela obediência às leis ou mandamentos de Deus.

Os sacrifícios diários, anuais e pessoais feitos com a morte de animais, prefigurava a morte de Jesus, o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

E a morte de Jesus não purificou o pecador, apenas pagou o preço de resgate daquele que aceita o seu resgate. A purificação ocorre com o sangue simbólico por ocasião da ceia, na qual o vinho simboliza o sangue de Jesus.

Portanto, o pecado é uma mancha que só a obediência às leis de Deus podem purificar.

Guarulhos SP, 26/06/2024

Oli Prestes

Missionário