Profeta; um ser a serviço de Deus, e não do ego.
Profeta; um ser a serviço de Deus, e jamais do ego. (II).
E prosseguiu: Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito na sua terra. (Lucas 4:24). Aqui Jesus salienta algo sobre o profeta.
Hoje em dia o profeta é tido como um adivinho ou prognosticador. Mas o profeta na bíblia era uma pessoa a serviço de Deus, e o seu dever era orientar o povo escolhido em sua caminhada, o profeta tinha uma árdua missão de alertar o povo de Deus sobre seus erros.
No grego que é o caso acima o termo profétes (προφήτης), um composto de πρό e φημί um ("profeta"). No hebraico é (נָבִי,/ nabi. Nos dois idiomas ele é um porta voz da vontade de Deus para o seu povo, com o dever de mantê-los no caminho do mundo vindouro. E não vemos de modo algum um prognosticador que vive para satisfazer os desejos egoístas de uma pessoa, de um povo, ou para espalhar o medo.
certo sábio afirmou num tempo que a profecia é a crítica apoiada na esperança e na voz divina. Pois o profeta assinala a pessoa ou a uma nação o que está errado, mas não o faz para provocar o desespero neles e sim para lhes indicar o caminho da emenda e da retidão de vida.
Isso nos serve de lição, pois de um lado vemos os ditos profetas de um si mesmo, que vivem para espalhar o medo, fazendo o uso de textos bíblicos fora do contexto. Criando falsos pensamentos ou ideologias que confundem a alma, e a afasta do caminho da unidade em Cristo.
De outro lado vemos bajuladores que buscam aplausos revelando profetadas que servem para dar uma falsa esperança e que enchem o ego. E como resultado a alma fica mergulhada no lodo do egoísmo se afastando do caminho de Cristo.
Ou seja, todo Cristão deve sempre buscar a orientação do Espírito Santo, para reconhecer se uma profecia é advinda de Deus, ou do ego humano. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)