De onde vem o mal? O que é isso?

Quem nunca sentiu de perto o mal? Ele ocupa todas nações, sejam elas de primeiro mundo ou não. E nas famílias? Ricas ou pobres, o mal se faz presente. Mas de onde vem isso?

Deus através do profeta Isaias fez uma declaração, que causa estranheza para nós que pregamos que Deus é amor: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas". Is.45:7.

Deus não criou o mal no sentido moral. "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal" (Salmo 5:4-5). Deus não tenta ninguém, pois ele é a fonte de "toda boa dádiva e todo dom perfeito" (Tiago 1:13-17). A palavra hebraica traduzida aqui por “mal” é ra’, que não significa o mal moral, mas, fundamentalmente, terremotos, pestes, desastres e provações que Deus cria, para disciplinar ou castigar. Deus diz através de Malaquias: "Eu, o Senhor, não mudo" (Ml.3:6).

Também causa alvoroço quando lemos em Mateus 10:34-36: "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares". Jesus é o príncipe da paz e veio trazer guerra? São textos que, se não forem observado o contexto, acaba confundindo os leitores.

Cristo declarou: “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem” (Mc 7.21-23).

A santidade de Deus revela o mal nos homens. Assim que você acende a luz, as trevas se dissipam. Você apaga, e elas aparecem. "Deus é luz e nele não há trevas", é o que diz o texto sagrado, em 1Jo. 1:5.

Deus não é a causa do mal. Os homens são influenciados pelo maligno e pela sua natureza decaída. O mal permeiava o homem desde a sua criação. Até que o homem caiu. Desde então, a terra está dominada pelo maligno. O mundo jaz no maligno.

Então existe o mal como catastrofes, dessatres, pestes... E isto não afeta a moral. E existe o mal em ações e atitudes. Este sim, afeta a moral.

Quer se afastar do mal? Apegue-se ao bem. Quer sair das trevas? Busque a luz de Cristo. "Eu sou a luz do mundo", disse o Verbo encarnado.

Jorge Nilson Silva dos Santos