A sempiterna abundância do amor.
A abundância sempiterna da justiça do amor.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. (Mat 5:20). Este versículo faz parte do ensinamento de Jesus sobre a abundância da justiça Cristã no sermão do monte.
Exceder no grego (περισσεύση/perisséfsi), no hebraico é (תרבה// teravah) , que significa multiplicar, abundar, ou seja, o Cristão tem o dever de fazer com que a justiça do amor permeei toda a terra.
Justiça no grego (δικαιοσύνη/dikaiosýni), no hebraico (צְדָקָה./tsedakha), que significa misericórdia, justiça que se baseia no respeito e cuidado com as vidas.
Os ortodoxos da época eram obedientes ao um conjunto de leis, mas não havia o respeito nem amor em seus corações. O que isso quer dizer? O "tema" da vida que viviam os ortodoxos era a lei, de uma auto justificação que tinha como meta e desejo de satisfazer as exigências de um conjunto de regras.
É possível, ao menos teoricamente, pensar que alguém seja capaz de satisfazer as exigências de um conjunto de regras, em um sentido mais simples pode chegar o momento em que alguém diga: "Cumpri todas as regras. Agora estou quites com Deus, e mereço o céu.”
Mas isso é um ledo engano, pois o que o Pai quer de nós, é que retornemos a imagem e semelhança perdida no ato da desobediência. Imagem e semelhança que se reflete na misericórdia, no amor e no cuidado com as vidas que nos rodeiam.
A justiça do Cristão vai além da obediência, o Cristão enquanto discípulo de Cristo carrega consigo o respeito, não por medo ou obrigação, mas por amor. Porque o "tema" da vida cristã é o amor e serviço que proporciona o bem estar a outrem.
Somente o praticar do amor pode exceder em muito a leis dos legalistas. Pois o amor em sua sempiternidade sempre nos fará devedor do amor. Se amarmos a alguém com todo nosso coração sentiremos que mesmo que lhe tenhamos dado toda uma vida de serviço e adoração, e tudo que podíamos ainda lhe deveremos o amor. Porque o universo inteiro é pouco diante o valor do amor.
E aqui entendemos que a vida cristã pode se resumir em uma frase; “ Pratique o amor a Deus e ao próximo, e deixe de lado o egoísmo do, eu quero." Pois quando nos damos conta de como Deus nos amou, o nosso único sentimento é o de servir a este amor por gratidão.
(Molivars.