#ChicoDoCratoEscancara - Igrejas evangélicas dão lucro, quanto do lucro fica com o dono das igrejas?
#ChicoDoCratoEscancara -
Igrejas evangélicas dão lucro, quanto do lucro fica com o dono das igrejas?
https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-religiao-e-teologia/8089532
Contato
cdc.chicodocrato@gmail.com
Na Igreja Universal, existe uma hierarquia muito rígida e respeitada. O pastor iniciante aprende desde de cedo que para subir na escada da hierarquia, precisa apresentar resultados financeiros.
Todo pastor é obrigado a 'fechar o mês'. Isso significa que ele deve arrecadar o valor estipulado pelo pastor superior. O valor estipulado vai variando de igreja para igreja, pois depende do bairro e condição financeira dos fieis. Uma igreja em bairro nobre é um valor, uma igreja de bairro simples mas com muitas pessoas contribuindo será outro valor.
O pastor só recebe recompensas dentro da instituição se for um pastor que sempre fecha o mês e arrecada mais do esperado. Ele será rapidamente recompensado com igrejas maiores, direito a ter um carro cedido pela igreja, casar e receber 'promoções' como por exemplo se tornar um pastor regional, bispo auxiliar ou bispo titular.
Todo dinheiro arrecado pela igreja vai para a igreja regional que depois vai para a sede (chamada de Catedral). Lá existe um administrativo ou tesouraria que se encarrega de pagar os alugueis de todas as igrejas e demais despesas. Portanto, o pastorzinho daquela igreja de bairro é obrigado a passar tudo para a sede, e lá perde o rastro do dinheiro.
É claro que muitos pastores se corrompem ao longo do caminho e começam a gastar ou usar o dinheiro indevidamente até serem descobertos. Geralmente a igreja não tolera 'concorrência' rs.
Pastores do baixo clero recebem uma 'ajuda de custo', porque não são CLT e abrindo mão de muitos direitos trabalhistas. Esse valor varia se o pastor é casado ou solteiro, mas não é um valor muito alto, hoje em dia deve variar entre 1 à 3 salários mínimos dependendo do caso. Pastores regionais recebem mais, por são responsáveis por cobrar esses pastores e também por serem casados geralmente tem um salário maior. Já o bispo é o cargo máximo dentro da igreja usufruindo de uma casa mais luxuosa, carro superior e responsável por prestar conta do estado para o Bp Macedo.
O BP Macedo é o dono absoluto da igreja e todo dinheiro é administrado pela cúpula do Macedo. Dizem que muito vai para manter a Rede Record, pagar casas e salários de pastores e bispos e alugueis de igrejas.
É inegável que todo esse sistema gera muitas despesas e gastos e precisa de dinheiro para manter. A questão é se é isso que Jesus pensava quando disse 'ide e pregai o evangelho'. Será que ele pensava em grandes catedrais e os fieis tendo que colaborar todo mês com valores exorbitantes ou ele pensava em algo mais simples onde todos pudessem viver a simplicidade do evangelho. Fica essa questão.