Uma reflexão sobre o chamado de Abraão

Segundo a bíblia, ele tinha muitos servos ao seu serviço. Eram 318 dos nascidos em sua casa. E havia os pais desses servos, o que eleva o número deles. Possivelmente Abraão tinha uma vida gregária, e estava estabelecido como um agropecuarista onde ele estava.

Segundo um achado arqueológico, ele era fornecedor do rei Mari. Portanto ele era um importante produtor e negociante. E, nessa condição, Deus mandou que ele saísse da sua terra e do meio da sua parentela, e fosse para um local que Deus lhe mostraria.

Imagine se alguém hoje tivesse que deixar um negócio próspero para sair sem saber para onde ir. E ainda mais tendo que levar consigo centenas de empregados, os quais dependiam dele para serem diariamente mantidos. Só o gado que devia ser morto diariamente para a manutenção de um número grande de servidores não era pouco.

Além do que, ter que arrumar tudo o que eles deveriam levar consigo para a campanha, como utensílios domésticos, material para fazer as tendas, arreios, enfim. Não foi uma tarefa para qualquer um.

Ele percorreu mais de mil quilômetros durante a sua peregrinação, e teve que lutar com cinco reis que sequestraram o seu sobrinho Ló juntamente com os habitantes de Sodoma e Gomorra.

Só a tarefa de administrar um negócio do tamanho que Abraão administrava, não era um trabalho simples, mas muito dinâmico e que requereu muita habilidade.

Entretanto, ele enfrentou com determinação e fé. E isso em um tempo em que não havia essa parafernália de utensílios elétricos e práticos, de motores a descascador e picador de coisas de comer.

Tudo tinha um modo próprio para ser conservado, já que não havia geladeira, e a temperatura na franja do deserto oscila muito entre a noite e o dia. As coisas apodrecem muito facilmente em certa temperatura, e é preciso muita habilidade para conservá-las.

Ainda teve o problema dos reis que tomaram a esposa dele. Também teve o problema da fome que sobreveio àquela região, fazendo que ele tivesse que descer ao Egito.

Então, como se vê, não foi fácil, como não é fácil para os chamados para ser líder e servo de Deus. Porque Ele prova, para ver se o servo confia no Deus que diz crer.

Portanto, seja forte e corajoso, não pasme nem te espantes, porque o Senhor te fará prosperar em tudo o que você colocar as mãos. Tão somente sê forte e muito corajoso.

Guarulhos SP, 15/06/2024

Oli Prestes

Missionário