Escutar com atenção antes.
Escutar com atenção para servir o próximo.
Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,(Tiago 1:19).
Aqui neste versículo tem um vivo ensinamento para todo aquele ou aquela que é líder, pastor, presbítero ou que ocupe um cargo eclesiástico. E para qualquer um que se proponha a estar ao lado de outrem. E para aquele que ensina seja mestre, orientador ou professor.
Vemos destacar três palavras, ouvir, falar e irar. Ouvir nos idiomas originais é (שָׁמַע./shamå; ἀκούω/akoúo), que está ligado para escutar, ou seja, prestar atenção em quem fala e no que está sendo dito.
E somente depois falar, ou proferir uma sentença de conselho ou acusação. Nos idiomas originais, (דִּבֵּר./diber; λαλέω/laléo), hoje em dia muitos de nós nem ouve o próximo em suas dores, dificuldades e tristezas, que dirá escutar. Mas Jesus nos ensinou a dar atenção.
E não deixar que a ira que é uma emoção se torne um sentimento de vingança ou de rancor. Irar nos idiomas originais (כָּעוּס./kayus;ὀργή/orgí), que está ligado a se deixar levar pela emoção movida pelo calor da paixão , ou seja, meditar e orar, e só agir sob a orientação do Espírito Santo.
E aqui aprendemos que devemos escutar, dar atenção a quem nos procura sempre primando no que ele ou ela precisa atendendo a sua necessidade na medida e altura que este precisa; e jamais o que queremos ou pensamos que este precisa.
Isso é servir em amor e verdade, pois Jesus nosso Mestre e Senhor, sempre perguntou, o que queres, o que precisas?
(Molivars).