2 - Fortaleza x Inconstância - análise dos afrescos de Giotto para este par de virtude e vício
“Tudo posso Naquele que me fortalece” Filipenses 4:13 “Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas” Lucas 21:19
“O homem santo permanece na sabedoria, estável como o sol; mas o insensato é inconstante como a lua” Eclesiástico 27:12
Fortaleza e Inconstância é o par de virtude e vício associados à vontade, que é determinante para enfrentar os contratempos da vida na busca do bem maior.
Pela luxúria, as potências superiores, ou seja, a razão e a vontade, ficam desordenadas. Como na ação humana o mais importante é o fim, é preciso prudência para não trocar bens maiores, que levam à salvação, por bens menores, como prazeres e riquezas; e é preciso constância para não desistir da busca pela salvação, o bem maior.
*Para ver as imagens, acessar https://bit.ly/ArenaHD*
A Fortaleza/Perserverança é representada por uma guerreira com colete, de pé e apoiada num grande escudo atacado com flechas e lanças, com a boca aberta, olhar estrábico: um para o alto e outro para o ataque. Isto simboliza força, coragem, clamor a Deus e atenção. Na outra mão um bastão cortante de ferro. Sua retaguarda é coberta por pele de leão: na cabeça, ombros e cintura, que a definem como um verdadeiro Hércules, capaz de suportar as dores de situações difíceis próprias da condição humana.
A Inconstância é representada por uma jovem assentada numa roda sobre um plano inclinado de mármore manchado e com pés descalços; com corpo projetado para trás puxado pelo vestido insuflado por um vento. Estes elementos simbolizam que imprevidência frente a eventos externos que resultam em escolhas ruins que desequilibram o indivíduo perante as intempéries da vida. A boca fechada, olhos, cabelos e orelhas expostas e expressão séria com braços estendidos um acima e outro abaixo denotam sensibilidade à realidade, porém acompanhada de descrença e confusão sobre a hierarquia dos bens humanos e divinos.
Exercícios para desenvolver a fortaleza e eliminar a inconstância estão relacionados à sensibilidade. Cuidados com o que se vê e com o que se ouve; jejuns frequentes e refletidos, economia no horário de sono e atividade física impactante são dicas para se desenvolver a perseverânça. O exercício da prudência ajuda a não se encastelar na roda dos modismos.
"Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua Justiça, e tudo o mais vos será acrescentado. Não fiqueis ansiosos com o amanhã, pois o amanã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." Mateus 6:33-34