Jamais por medo e sim por amor.
Jamais por medo e sim por amor.
Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.(1Ts 5:5). Neste versículo Paulo discorre sobre o dia do Senhor ( Parousia).
No grego (Παρουσία/ Parousia)), traduzido ao pé da letra significa, presença, mas no significado mais profundo é o retorno de Jesus o Cristo para buscar aqueles ou aquelas que nEle crê e praticam o seu amor.
E quando lemos está carta na íntegra veremos que Paulo nos orienta a não sairmos buscando fatos externos e se preocupar com a volta. Pois somos filhos da luz e pregamos e ensinamos sobre a luz.
É comum vermos líderes, pregadores e irmãos, ameaçando o outros com a condenação do inferno, e isso se faz triste porque Jesus o nosso Mestre e Senhor não se ocupou em ensinar sobre o inferno.
E quando o fez Ele falou sobre o lago de fogo, e jamais sobre o inferno dantesco que povoa o imaginário dos religiosos. Até porque a luz atrai pelo seu brilho, seu calor, seu aconchego e pela sua paz.
E quem prega, ensina ou tenta atrair pessoas pelo medo de um inferno cruel, esta acumulando peso em sua medida, e a receberá no dia do Senhor medida recalcada e pesada de acordo com o que ensinou e pregou.(Mat 7:1-4).
Logo a frente veremos que Paulo fala sobre , admoestar, consolar e de sustentar os fracos na fé. E ele fala para fazer isso fugindo da aparência do mal, ou seja, quando ameaçamos o irmão com o inferno que a dentro de nós, somos a aparência do mal.
Ele fala sobre a paz (ειρήνη/eiríni), ou (שלום אדוני./ shalom Adonai). Neste cabe uma orientação, shalom é olá ou oi, mas o transcrito acima, traz consigo a paz que vai além do entendimento humano.
E aqui aprendemos que jamais devemos, pregar , ensinar ou tentar trazer alguém para Cristo pelo medo, e sim pelo exemplo vivo do amor que serve, onde o carinho a paz e a misericórdia se faz presente, na presença de Jesus O Cristo.
(Molivars)