VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA "BAMBURRAR?"
Com o perdão da ignorância, nunca tinha ouvido falar essa palavra. A princípio, pensei tratar-se de uma gíria e, por ouvir o termo repetido em alguns relatos, resolvi olhar no dicionário. E não é que está lá? Bamburrar é o mesmo que "encontrar por bambúrrio, por acaso, ouro, diamantes ou outras pedras preciosas, e enriquecer.
Como aqui na cidade de Nova Era têm vários garimpos, muita gente conhece pessoas que bamburraram ou flexionaram esse mesmo verbo em tempo e modo diferenciados, relatando acontecimentos, ou lendas sobre o enriquecimento repentino, ou mesmo inesperados crimes, por disputas insólitas.
Nada contra o enriquecimento justo ou pelo trabalho honesto, mas esta vida é passageira e a ambição desmedida e a corrida insana pelo enriquecimento fazem em todo o tempo suas vítimas, tanto no campo material, como no espiritual. A corrida pelo ouro e pelas preciosidades desta vida caminha com a humanidade, desde os primórdios.
Há um tesouro que o mundo não aprecia e, muitas vezes ignora, durante sua trajetória humana, ou seja, as riquezas espirituais. Se ambicionasse o homem esses valores como na busca pelo vil metal, a todo preço e a qualquer custo, o passo da humanidade teria outro ritmo e sentido.
Infelizmente, a persistência de um indivíduo na corrida pelo ouro deveria ser imitada por aquele que busca andar nos caminhos do Senhor, rumo ao seu destino eterno, perseverantemente, no conhecimento contínuo do Senhor!
Como o garimpeiro renova sua esperança, ao mínimo sinal de um achado certeiro, assim deveria ser renovada a fé daqueles que presenciam tantos sinais da presença de Deus em sua vida, diante do poder e tamanha misericórdia divina, sem qualquer merecimento de nossa parte:
"se procurar a sabedoria como se procura a prata
e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus" Provérbios 2:4-5
A riqueza essencial e duradoura se acha depositada em vasos de barro, pois o Espírito de Deus escolheu habitar em nós, peças imperfeitas, limitadas, somente pelo poder exclusivo e extraordinário da Graça de Deus, nunca porque estejamos aptos. Esse poder incomparável de Deus se revela em nós e, a partir de nós, para alcançar nosso semelhante.
É a Palavra de Deus a jóia preciosa e definitiva que resgata em nós a identidade de filhos, revelando quem o Senhor é, apesar da nossa miserável condição humana.
Não temos do que nos gloriar, porque toda excelência do poderio emana de Deus, que escolheu primeiro o fraco, o rejeitado, o oprimido, o humilde e o humilhado, para confundir o mundo e se revelar no improvável. "Se alguém tem de se gloriar, glorie-se no Senhor", porque, sem Ele nos capacitando para o serviço do bem, somos poeira e inutilidade! Jeremias 9:24.
Se alguém tem o Espírito de Deus, este tornou-se depositário da maior riqueza que o ser humano pode comportar, sem o direito de gloriar-se em si mesmo e de se envaidecer, inutilmente!
A riqueza nesta terra acaba, mas os tesouros do Reino são inesgotáveis: faça delas a sua prioridade!
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde da soberba! Amém!
Dora Tavares Duarte