Não faça por merecer

Os presídios estão superlotados de apenados por causa de seus malfeitos. E só um ou outro foi vítima de má sorte. O que fazer para não se tornar uma vítima?

Embora um sem número de pessoas não conheça a bíblia, e não conheça os dez mandamentos na íntegra, a maioria sabe que roubar é crime passivo de condenação e reclusão, mesmo que o roubo ou o furto seja por fome, mas mesmo assim comete esse delito. Outros também sabem que não devem portar arma de fogo, mas o fazem. Outros sabem que não devem atentar contra a integridade de outrem, mas intentam, e até acabam por suprimir ou extinguir a vida de um semelhante, porque estavam de posse de uma arma em um momento de litígio entre si e outro.

Segundo uma regra da lei dos homens, “a ninguém é defeso ignorar a lei”. Assim, se houver violação da lei humana, isso pode resultar em condenação do faltoso.

Do mesmo modo em relação à lei de Deus. Este deixou a sua lei como regra para todos os humanos. Eclesiastes 12:13. Mas Deus não está fazendo justiça condenatória ainda. Então ninguém que viola uma das suas leis, em número de dez, é logo apenado. Porque Ele determinou um dia para julgar com justiça e com a sua justiça, a qual é a Sua Lei.

Assim, o próprio povo que se tem como de Deus, viola algumas das suas leis na maior cara dura, achando que isso será relevado por Ele, pois, segundo alegam, pedem perdão todos os dias a Ele.

Bem, devo dizer que “quem sabe fazer ‘o bem' e não faz, comete pecado”. “O bem“ , segundo Deus, é um adjetivo da sua Lei. Por isso um outro texto bíblico diz que “quem tiver feito ‘o bem', sairá para a vida eterna, e quem fizer ‘o mal' sairá para a condenação eterna.

O Espírito Santo diz por Tiago que, se alguém não mata, mas adultera, se faz transgressor. E que “quem guardar toda a lei, mas tropeçar em só ponto, se torna culpado de todos”.

Então quem guarda nove leis do decálogo, mas não guarda as dez, também será condenado.

Diz o Espírito Santo por Paulo, “quem vos fará mal, se fordes zelosos ‘do bem'?”.

Portanto, “façamos 'o bem' enquanto temos oportunidade, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos”. Ou seja, guardemos a lei de Deus sem esmorecer a fim de que não nos tornemos culpados.

Guarulhos SP, 08/06/2024

Oli Prestes

Missionário