Você vê sua Mente? Deus é a Mente do Universo, por isso não O vemos
Você vê sua Mente? Deus é a Mente do Universo, por isso não O vemos.
"Assim como não podemos ver diretamente nossa própria mente, também não podemos ver a mente do Universo, Deus , por esta razão está escrito em 1 João 1,18: "... ninguém jamais viu a Deus ..." . Também Jesus era enfático ao afirmar "...Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?". ( João 14,9)
A mente é imaterial e intangível. Ela é como um espelho que reflete a realidade, mas que não pode ser vista em si mesma , no entanto a mente de alguém pode ser vista por meio das coisas que ela cria, faz ou fala. No caso de Deus , o escritor bíblico da Carta aos Romanos (1,20) não deixa dúvidas sobre a manifestação da mente dEle por meio das coisas cruzadas: "...Desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus , seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, por meio das coisas criadas..."
Assim , Deus, como a mente do Universo, é a fonte de toda a criação, a força motriz por trás de tudo o que existe. É a inteligência infinita que ordena o caos e dá forma à realidade.
Mas, assim como a mente humana, a mente divina é transcendente ao mundo físico. Ela não está limitada pelo espaço e pelo tempo.
Se Deus é a mente do Universo, então Ele não pode ser visto com os olhos físicos , da mesma forma que não podemos ver nossa mente, mas seus efeitos substancializados.
Desta forma, a busca pela verdade é ,também , uma jornada interior. Portanto , é um processo de autoconhecimento e de expansão da consciência. É através da oração, da contemplação e da reflexão que podemos transcender as limitações da mente racional e acessar a sabedoria infinita que reside em nosso interior.
A frase "você vê a sua mente? Deus é a mente do Universo , por isso não O vemos" é um convite à reflexão e à introspecção. Ela nos convida a questionar nossas crenças e a buscar a verdade nas coisas criadas e dentro de nós mesmos . E um lembrete de que a mente humana, assim como a mente divina, é um universo de possibilidades infinitas."
N.B. texto produzido em parceria: Marcos Rodrigues, Gemini , com base no entendimento de S.M.M. sobre Deus e fundamentado em versículos bíblicos.