A glória da graça do amor II

A glória da graça que é dada ao que segue a Jesus O Cristo. (II)

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.(João 17:22). Este versículo faz parte da oração que Jesus faz ao Pai em nosso favor. Vamos estudar um pouco sobre os três aspectos da glória da maneira que Jesus nos ensinou. Aqui estudaremos a glória do respeito a Deus e na obediência de seus mandamentos.

Jesus via sua glória brilhar no respeito /obediência, no grego veremos algumas palavras traduzidas por obediência (τηρέω/ tiréo), que significa guardar, permanecer na missão. Outra palavra é (περιπαγέω/peripatéo), que significa caminhar respeitando.

As duas palavras acima estão intimamente ligada a palavra (shamar/שמר ), que significa guardar, praticar, ter como modo de vida. E aqui temos uma diferença entre a obediência por medo ou por obrigação, que é (πειθαρχέω/ peitharchéo), está palavra está ligada a disciplina militar, um adestramento que nos leva a obediência.

E aqui cabe diferenciar respeito de obediência por obrigação, o respeito nos leva a guardar no coração o que é nos ensinado por Deus em seus mandamentos, e o fazemos não por medos, seja do pseudo inferno dantesco ou de um castigo.

Pois o respeito nos leva a não trairmos a pessoa amada mesmo que estejamos a um milhão de quilômetros de distância, porque é embasado no amor. Já a obediência se mostra somente quando a pessoa está presente, e advém do medo.

E, é por isso que se mostra tolo dirigir uma igreja com pensamento de disciplina militar, pois um subordinado pode até obedecer num primeiro momento, mas quando o superior hierárquico se afastar este murmurar e não o respeitará.

E Jesus sempre demonstrou respeito aos mandamentos do Pai, as vezes em detrimento as autoridades eclesiástica da época, autoridades que primavam pela obediência exteriorizada dos mandamentos, mas os seus corações estavam mortos para o amor (Mat 23:27-36)

Aqui entendemos que a glória do respeito na observação dos ensinamentos do Pai, nos levará a glória maior que é uma vida com Deus, onde não se trai porque o amor é o nosso norte de vida. E assim nos tornaremos um com Cristo e com o Pai, num servir em amor e verdade.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 28/05/2024
Código do texto: T8073309
Classificação de conteúdo: seguro