Um pouco sobre teologia.
Um esclarecimento sobre teologia.
Teologia num sentido simplista é o estudo das coisas de deus, e muitos professores usam a morfologia da palavra que advém do grego que é ( θεολογία/theologia), e alguns professores num exagero da pronúncia do grego pronunciam : Theologuia. E alguns ensinam que teologia está ligada ao cristianismo, já outros misturam ideologia na forma de teologia. Estão errados? Não. Mas também não estão certos. O certo é, que toda meia verdade é uma mentira completa.
Porque estes enxergam até o nariz, mas além do nosso nariz existe todo um mundo para ser entendido. Então teologia na realidade é o estudo crítico das religiões e do divino e aqui entra o ir além do nosso nariz. Pois o pensamento teológico tem origem no pensamento grego, mas isso é assunto para outro momento.
Em suma teologia não é doutrina, doutrina até advém da teologia, mas não é teologia. Porque teologia é um conjunto de ferramentas para que possamos extrair o real sentido de um ensinamento contido nos livros base das religiões
Aqui entramos na teologia Cristã, quando estudamos as escrituras podemos entender o texto como as letras no sentido simples que ela expressa dentro do sentimento do tempo que vivemos. Mas a Bíblia foi escrita sob um pensamento oriental.
E aqui entra o uso de uma das ferramentas que aprendemos a usar na teologia, que é a exegese. Muitos professores citam que a lata vazia faz mais barulho que a cheia, mas quando esticamos a nossa visão um centímetro além do nosso nariz, veremos que não é a lata que faz e sim , que e quem ou com o que se bate na lata.
E se formos mais um centímetro além do nariz veremos que latas fazem barulhos diferentes, uma lata vazia que na realidade está cheia de ar, faz um barulho estridente, e uma lata cheia de lodo faz seu barulho, e uma lata cheia de ouro o seu. Tudo depende de com o quê, e do que tem na lata.
Um outro dito é o do copo meio cheio, meio vazio, e numa eisegese da palavra muitos usam para o positivismo. Mas numa exegese o copo meio cheio ou meio vazio depende da história do copo, ou seja, fazer uma séria exegese.
E começamos a entender a importância desta ferramenta que é a exegese que se firma basicamente em quatro pontos : 1 – Quem disse, 2 – Quando foi dito, 3 – Onde foi dito, levando em conta o idioma e a cultura local, 4 – Para quem foi dito. Se faltar um destes itens erramos. E fatalmente seremos levados a uma eisegese, ou pior a uma eusegese.
(Molivars)