Transtorno bipolar
Entre as enfermidades psíquicas que tem afligido a humanidade no presente século, há uma que foi diagnosticada como transtorno bipolar. A qual se caracteriza por mudança brusca de humor e de comportamento, contrário ao comportamento costumeiro de alguém. A medicina já tem fármaco para atenuar a ação desse distúrbio, que não tem nada a ver com o que a medicina acha.
Certamente que isso nem é uma enfermidade, mas um “modus operandi” maligno. Pessoas aparentemente normais subitamente tem surto de mudança de humor e de atitude. Se mostram rudes e agressivas com pessoas do seu convívio e até mesmo com pessoas com as quais se relacionam afetivamente, causando estranheza nelas.
A coisa é a seguinte, quando o inimigo está oprimindo a pessoa através da ação maligna nela, age segundo a malignidade própria dos demônios. E no momento que o inimigo não está agindo na pessoa, ela volta a normalidade.
Mesmo pessoas religiosas, mas que não sejam guardadoras dos mandamentos de Deus podem agir desse modo. E isso não é de hoje, e existe casos registrados nas Escrituras, de pessoas que foram vítimas desse modo de agir dos demônios.
Um caso bem caracteristo aconteceu com Saul, o primeiro rei de Israel. Depois que ele se tornou vítima de espíritos maus, ele tinha mudança de humor e agia de modo estranho e não tinha paz. Davi era chamado para tocar arpa, o que o deixava melhor. Ele chegou ao ponto de querer matar Davi, o que levou a este a fugir do território de Israel juntamente com a sua família, com temor de ser molestado por Saul. Por duas vezes ele atirou a lança dele contra Davi, cravando-a na parede onde Davi estava da qual Davi se desviou.
A alternância de humor era tão abrupta que em um momento Saul reconhecia a benevolência de Davi e a seguir ele continuava a perseguilo para exterminá-lo. Vou colocar aqui as referências bíblicas para fundamentar a minha tese, para não ser extenso. I Samuel 16:14-23; cap. 19 e 20; 26:5-25.
Até com o próprio filho dele, Jonatas, ele foi rude por causa da amizade dele com Davi. Certa ocasião Saul mandou buscar a Davi, quando este era casado com a filha de Saul, a qual disse que Davi estava de cama, enfermo. Então Saul mandou que o trouxessem na cama mesmo, quando foi constatado que Davi havia fugido e deixado um simulacro no leito dele para enganar a Saul.
Um texto bíblico diz que um espírito mau da parte de Deus atormentava a Esaul. Isso, a meu ver, porque Saul era ungido por Deus para ser rei sobre a nação de Israel. Então foi preciso o consentimento de Deus para que os demônios o assediasse e prevalecessem nele.
Poderíamos citar outras ocorrências bíblicas, mas penso que o caso citado é suficiente.
Eu já fui vítima de pessoas nessa situação. Também já tomei conhecimento de mais de um caso que me foi narrado e que eu conclui ser bipolaridade, e que eu orientei a pessoa que estava sendo agredida pelo bipolar a não tratar com ela como seu genitor ou consanguíneo, não guardando mágoa do oprimido, o qual estava sendo vítima de espíritos maus. Pois, quando o tal estava normal ele até chorava arrependido pelo que havia feito.
Portanto, pessoas nessas condições estão sendo vítimas de assédio maligno, e fármaco não resolve o problema, já que este é de ordem espiritual.
Uma sugestão que eu dou é que, ao perceber a ação de demônios na pessoa, se vire de costas para ela e se afaste, ou busque um lugar na casa onde possa se prostrar de rosto em terra e orar silenciosamente a Deus, para repreender a operação maligna da pessoa. As vezes é difícil a pessoa ser liberta porque depende dela obedecer os mandamentos de Deus, o que, não raro, é rejeitado pelo oprimido.
Céu do Brasil, 18/05/2024, entre Belém e São Paulo, voando no vôo Latam 3231.
Oli Prestes
Missionário