Cristão não fofoca ajuda.
O cristão busca corrigir o erro, e jamais falar mal de quem errou.
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. (Tiago 4:11). Aqui, Tiago trata de algo que era e é comum no meio de uma reunião de pessoas.
É comum quando alguém erra surgir os burburinhos e geralmente é só pra difamar quem errou, e em raríssimas vezes é pra ajudá-lo a se levantar ou corrigir o erro, e este é o pecado que Deus abomina, (Prov 6:19). Ou seja, fazer isso é comprar um ingresso para o lago de fogo, ( Apo 21:8).
É um mandamento da Torah para não sermos mexeriqueiros, (Lev 19:16), e quem fala mal do seu irmão não o ama. João em sua primeira carta nos alerta para este ato que nos torna homicida, (1João 3:15-16).
Falar mal no grego (καταλαλεϊτε/katalaleite), que significa falar mal, caluniar ou falar contra uma pessoa.
No hebraico é uma frase pois junta falar com maldade (דבר רע/ /Dibah raa), que está intimamente ligada a (לשון רעה /lashom charah), língua a serviço do mal. Atitude que foi punido com (צרעת,,/tsaraath), que era uma doença muito diferente da hanseníase.
Pois era um mal que contaminava a alma, depois o corpo, a casa e por fim trazia a morte para toda a tribo. Então cabe a cada um que se diz Cristão cuidar em não fazer fofocas, que por mais inocente que pareça ela contamina a alma e a vida.
E ao deparar-se com o erro corrija e o ajude a levantar sem murmurar ou falar mal de quem errou nas panelinhas, pois panelinhas geralmente cozinham almas, e jamais as ajuda.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)