Em poucas palavras INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INFORMATIVO X INTERPRETATIVO

A maioria dos jornais da TV são informativos, alguns deles explicativos. A diferença é que os informativos só falam que houve o problema, narra a situação, mas não o explica; enquanto que alguns jornais ou programas são interpretativos, eles explicam a noticia. O Jornal Nacional, da Rede Globo é informativos, ele fala sobre o assunto, mas não o analisa, enquanto que o Jornal da Cultura, é um jornal que vai analisar a fundo a noticia, sempre com uma jornalista e dois comentaristas de áreas diferentes.

Mateus, Marcos e Lucas são evangelhos informativos, eles dizem, falam que tal fato ocorreu no ministério de Jesus, mas não o analisa; enquanto que o evangelho de João é interpretativo; ele analisa teologicamente o fato e nos leva a um outro nível de compreensão das escrituras.

A maioria dos nossos pregadores atuais são apenas informativos, eles narram e falam o que a Bíblia diz, mas poucos sabem interpretar o texto, ir além do que está na superfície e aprofundar o texto. A maioria das nossas mensagens atuais são superficiais, muito emotivas, com pouca racionalidade e pouca teologia; os pregadores falam o que qualquer um lendo poderia chegar àquela e portanto são mensagens inócuas, sem efeito prático.

Mark Dever escreveu “A Mensagem do Novo Testamento”, editado pela CPAD em 2012, onde introduz o assunto, antes de entrar nos livros do Novo Testamento, analisando que compreende que uma chave para examinar o Novo Testamento é observá-lo em três momentos: Cristo, o povo da aliança de Deus e a renovação de toda a criação.

I - CRISTO

Mark Dever nos fala que no Antigo Testamento Deus fez promessas, e precisamos saber se elas se cumpriram no Novo Testamento. O Libertador prometido por Deus no Antigo Testamento realmente veio? A resposta é sim. E ele não é apenas um Libertador comum, mas o próprio Deus veio em pessoa a essa Terra para nos libertar.

Jesus não é apenas a chave para compreender o Novo Testamento, mas a Bíblia inteira. O Antigo Testamento funciona ao redor da ideia de que um Filho iria nascer, como foi prometido em Gênesis 3. Para isso Deus criou uma familia, um povo, uma nação; deu a Lei a eles e o Sistema Sacrificial; Deus ainda levantou profetas, para ir colocando no povo a expectativa da vinda desse Libertador. Cristo é esse Libertador descrito nos evangelhos que são a biografia resumida do seu ministério terreno. Além dos evangelhos, todo o Novo Testamento nos fala como Cristo é o nosso Libertador. Libertação essa não de um inimigo terreno, ou de um outro povo, mas de nós mesmos, dos nossos pecados.

"José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Mateus 1.20-21

CÂNON DO NOVO TESTAMENTO

Imaginamos que o Cânon que compõe o Novo Testamento foi uma obra que veio por revelação, onde os primeiros cristãos oraram e jejuaram, pedindo a Deus uma ordem para tal coisa. Na verdade demorou muito até o Cânon ser formado, definindo que livros comporiam o Novo Testamento e quais não teriam, os chamados apócrifos. As decisões da composiçpão foram politicas, evangélicas e teológicas.

O Novo Testamento inicia com quatro Evangelhos, que são relatos do ministério de Jesus, que abrangem o nascimento, a pregação da sua mensagem que sempre foi O Reino de Deus, sua morte na Cruz, sua Ressurreição e Assunção (elevação ao Céu) e e não uma biografia particular de sua pessoa.

OS EVANGELHOS

Mateus foi colocado em primeiro lugar por ser escrito para os judeus, fazedo assim a ligação do Antigo para o Novo Testamento.

Marcos, é o menor dos evangelhos e o primeiro a ser escrito, por esse motivo deveria ter sido o primeiro.

Lucas compõe uma narrativa unica com Atos dos Apóstolos, deveria ter sido o quarto na ordem lógica, mas resolveram colocar João, pois esse se diferencia dos três anteriores, que são informativos, sendo João interpretativo.

João foi colocado em ultimo, para fazer a diferença entre os livros de Lucas, mas o seu inicio dá o tom, pois se Gênesis inicia narrando que no principio Deus criou os céus e a terra, João explica: No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Pela ordem de Deus, os evangelhos deveriam ser assim: João, Marcos, Mateus e Lucas.

LIVRO HISTÓRICO

Atos é um livro histórico, que narra os primeiros anos da Igreja, porém é evidente que estamos falando dos Atos não da igreja, mas do Espírito Santo. O ministério do Espírito Santo prometido começou em Atos.

AS CARTAS DE PAULO GERAIS

A ordem é mais ou menos da maior, para a menor.

Romanos é uma síntese muito bem elaborada sob o plano da salvação. é claramente dividida em duas partes, até o cap. 7, a vida sem o Espírito Santo e a partir do cap. 8, com o Espírito Santo.

1 e 2 Coríntios mostram as várias dificuldades da igreja.

Gálatas já era uma pré organização de paulo, sobre o plano da salvação. Com certeza Romanos foi baseado em Gálatas.

Efésios fala sobre a nossa nova posição espiritual em Cristo: nos lugares celestiais; e sobre as novas relações da igreja, com a familia, com a sociedade, com o trabalho.

Filipenses é reconhecido como o mais alegre livro do Novo Testamento, pois Paulo não tem nenhuma critica a fazer á igreja aqui.

Colossenses fala da sup´remacia de Cristo sobre tudo e as implicações sobre nossas vidas.

1 e 2 Tessalonicenses são as primeiras epístolas escritas por Paulo. Ele inciou o ministério dee escritor com essas duvidas. Algumas pessoas de Tessalônica ouviram falar da vinda de Cristo e interpretando erroneamente pararam de trabalhar. Paulo fala então que algumas coisas tem que acontecer antes da segunda vinda de Cristo.

AS CARTAS DE PAULO PASTORAIS

1 e 2 Timóteo. Mark Dever assinala que essas são as cartas pessoais de Paulo, escritos para seus amigos, a igreja adotou que 1 e 2 Timóteo são cartas pastorais.

Tito era um amigo do ministério.

Filemon era dono de um escravo fugitivo que se tornou cristão. Como observar agora as relações entre senhor e servo, sendo os dois cristãos?

EPÍSTOLAS GERAIS

Essas cartas, também chamadas de evangélicas, são escritas para a igreja toda. Novamente começa pelas maiores e segue até as menores. Nehuma delas é creditada a Paulo.

Hebreus interpreta todo o Antigo Testamento a partir do Novo, fato que a igreja atual deveria fazer também.

Tiago é muito prática, fala da vida cristã.

1 e 2 Pedro falam dos cristãos que passavam dificuldades por causa da fé, sendo muito relevante para hoje.

1, 2 e 3 João são epístolas breves para encorajar os cristãos em sua vida de amor e obediência a Deus.

Judas é uma epístola curta, semelhante a 2 Pedro e que faz claramente a ligação com Apocalipse.

ESCRITO PROFÉTICO ESCATOLÓGICO

Apocalipse é um livro profético de uma ordem diferente dos livros proféticos do Antigo Testamento, pois tem o tom claramente escatológico, isso é, fala das coisas vindouras, da Tribulação, que é o julgamento das nações, do pecador, das ultimas conversões em massa pela pregação da ultima igreja que vai passar pela Tribulação, da volta de Jesus, no fim da Tribulação, da instauração de uma nova ordem, um novo céu e uma nova terra.

Todos os livros falam e são a respeito de Jesus.

II - O POVO DA ALIANÇA

Imaginando três circulos concêntricos, o primeiro circulo central é Cristo, o segundo é o povo da aliança e o terceiro, o de fora, é a criação. O segundo circulo, ou em ordem de importância, a segunda chave para compreender o Novo Testamento, pois a primeira é Cristo, é a Igreja, ou o povo da nova aliança. Os evangelhos mostram vislumbres da obra de Cristo entre seu povo, em especial com os díscipulos. Entretanto sua obra ganha força em Atos, que mostram a igreja em ação e depois nas epístolas que explicam a igreja, o chamado da igreja e os cristãos.

Hoje em dia não se usa muito o termo aliança, mas o Antigo Testamento é uma aliança com o povo judeu, chamado à salvação (Gênesis 15). Eles tinham a obrigação de mostrarem Deus para o mundo, mas não compreenderam isso. Deus faz uma nova aliança com a Igreja, que essa sim, é chamada claramente a evangelizar o mundo todo. No Antigo Testamento a mensagem era delimitada a um povo, no Novo a mensagem é mundial, a todos os povos. O Novo Testamento é claramente então superior ao Antigo Testamento.

Mas Deus nos aprofunda em qual sentido ele entende a nova aliança. No Sistema sacrificial, a religiosidade era externa, era um obedecer regras e leis; a nova aliança é Deus transformando o coração das pessoas, reconectando o espírito delas com o Espírito de Deus. A nova aliança muda a natureza humana pecadora, coisa que já havia duvidas no Antigo Testamento, se o sangue de touros e bodes, que era o Sistema Sacirificial, poderia mudar o pecador em santo.

O templo, os sacerdotes e os sacrificios do Antigo Testamento não podiam realizar de forma eficaz (nem se pretendeu que o fizessem) a obra de intercessão e de reconciliação, o que nos leva ao enigma do que é o Antigo Testamento.Em Êxodo 34, Deus revela-se como o Senhor, que perdoa a iniquidade (34.7), porém na mesma sentença, diz que ao culpado não terá por inocente. O enigma é este: Como Deus pode perdoar a iniquidade e ao culpado não ter por inocente? Os sacerdotes não poderiam resolver o enigma com o o sacrificio onde as pessoas colocavam a mao na cabeça da vitima, numa alusão a uma transferência de pecado. Claro que a resposta do enigma era a obra de Cristo na Cruz e na Ressurreição. Obra essa onde Cristo conseguiu para si, o novo homem representativo, todas as restaurações necessárias para nossa vida, que haviam sido perdidas pelo pecado. Então ele precisava ir, até o Céu, levar essas bençãos representativas, para que o Espírito Santo viesse nos abençoar, nós povo da nova aliança.

A Nova Aliança é a mudança de coração, de natureza. No Antingo Testamento Deus prometeu um Filho. Jesus ao vir nos evangelhos mostra como deve ser os homens agora cheios do Espírito Santo. As cartas nos ensinam como deve ser esse homem cheio do Espírito.

31 "Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".

32 "Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.

33 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

34 Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior", diz o Senhor. "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. " Jeremias 31.31-34

Cristo nao veio para si mesmo. Ele veio para o seu povo. Ao ler o Novo Testamento, voce não só constata que Jesus é o Messias, como tambem o que isso representa para nós. Conforme Paulo escreveu: “Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (G1 4.4,5). Cristo veio para fazer um povo para si mesmo. O primeiro homem Adão era puro, inocente e não sabia muita coisa. O segundo homem, pecador, a Velha Natureza, era malicioso, perigoso, rebelde, maligno. O terceiro homem, o Nono Nascido em Cristo Jesus através da Cruz e Ressuscitado por Deus, obtendo uma nova natureza, santa, é um novo homem, um avanço do primeiro homem puro, que não sabia nada, não compreendia nada e do segundo que só conhecia as coisas da carne, do pecado. O novo nascimento proporcionou um novo nascimento num novo homem agora muito mais aprimorado e conhecedor das coisas; sabemos o que é o pecado e como ele faz mal, recebemos uma nova natureza, santa, que nos proporciona viver no Reino de Deus, ou viver espiritualmente, para sempre.

O novo homem em Cristo não é a reforma do antigo, mas a criação de uma nova raça de seres humanos; com caracter´pisticas próprias. Nós novos nascidos, igreja, temos capacitações para vencer que o segundo homem, a Velha natureza não tinha e portanto não conseguiria jamair obter vitórias. Resta-nos entender como viver uma vida sem olhar para trás, para o velho homem pecador, que como uma doença mortal, um vírus, mora dentro de nós. Só conseguimos estar na nova natureza, no Espírito de Deus, fora dele não conseguimos ter a vitória da santidade, contra o pecado. Estamos na Graça, mas precisamos usá-la para estar nela. Não é só saber que existe a Graça e não orar, ou não ir para a igreja que vai resolver. A Bíblia não se lê e nem se interpreta sozinha, isso é trabalho nosso; sou eu que tenho que ler a Bíblia e a compreender para usufruir do Reino de Deus. Existem recursos infinitos na oração, mas se eu não orar eu nunca os terei. Saber que Cristo conseguiu vitórias para nós é uma coisa, outra é buscar os melhores dons, buscar entender, buscar orar bastante, até entrar no Reino, até sentir que está na presença de Deus. Uma coisa é ir ao culto para cultuar a Deus, adorar a Deus, outra é ir por ir, pois haverá um evento. Posso estar no culto e infinitamente longe de Deus; posso orar e não conseguir entrar no Reino de Deus; posso ter aceitado a cRisto e não ser cristão. Posso ter o dom de línguas e não ter buscado a interpretação das línguas, que é o mesmo que nada. Posso estar no mesmo ambiente de cura e não sentir a presença de Deus. Uma coisa é ter aceitado a Cristo, outra é estar dentro do Reino. Uma coisa é saber que a Graça exsite, outra é estar na Graça.

Muitas igrejas, por não buscarem o suficiente até entrar no Reino, ao invés de compreenderem que a Bíblia não pode mentir e o Reino existe e está disponível a todo o que o quiser, preferem inventar desculpas para o por que as curas não ocorrem em sua igreja, ou por que Deus não usa alguém em profecia mais, ou por que as manifestações de Deus não se fazem na sua igreja. Só que essas mesmas manifestações, curas e visitações de Deus ocorrem na igreja ao lado. Deveríamos nos preocupar com isso, pois A Bíblia não diz que as curas e milagres acabaram, ou que a profecia não existe mais, quem disse isso foram os homens, em igrejas que não acreditam em manifestações. Observe que essas igrejas não se entregam completamente a Deus. Elas oram pouco, sem vontade de entrar no Reino. Vão ao culto fazer palestras, mas não buscar profundamente a compreensão da palavra de Deus. O Reino é para quem o busca e não para quem sabe que ele existe. Saber as pessoas tem noção, entrar nele é outra coisa.

É dificil entrar no Reino de Deus? Não. Ore até as manifestações sobrenaturais começarem a acontecer. As pessoas oram minutos, sendo que deveriam orar horas. Lêem versículos isolados, mas não estudam os livros biblicos profundamente; n~çao se entregam a leitura e ao estudo; não se entregam à oração. O dom de línguas, por exemplo, é um dom de oração; mas o que fazem, querem usar o dom na hora da pregação, como uma afirmação de que é espiritual; sendo que biblicamente, na hora da oração não é para falar em línguas, mas para pregar a palavra e palavra não é testemunho pessoal, é Bíblia; é a exposição dos versículos.

Não recebem, pois buscam errado, diria até que não recebem, pois buscam preguiçosamente. Oram sem entrar na presença, estudam a Bíblia sem estudar, leem um pouco, não aprende nada novo e acha que está bom.

Deveríam ser mestres com o tempo, mas são meninos.

11 Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.

12 De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!

13 Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.

14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. (Hebreus 5.12-14)

III - A CRIAÇÃO

AGUARDAMOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

O pecado afetou toda a natureza criada e não só o ser-humano. Não sabemos a extensão do pecado e nem tudo o que ele fez no universo. Tudo foi corrompido e precisa ser restaurado por Deus. A ordem da santidade eterna, universal de Deus foi manchada e precisa ser restaurada.

Paulo em Romanos fala: “19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 20 Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.” (Romanos 8:19-21)

Pedro também fala: “1 Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; 2 Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apòstolos do Senhor e Salvador. 3 Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, 4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5 Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. 6 Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, 7 Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. 8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 10 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 11 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, 12 Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 13 Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

Todas as vezes que alguém no mundo ora a oração do Pai-Nosso: Venha o teu Reino, o Reino está sendo chamado à Terra. Pedro disse sobre nós que “aguardamos novos céus e nova terra”. Aguardamos o cumprimento de nossa primeira e ultima esperança: o mundo inteiro ser restaurado, pois o plano de Deus, no Novo Testamento, estende-se de Cristo para seu povo da aliança e para todo o universo. No cap. 4 de Apocalipse há festa no Céu, pois o julgamento que vai colocar fim ao pecado no universo enfim chegou; o pecado logo vai deixar de existir nesse universo de santidade de Deus. Os elementos, estrelas, planetas, se desfarão com um grande estrondo, uma explosão, os elementos vão arder, queimar a ponto de haver fusão. A Terra e o que nela há se desfará e surgirão novos céus e uma nova Terra.

1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. (Apocalipse 21.1-3) Deus irá morar com os homens.

CONCLUSÃO

A partir dessa perspectiva - que podemos compreender melhor o sentido do Novo Testamento por essas três chaves: Cristo, o povo da nova aliança, e a restauração da criação – vamos poder estudar e pregar melhor a Bíblia, ensinando os nossos ouvintes melhor.

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 15/05/2024
Código do texto: T8063743
Classificação de conteúdo: seguro