Não há como amar a Deus sem amar o próximo.
A inextricabilidade do Amor a Deus e o amor ao próximo.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. (Mat 5:21). Este versículo dá início a desvelação do mandamento.
Jesus aqui no sermão do monte explica de forma detalhada o que é matar, Ele mostra que o matar vai além do ato de tirar a vida física. Pois se faz fácil dizer eu jamais matei ou feri alguém, pensando no ato físico.
Mas ao olharmos mais profundamente veremos, que matamos muito mais, com desprezo, com fofocas, com olhares de desdém e com picuinhas guardadas por desavenças e panelinhas onde os ingredientes do egoísmo se fazem presente.( Mat 5:20-26).
Jesus, inicia o sermão do monte com as bem-aventuranças, que estão intimamente ligadas ao sentir interior do Cristão, enquanto discípulo de Cristo. Ou seja, os ensinamentos do sermão do monte não e uma relação de atos legalistas, no sentido de mostrar para os outros quem você é de forma exterior, mas internamente não o , é.
Até porque isto é hipocrisia, ou seja, agir como um ator que representa um papel em uma peça de teatro. O sermão é um tratado onde se ensina a transformação interior, onde se ensina como devemos sentir, pensar e agir diante de Deus e para com o próximo.
Pois de nada adianta ir à igreja em todos os cultos e atividades, recitar versículos da Bíblia, se mostrar sério e fazer caridade se o nosso interior estiver poluído e cheio de egoísmo, ódio, desejo de vingança, desprezo e pior da frieza de coração.(Mat 23:37; Luc 16:19-31).
Jesus sempre nos chamou para uma viva transformação interior, (Mat 4:17), Ele nos chamou para voltarmos ao primeiro amor, ( Gên 2:7), ou seja, para sermos a imagem e semelhança com o Pai, na viva atividade do seu sopro, onde Ele insiriu em nós seu Espírito (רוּחַ/Ruach; πνεύμα/pnévma).
E o espírito de Deus é vida (ΖΩΗ/Zoe; חַיִים/Chayym), não coaduna com o ego egoísta, que é a morte. Que cada um decida o que fazer e siga, pois a sua decisão é o seu julgamento, e o seu julgamento é a escolha para onde ir no dia do juízo, (Apo 21:1-7).
(Molivars)