O primeiro obreiro do universo.
A afirmação do maior obreiro de todos, O Pai.
Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxo 3:14). Este versículo hoje é usado por muitos de maneira errônea, em afirmações egoístas, e baseada nela até existem livros de auto ajuda.
Mas, quando estudamos com mente limpa, veremos que Deus responde a Moisés de acordo com a situação, e de acordo com suas ações na vida da nação de Israel e hoje na Igreja também.
Mesmo que levemos em conta o tempo de yqtol, que dá a liberdade de dizer: eu sou o que sou. Ficaremos presos na gramática, e aqui há algo interessante ou ficamos presos nas crenças ou nas tecnicidade da língua.
Mas o agir de Deus jamais está preso à mente limitada do ser humano. Pois quando traduzimos (אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה/Ehëyeh Asher Ehëyeh) ao pé da letra fica assim: "Eu serei o que serei."
E sendo a Bíblia a palavra de Deus, Ele disse: Eu serei o que serei; e veremos isso ser uma verdade em outros nomes no qual Ele se apresenta nas escrituras sagrada onde Deus é o que o momento precisa que Ele seja.
Exemplo: Adonai Rafha, O Senhor que cura, Salmo 103:3; Gên 22:14; onde Deus é o que verá, ou proverá, Adonai Jireh (Yrëeh); Exô 17:15; Adonai Nissin, O Senhor é minha bandeira; Adonai Raah, Salmo 23:1; O Senhor e meu Pastor, e chegamos a Igreja onde O senhor é minha salvação, (יְשׁוּעָתִי/Yëshuåty), na pessoa de Jesus O Cristo, (Isaías 12:2-3).
Sendo assim na forma Sod do entendimento, Deus O Pai, nosso supremo Criador, foi, é , e sempre será o que será, o que for preciso no universo, nas nações e na vida daquele que nEle crê.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)